quarta-feira, 19 de setembro de 2007

QUANTA CONVIDA – QUADRINHISTAS – A NARRATIVA E O MERCADO










QUANTA CONVIDA – QUADRINHISTAS – A NARRATIVA E O MERCADO

O curso QUANTA CONVIDA, iniciado com o tema ILUSTRADORES, ganha seqüência com o tema QUADRINHISTAS – A NARRATIVA E O MERCADO.

Desta vez, a QUANTA abre espaço para profissionais de QUADRINHOS em uma série de palestras, workshops e bate-papos com o intuito de abrir um pouco mais a visão e as possibilidades de atuação dentro do mercado de quadrinhos no Brasil e no exterior, assim como informar aos interessados sobre procedimentos legais para registro e proteção de suas obras autorais. Além disso, este novo QUANTA CONVIDA discute, através das diferentes experiências destes profissionais, os muitos estilos e aplicações das ferramentas especificas desta linguagem narrativa, ajudando o aluno a obter um foco mais embasado dentro do direcionamento que ele pretende dar ao seu trabalho, auxiliando em como ele pode e quer ingressar no mercado de trabalho e também o que esperar desta atividade.

Esta edição do QUANTA CONVIDA QUADRINHISTAS – A NARRATIVA E O MERCADO acontece dos dias 1 a 29 de OUTUBRO, sempre às 2ª (segundas-feiras) e 6ª (sextas-feiras), das 19 às 22 hs.

Estes são os CONVIDADOS, DATAS e TEMAS:

IVAN REIS1 de outubro (segunda-feira): desenhista brasileiro com contrato exclusivo da DC COMICS e artista de títulos como SUPERMAN, DEFENSORES, LADY DEATH, LANTERNA VERDE, TEEN TITANS, CAPITÃO MARVEL entre outros.

TEMAS – Como é trabalhar com o estilo de narrativa dos comics de super-heróis americanos. Quais as características básicas deste estilo narrativo. O que a editora, o editor e o público esperam do artista que trabalha para este gênero específico. Quais os passos que o artista deve dar em direção a atender a estas demandas. Como é o mercado.

ALEXANDRE MONTANDON5 de outubro (sexta-feira): diretor da QUALIDADE EM QUADRINHOS, que produz histórias em quadrinhos institucionais (entre outras mídias) para empresas como: INMETRO, PETROBRAS, METRÔ SP, KRAFT, SIEMENS, AVON, VOTORANTIM, PHILIPS, SEBRAE e TAM, entre outras.

TEMAS – Como se pensa as histórias em quadrinhos em termos de ferramenta narrativa destinada a atender aos interesses específicos de uma empresa. Como adequar estilos de narrativa e traço a uma função tão especifica. Como é o mercado de trabalho neste segmento.

FABIANA APOCALYPSE e MARCO ANTONIO BARON15 de outubro (segunda-feira): ROTEIRISTAS brasileiros que publicam no Reino Unido a série SOLLITARIA, quadrinhos com roteiros autorais, pela editora PRAXIS.

TEMAS – Fazer roteiros autorais para o exterior sempre foi considerado um projeto praticamente impossível para todos os que pretender publicar no exterior. Fabiana Apocalypse e Marco Antonio Baron realizaram este feito! Quais os passos dados, as negociações, as dificuldades... a experiência de publicar roteiros autorais fora do Brasil.

EUCLIDES MIYAURA – 19 de outubro (sexta-feira): desenhista de revistas infantis como PATO DONALD, MICKEY, ZÉ CARIOCA, FRAJOLA e PIU-PIU, LULU e BOLINHA, OS TRAPALHÕES, A PANTERA COR-DE-ROSA. Vencedor do Prêmio Abril de Jornalismo (categoria de melhor desenho nacional – 1989). Atualmente produz quadrinhos para a DISNEY DINAMARCA e HOLANDA .

TEMAS – Como se pensa a narrativa de quadrinhos para o publico infantil. Quais as particularidades e exigências deste segmento em termos das expectativas da editora, do editor e do público. Quais os passos que o artista deve dar a fim de aprimorar suas técnicas de desenho e narrativa especificamente para o mercado de quadrinhos infantis. Como é o mercado de trabalho.

Revista Independente O CONTÍNUORAFAEL MATHÉ, OLAVO COSTA, PEDRO FELÍCIO e ALCIMAR FRAZÃO, CARLOS T. LEMOS, DALTON CORREA SOARES22 de outubro (segundo-feira): os integrantes da revista independente O CONTÍNUO têm se firmado no mercado como representantes do que há de melhor na nova geração de quadrinhistas brasileiros. Publicado desde 2005, O Contínuo se supera em qualidade e compreensão na mídia quadrinhos.

TEMAS – Como se pensa o público de uma revista independente. Como se pensa a linha editorial e a linha narrativa. Quais as possibilidades e quais os passos para se crescer na cena independente. Como estruturar uma revista independente. Existe liberdade criativa total em uma revista independente. Quais as portas que se abrem a partir desta publicação.

GABRIEL BÁ e FÁBIO MOON – 26 de outubro (sexta-feira): quadrinhistas brasileiros de maior destaque atualmente no Brasil e nos EUA. Produzem quadrinhos autorais independentes (10 PÃEZINHOS – O Girasol e a Lua, Meu Coração Não Sei Porque, etc – MESA PARA DOIS, entre muitos outros), quadrinhos encomendados para o mercado norte-americano (CASANOVA – Image Comics, THE UMBRELLA ACADEMY – Dark Horse Comics, entre outros), e quadrinhizações de clássicos da literatura como O ALIENISTA.

TEMAS – Quais as diferenças em termos de narrativa que existem entre o quadrinho autoral e o encomendado. Como eles pensam narrativa. Quais suas impressões sobre os dois mercados. Como foi a estruturação e o direcionamento de suas carreiras.

MARCELA GODOY29 de outubro (segunda-feira): autora do livro O PRIMEIRO RELATO DA QUEDA DE UM DEMONIO (Devir Editora) e das histórias em quadrinhos independentes SETE SEGUNDOS DE ETERNIDADE e SCHEM HÁ MEPHORASHUMA NOITE EM STARONOVA. Marcela também participou dos álbuns # 2 e # 3 do personagem QUEBRA-QUEIXO, é tradutora dos álbuns da série SIN CITYA CIDADE PECADO, A DAMA FATAL, A GRANDE MATANÇA, O ASSASSINO AMARELO (Devir Editora) e álbuns da editora PIXEL MÍDIA . Além disso, Marcela tem como atividade principal a administração de direitos autorais de execução pública musical. É Diretora de Distribuição da ASSIM – Associação de Intérpretes e Músicos, entidade fundada em 1978 por Elis Regina e que administra o repertório musical de três mil autores.

TEMA – Qual os procedimentos para registro de personagem e marca. Como proteger sua obra autoral. Como funcionam estas leis de proteção autoral. Quais as estratégias usadas por autoras, editores e editoras no novo filão para produção de quadrinhos que surge com força hoje no Brasil: as leis de incentivo.

As vagas são limitadas, faça já a sua inscrição


Marcelo Campos

Diretor

Um comentário:

  1. Gostei pra caramba dos desenhos da galera da quanta... pelo filminho nem parecem alunos ahahah ficou show...
    vontade de entra ai e chegar naquele nível... showwW parabéns pra galera ae!

    ResponderExcluir