quinta-feira, 5 de julho de 2001

Técnica mista! com Davi Calil



Recentemente Resolvi experimentar a mistura de pigmentos em bastão (lápis de cor, giz pastel seco, sanguínea, carvão). No meio do processo da aquarela. Segue aí uma primeira amostra.



Fiz o esboço inicial com um lápis 2B, é mais fácil pra apagar e acertar o desenho. Lembrem sempre de fazer o desenho bem leve e gestual, preocupando em acertar a silhueta, linha de ação, expressividade e composição... essa não é a hora de colocar detalhes!!! controle a ansiedade e deixe os detalhes para o final do processo.




Aqui eu entrei com um lápis Conté sanguínea. Cuidado nessa hora, se carregar muito nas linhas vai acabar não deixando espaço para as manchas de aquarela. Não se esqueçam de manter o foco nas questões citadas acima Silhueta, linha de ação, Composição e expressividade do desenho.




Apos aplicar o conté, você pode começar a criar a manchas iniciais com agua e um pouco de aquarela. Você ira descobrir que o lápis sanguínea dissolve parcialmente na agua, criando um meio tom já que ajuda a marcar as áreas de luz e sombra do desenho. Inicie o processo da aguada com um pincel grande, (bojudo ou chato) não tente fazer as manchas iniciais com o pincel pequeno. Muitos alunos cometem esse erro sem nem perceber. Lembrem se de adequar o pincel ao tipo de mancha que você deseja criar. Nessa parte do processo você já pode colocar as primeiras cores que irão interagir com o tom avermelhado do lápis conté. No meu caso entrei com o amarelo e um pouco de azul no pé, nos olhos e na agua.




Para finalizar este estudo eu trabalhei um tom mais escuro no fundo para valorizar a luz na personagem. Usem bastante agua para espalhar a mancha. Mais uma vez, preste atenção no pincel que você esta usando, evite manchas “esfregadas”, não economize na tinta nem na agua, mas lembre-se de deixar um paninho ou papel absorvente ao lado da pintura, para tirar o excesso de agua ou tinta (outra coisa que muitos alunos esquecem com frequência).

Fiz um vídeo com o processo dessa pintura, ficara para o próximo post.

É isso, volto em breve com mais um passo a passo.

Abraço,

Davi

2 comentários:

  1. adorei isso! Mal posso ver o vídeo de seu processo.:)

    ResponderExcluir
  2. Muito legal, é o tipo de coisa que gosto, recentemente comecei a fazer esse misto de técnica usando guache e aquarela!

    Abçs Davi

    ResponderExcluir