terça-feira, 30 de maio de 2000

Passo a passo de aquarela # 2 com Davi Calil


Bem vindos a mais um passo a passo de pintura. Dessa vez eu acabei fiz um estudo de tecnica mista.

para variar um pouco dos retratos, usei a foto de uma paisagem como ponto de partida.

como no post anterior volto a reforçar a importância de fazer estudos com referencias fotograficas, mesmo que o seu trabalho pessoal seja estilizado, como é o meu caso.



procure fazer o desenho simples, com poucas linhas, tentando deixar o mais importante da pintura pra ser definido nas pinceladas e na cor. Preste atenção na proporção dos elementos e nas silhuetas.



defina os planos começando pelos tons mais claros. Preserve o branco do papel para transformar essas areas em luz. Não contorne as formas com linhas nem esfregue muito o papel. é comum que a pessoa que esta iniciando sua pratica na aquarela queira controlar demais as manchas e assim acaba tirando toda a graça e suavidade da pintura. tente fazer com que a mancha gere o plano que ira definir a forma dos elementos que esta pintando. Não recorra para linhas de contorno (pelo menos é isso que eu vivo repetindo pra mim mesmo).



nesta etapa do processo eu percebi (com a ajuda do meu amigo greg) que a casa que havia desenhado no centro da composição estava muito grande e isso estava tirando toda a profundidade da perspectiva. Como ja havia começado a pintar tive que recorrer ao guache para ajustar o tamanho da casa. Se olharem com atenção irão perceber que a mancha do céu era transparente no quadro acima e se torna opaca no quadro abaixo.



na referência é possivel ver a relação correta da perspectiva.
Percebi o problema apos a primeira camada de aquarela, com as imagens lado a lado fica mais facil de perceber a diferença.

diminuindo a casa que se encontra no centro da composição a sensação de profundidade é reestabelecida.



ao minimizar o problema com a perspectiva eu passei para fase dos contrastes finais, me esforçando ao maximo para não definir demias os detalhes, ainda acho que esse é um dos maiores problemas que enfrento quando vou fazer uma aquarela.


É isso, um abraço pra todos.
Davi Calil

3 comentários:

  1. ducacete! passei mal com os paralelepipedos =)

    ResponderExcluir
  2. oi Fernanda!!!

    valeu :)

    ResponderExcluir
  3. Fiquei fã do teu trabalho! Vc manda mto bem!
    Lindo passo a passo! :) Ótimas dicas!

    ResponderExcluir