segunda-feira, 26 de outubro de 2009

FILMES X-MEN! – X-MEN 4, X-MEN – FIRST CLASS,WOLVERINE, NOVOS MUTANTES e DEADPOOL – parte Três

Esse exagero de personagens e plots inclui ainda a mutante X-23, que estaria entre os exterminadores de mutantes em Genosha. E ela é o ponto chave que envolve Simon Trask nas atividades de extermínio em Genosha. Ele seria responsável por um programa secreto do novo governo norte-americano que estaria usando a experiência em Genosha, como base para uma futura ação de extermínio mutante, não só em solo norte-americano, mas também globalmente. Trask seria também responsável pela clonagem de Wolverine (resultando em X-23) baseado nas experiências e trabalhos anteriores de Willian Stryker, sugeridos em X-MEN 2 e X-MEN ORIGENS – WOLVERINE.

Mas, se olharmos, é provável que o público não fique confuso com tantos personagens, já que, na verdade, X-MEN 4 apresentaria apenas 3 novos personagens à cronologia: X-23, Feiticeira Escarlate e Mercúrio... Todos os outros já teriam sido introduzidos ao universo nos outros filmes pertencentes à franquia mutante.

O problema aqui é o orçamento... Ter o suficiente para tantos atores...

A cabeça de um Sentinela decepada por Wolverine em X-Men 3 – O Confronto FinalO ápice do filme acontece quando os três grupos se unem contra a arma mais poderosa utilizada contra os mutantes; os Sentinelas (já introduzidos na mitologia cinematográfica dos mutantes em X-MEN 3), revelados ao mundo por Trask quando seu envolvimento no massacre é descoberto (mais um problema de orçamento).

X-23, a mutante geneticamente derivada de WolverineO conceito principal de toda essa confusão seria explorar o tema HERANÇAS, a vida se estendendo, se transformando ou encontrando formas de continuar: Xavier continua vivo através de outro corpo; o renascimento de Jean Grey; a herança de Magneto através de seus filhos – Feiticeira Escarlate e Mercúrio; a deturpação da herança de Wolverine em sua clonagem (X-23), e “evolução” de uma mutação, no caso de Dente-de-Sabre... e por aí vai.

A idéia parece boa, e a intenção de criar essa integração de universo também.

Mas não para por aí... a FOX também vai trabalhar o reboot do QUARTETO FANTÁSTICO e, como já disse, trabalhar a linha NOVOS MUTANTES.

No caso do QUARTETO FANTÁSTICO, haveria também a integração do seu universo à dos mutantes, permitindo citações e até mesmo participações dos personagens das duas franquias uma na outra.

Em NOVOS MUTANTES, esse novo spin-off da franquia mutante, veríamos novos personagens da série em quadrinhos na telona, e eles seriam os novos pupilos desse “novo” Professor X, enquanto X-MEN ficaria sobre a liderança de Tempestade, Wolverine e Homem-de-Gelo.

A principio, o grupo que seria formado em NOVOS MUTANTES, viria do próprio filme X-MEN 4, a exemplo do que acontece em X-MEN ORIGENS – WOLVERINE, quando Charles Xavier resgata mutantes adolescentes da Ilha, desta vez, ele forma um novo grupo entre os jovens mutantes cativos em Genosha, e entre eles estariam X-23 e o próprio Gambit, dois personagens em quem a Fox confiaria para conferir peso à esse spin-off.

O mutante Cable Ciclope, o líder dos heróis mutantes, em X-Men – O FilmeRecentemente se comentou sobre a presença de Cable no novo filme DEADPOOL. Aparentemente, o objetivo da aparição de Cable seria reintroduzir, futuramente, o personagem Ciclope na cronologia dos filmes X-MEN, já que Cable é filho deste personagem com uma clone de Jean Grey; Madelyne Pryor (isso nos quadrinhos, talvez a personagem de Madelyne não exista na cronologia cinematográfica). Esse retorno de Ciclope à cronologia teria a ver com as próximas seqüencias de X-MEN, onde os produtores estariam interessados em apresentar conceitos como realidades alternativas, futuros apocalípticos, viagens no tempo e entre dimensões (idéias bastante relacionadas ao universo mutante) e também prometeria um conflito interessante entre um Ciclope vindo de uma realidade alternativa, e que teria vivido em uma linha de acontecimentos completamente diferente da explorada nos filmes da franquia, e uma renascida Jean Grey, como a apresentada nesse plot baseado em boatos para X-MEN 4.

Deadpool antes da bizarra transformação em Arma XI Deadpool transformado em Arma XIO filme DEADPOOL não seria um prequel do personagem, não seguiria na linha X-MEN ORIGINS, ele estaria dentro da linha cronológica dos filmes X-MEN e NOVOS MUTANTES, e permitiria novas possibilidades de integrações de universo e também um espaço para a apresentação de novos mutantes. Para aqueles que acreditam que as histórias com o personagem acontecerão em um tempo onde Willian Stryker ainda não transformou o personagem Wade Wilson no tal mutante que reúne os poderes de muitos outros, lembre-se que o nome DEADPOOL só surge na história depois que ele é transformado, e que na versão em DVD do filme X-MEN ORIGENS – WOLVERINE, existe uma cena onde ele aparece, tendo sobrevivido à decapitação por Wolverine (a cena aparece depois dos letreiros). Esta cena, inclusive, substitui a que era mostrada após os letreiros, apresentada na versão desse filme nos cinema... que mostrava Wolverine em uma pequena cena no Japão. Isso mostra que os planos para a produção de um filme de DEADPOOL são mais do que reais.

As idéias são muitas, e quem conhece a mitologia do universo mutante sabe que as possibilidades são infinitas. É interessante como a franquia de filmes está reinventando, reinterpretando a construção desse universo, com novos acontecimentos e novos conflitos, baseados na série dos quadrinhos e já usando algumas influencias das adaptações em desenhos animados e tudo mais. Parece que cada “erro” de cronologia visto na telona (em relação aos quadrinhos) está sendo usado como base para a criação de novas interpretações para essa mitologia, criando novos/velhos conflitos, mas vistos de outro jeito...

Vamos aguardar para ver quais serão as decisões criativas da Fox...

MARCELO CAMPOS

Um comentário:

  1. Para deixar claro. Este texto é baseado em idéias que ouvi de pessoas que conheço e trabalham com cinema. Ao que parece estas são idéias que foram discutidas por produtores, diretores e roteiristas que estariam envolvidos no planejamento da Fox para os filmes da franquia mutante.

    ResponderExcluir