quarta-feira, 1 de agosto de 2012

LANÇAMENTO NA QUANTA: TRÓPICO FANTASMA

Buenas!

Voltamos as atividades normais aqui na Quanta e com força total!
Uma prova disso é o grande lançamento que acontecerá no dia 31 de agosto a partir das 19hTrópico Fantasma - livro do autor Denny Chang publicado pela editora Annablume e editado pelas mãos de um outro grande talento que é o nosso ex-aluno, Jozz Zugliani!



Sobre o livro
“Busca, deslocamento, paranoia, tensão, vazio, violência, persistência, inércia e…. América do Sul.”

Estas são algumas das palavras usadas por Denny durante a criação de seu primeiro álbum de quadrinhos solo. São linhas traçadas para nortear esta publicação, que se fosse um filme gringo seria considerado um roadmovie. Mas como estamos em continente latino-americano, por que não chamá-lo de cuaderno de viaje!

Trópico Fantasma conta a jornada de Sarah, uma jornalista que viaja de carro rumo à cidade chamada Costa Oriental, com a intenção de escrever sobre um suposto jardim de desmanche de navios localizado na referida cidade. Mas o encontro com um viajante sem destino certo, a quem dá carona, muda seu foco.

Os diálogos e reflexões travados pelo caminho a levam a questionar o que realmente está fazendo ali. O misterioso homem e sua história igualmente nebulosa se misturam às lendas ao redor dos desmontadores de navios, levando cada personagem à seu extremo.





No posfácio, Eloar Guazzelli comenta: “ ...ao longo da leitura eu tive a certeza de que o autor tinha domínio completo do que fazia, pior, senti uma certa inveja daquela objetividade a serviço da narrativa, coisa que só quadrinistas formados conseguem. Saí da leitura admirando a concisão que se fez linguagem, que por sua vez se fez beleza. Gol do Denny! Eu ali tarde da noite, depois de fazer minha média absurda de oito páginas diárias de HQ me perguntando se estaria no caminho certo. (…)

Ainda tinha mais, talvez o mais importante pra mim nesse meu exílio de mais de dez anos aqui no planalto paulista, Trópico fantasma me devolveu o Sul. As dunas da Costa Oriental me levaram ao meu passado “platino”, minhas viagens pelas carreteras vizinhas, minhas leituras orientales. (…).

Eu, como o Denny sou capaz de num fechar de olhos voar por sobre serras e costas até o abandono completo e maravilhoso de uma costa de naufrágios, históricos e humanos, beleza difícil e mistério cada vez mais raros nesse mundo fast-food-delivery. “

Denny Chang nasceu em 1985 e vive em Porto Alegre. Suas primeiras histórias em quadrinhos apareceram em revistas e zines de São Paulo e Rio de Janeiro (Jukebox, Sociedade Radioativa, Zine Royale, +Soma). Por volta de 2008, influenciado pela cultura e literatura sulamericana, cria, timidamente, a cidade Costa Oriental, localizada em algum ponto no extremo sul do Brasil. Começa a criar histórias, lugares, personagens, fatos históricos. Em 2010 embarca em uma viagem por alguns países da América do Sul (Uruguai, Argentina, Chile, Bolívia e Peru) para conhecer a cultura e a produção de quadrinhos de cada lugar. No final de 2011 começa a produzir “Trópico Fantasma”, mantendo um diário do processo em forma de blogue e, em março de 2012, inaugura na Galeria Mascate (Porto Alegre) a instalação “Café Inferno”. Café Inferno é um dos lugares da mítica Costa Oriental e a instalação traz, para mais perto do espectador, os personagens da cidade, suas histórias e retratos registrados principalmente em páginas de livros da literatura do continente.

Confira:
www.flickr.com/perro_ermitano
www.tropicofantasma.blogspot.com 
www.barracoestudio.com.br/denny-chang 

Este o terceiro livro da Coleção Royale, da editora Annablume. Os anteriores são: Menthalos, de Jozz e Vicente Pietroforte, e, Automatic Kalashnikov 47, de Luciano Tasso.

Trópico Fantasma 
Formato: 20 cm x 28cm 
Estrutura: 110 páginas 
Papel: off-set 90g PB 
Capa: Supremo 250g fosco, colorida. 
Texto e desenhos: Denny Chang 
Coordenação da Coleção Royale: Jozz e Vicente Pietroforte 
Annablume Literária 
ISBN: 978-85-391-0416-1

Confira abaixo os outros ótimos livros e autores que também estarão a disposição no mesmo lançamento:

Automatic Kalashnikov 47 é uma comédia urbana surreal. Na grande e sufocante cidade, seres bizarros trafegam oprimidos, vivenciando o espetáculo do absurdo. Em algum ponto deste caos, a história de Kramer, um detetive autônomo, torna-se o motivo condutor de uma inteligente narrativa capaz de entrelaçar um caso de tráfico de armas, fanatismo religioso e as impagáveis conversas de boteco, palco de análises políticas e psicológicas necessárias para o fluxo da vida.




Menthalos traz uma história sadomasoquista, e tem como protagonistas o anti-super-herói Menthalos e uma garota confusa com o quebra-cabeça que se forma a partir de seu contato com ele. Dialoga com temas sociais como a religião, família, a música e a semiótica. Numa primeira leitura, pode parecer fruto de delírios gráficos, cujo texto teria a única função de coordenar imagens quase aleatórias, com frases muitas vezes sem sentido imediato, todavia, as articulações entre os temas e as figuras vão além.



"A Coleção Royale tem a intenção de agregar ao selo Annablume Literária mais esta possibilidade narrativa: as histórias em quadrinhos. A proposta é oferecer livros de conteúdo bem elaborado, tanto no desenho como no texto, reunindo autores de voz critica e reflexiva.”

2 comentários:

  1. Amandika8:30 PM

    Menthalos deve ser foda ....

    ResponderExcluir
  2. Valeu, amigos!

    Deixo aqui pra ajudar, dois links:

    a página da Coleção Royale: https://www.facebook.com/ColecaoRoyale

    e o evento no face: https://www.facebook.com/events/390510884338149/

    Abraço!

    ResponderExcluir