terça-feira, 27 de maio de 2014

DICA DA QUANTA – MIGHTY MIGHTOR

Mightor foi uma das muitas animações de Aventura/super-heróis criada pelo genial Alex Toth para a Hanna-Barbera. Na década de 1960 os gêneros super-herói e fantasia já eram dominantes nas histórias em quadrinhos e nos desenhos animados, a Hanna-Barbera contrata um dos mais talentosos artistas de HQs para criar uma linha de personagens que unissem os dois conceitos (super-heróis e fantasia)... Disso saíram personagens como Mightor, Homem-Pássaro, Herculóides, Space-Ghost, Galaxy Trio, Shazan e outras ideias.

Mightor estreou em 1967 pela CBS, e como maioria dos show da Hanna-Barbera da época, o programa do personagem era apresentado em um formato onde eram exibidos dois episódios dele, e um de outro personagem... no caso de Mightor você assistia um episódio dele, um de Moby Dick, e outro do Mightor.

O mais bacana dessa época, tanto nas histórias em quadrinhos quanto nos desenhos animados, é a liberdade pra criar. Os artistas não tinham limitações criativas. Não precisavam explicar nada.. a fonte principal era ser criativo, sem amarras com “embasamentos” científicos ou necessidade de criar links “realistas”... Se você assiste essas animações todas que eu citei acima, você veria que os conceitos eram muito criativos e interessantes. Mightor era um super-herói no tempo dos homens das cavernas e dinossauros... ele lutava contra monstros, feiticeiros, mutantes e coisas do tipo. Muito legal.

Claro que se você assistir hoje vai estranhar a animação.. e achar “mal feito”... mas na época era incrível.. e sinceramente não acho que ser “bem feito” tenha alguma coisa a ver com isso.









Nenhum comentário:

Postar um comentário