terça-feira, 17 de outubro de 2006

BATE-PAPO MACKENZIE E MAIS CONVIDADOS DO QUANTA PRODUÇÃO III

QUADRINHOS NO MACKENZIE

Dia 18 de OUTUBRO estarei participando de uma mesa de discussão sobre histórias em quadrinhos no Brasil na universidade Mackenzie. Junto comigo estarão GABRIEL BÁ, FÁBIO MOON, GREG TOCCHINI e THIAGO CRUZ. A formação desta mesa me foi pedida pelo pessoal do Mackenzie, e procurei chamar artistas que representem certos aspectos da carreira de quem se aventura nesta profissão. Mediando o bate-papo estará o genial LUIS GÊ. O bate-papo é aberto ao público, também gratuito e faz parte da semana da comunicação da Universidade. Marca aí na sua agenda e apareça por lá... começa as 19h.


CONVIDADOS QUANTA PRODUÇÃO III – PARTE IV


Mais algumas biografias de convidados da terceira edição do QUANTA PRODUÇÃO.

ROGER CRUZ

Meu nome é Rogério da Cruz, sou brasileiro e nasci no dia 22 de fevereiro de 1971. Sou desenhista de histórias em quadrinhos, mas alguns preferem o termo artista gráfico. Trabalhei nas agências de publicidade JBS Murad e Lage Stabel/BBDO como assistente de arte em 87 e 88. Meu primeiro trabalho com HQs foi como letrista para a Abril por intermédio do estúdio Artecomix, hoje conhecido como Art&Comics. Letrerei Liga da Justiça, A Bandeira do Corvo, Legião Alien, V de Vingança entre outros. Nesse período, parei de fazer letras para tentar carreira como autor de HQs usando o pseudônimo "RoC.K.". Muitas tentativas depois, publiquei 2 histórias na revista Mil Perigos e muitas outras pela Vidente, na qual trabalhei como assistente de arte. Uma das inúmeras crises no mercado de HQs me fez voltar ao trabalho com letras. Nessa época, o estúdio Art & Comics estava começando um trabalho de representação de desenhistas visando o mercado americano. Com eles, fiz meu primeiro trabalho como desenhista para uma editora americana, uma edição de Armor (não publicada) para a Continuity Comics. Depois, para a Marvel Comics, fiz Hyperkind, Ghost Rider, Hulk, Uncanny X-men, X-men Alpha, X-men Omega, X-Patrol, Generation X, X-Calibre, X-Factor, Avengers Timeslide. Trabalhei por 1 ano para a Image Comics onde fiz Team Youngblood, Brigade, Angela & Glory, Youngblood, além de diversas capas, cards e pin-ups para várias editoras nos EUA e Brasil. Voltei para a Marvel e desenhei X-Man, Silver Surfer, Alpha Flight. Fiz para a DC Comics uma história curta na revista The Batman Chronicles. No Brasil, publiquei nas revistas Metal Pesado, Brazilian Heavy Metal, Wizard Brasil entre outras. Me afastei temporariamente do trabalho para editoras americanas e nesse período surgiu a Fábrica de Quadrinhos da qual fui sócio e um dos fundadores. Lá fiz a revista Linha de Ataque e várias capas para a Abril, ilustrações e storyboards para agências de publicidade e character design para o programa de TV "As aventuras de Tiazinha" da TV Bandeirantes. Fui professor de desenho, dei palestras e fiz workshops em colégios e faculdades. Mais tarde, enquanto ainda era sócio da Fábrica, voltei a trabalhar para os EUA. Fiz Darkness, Ascension, X-men, Wolverine, Magneto-Dark Seduction e character design para a revista E.V.E. para o estúdio "Liquid!". Em 99, deixei a Fábrica e passei a dedicar meu tempo aos meus projetos de HQs e ao trabalho com editoras americanas. Em 2002, voltei a ser agenciado pelo estúdio Art&Comics. Meu primeiro trabalho após esse retorno foi uma edição de Wonder Woman. Ilustrei o livro "O Mais Legal do Folclore" e, atualmente, dedico boa parte do meu tempo ao desenvolvimento de projetos pessoais como GUTIGUTZ, XAMPU, BENGUS e SPEKTRAS. Em 2004, voltei a trabalhar para a Marvel fazendo character design de um novo projeto, capas do Homem-Aranha e como artista de Amazing Fantasy. Recentemente trabalhou na série ARAÑA e atualmente está desenhando X-MEN – FIRST CLASS.





JOE PRADO
Minha maior paixão são os Quadrinhos, e o fantástico mundo que os cercam. Sou formado em Comunicação Visual pela FAAP, e comecei a trabalhar profissionalmente no ramo com 17 anos de idade. Desde então, atuei em um sem-número de áreas relacionadas aos Quadrinhos e Artes Visuais.
As pessoas me conhecem mais pelos trabalhos que fiz para a Trama Editorial, como a HQ UFO Team (junto com Marcelo Cassaro), Dragão Brasil e Tormenta. Também ilustrei vários livros de RPG para Daemon Editora, como Os Templários, Arkanum, Trevas, Clube de Caça, Invasão, entre outros.
Além disso, lecionei artes visuais por mais de 5 anos na antiga Fábrica de Quadrinhos e nas Faculdades Integradas de Guarulhos."
Atualmente sou Diretor de Projetos Internacionais no estúdio Art&Comics International, onde avalio, coordeno, traduzo todos os trabalhos que prestamos para as editora Norte-Americanas de Quadrinhos, como a DC Comics, Marvel Comics, Avatar Press, Boom! Comics, Moonstone Books, Dark Horse, Image, etc, etc, etc.
Também continuo meu trabalho como desenhista, prestando serviços para a DC Comics e a editora Moonstone Books.
Entre os títulos que ilustrei estão:

Rann & Thanagar War, Rann&Thanagar War Special, Action Comics, Superman, Birds of Prey, JLA to Z, Superman Annual, Thundercats: Dogs of War & The Phantom



MARCELO BRÜCKE CARIBÉ
Nasci em 1971, no dia 15 de maio, e desde sempre os rabiscos e as tintas me acompanharam. Me formei em Desenho de Comunicação no colégio Carlos de Campos. Publiquei meu primeiro desenho ainda no 2º ano. Caramba, passaram-se 17 anos.
Desde então fiz um pouco de tudo. Trabalhei em jornal, agência de publicidade, fiz histórias em quadrinhos para o mercado americano, expressão social, livros infantis, paradidáticos, ilustrações de capa para diversas revistas (entre elas, Superinteressante, Dragão Brasil, Gamex e outras... não daria para listar tudo aqui. Em 1996, comecei a lecionar e fiz vários amigos (ainda faço). Em 2003, estava descontente com meu trabalho de ilustrador, então resolvi recomeçar. Me afastei das encomendas e me reciclei. Agora, assino Brucke e não mais Caribé. Estas mudanças se intensificaram com o nascimento do meu filho Heitor, em 2004, que juntamente com a nave-mãe Renata, minha querida esposa, me inspiram e me dão forças para seguir. "Fé em si."





MARCELO CAMPOS
DIRETOR

Um comentário:

  1. Anônimo12:43 AM

    em que lugar do mackenzie? algum auditório? sala específica?

    ResponderExcluir