quinta-feira, 21 de dezembro de 2006

2006 NA QUANTA


Este foi um ano bastante agitado pra todos nós da QUANTA, e eu queria dar uma relembrada em algumas coisas que andamos fazendo durante este tempo.

Tenho criado eventos que não só divulguem o trabalho que tentamos realizar aqui, mas também que ajude na divulgação da arte que lecionamos assim como dos trabalhos criados e as conquistas de nossos professores, alunos, ex-alunos e parceiros.

Nossa professora do CURSO DE MANGÁ, ELZA KEIKO, que também é editora da linha de Mangás da PANINI EDITORA, participou do AVEX 2006, onde realizou aulas sobre a linguagem do Mangá, roteiro, fanzine e quadrinhos. O Avex é um evento realizado pela KANETSU Press, e esta parceria com a Quanta também teve a participação de BETH KODAMA, roteirista das duas minisséries de ETHORA, e atualmente assistente de edição de Keiko, na Panini. Keiko também representou a Quanta no evento ANIMEDREAMS 2006 ministrando vários Workshops.

Estivemos presentes no lançamento da editora PIXEL MÍDIA, editora que nasceu da parceria da FUTURO COMUNICAÇÕES e EDIOURO. O primeiro material lançado pela Pixel foi o excelente Corto Maltese – A Balada do Mar Salgado, de HUGO PRATT. Junto com o lançamento da editora rolou uma exposição de originais feitos por artistas brasileiros dando sua interpretação do personagem criado por Pratt. Eu tive a honra de ser um dos artistas convidados. Esta arte foi publicada no segundo álbum do personagem Corto Maltese: Sob o Sígno de Capricórnio.

Este ano eu também fui convidado para participar do álbum em comemoração aos 25 anos do personagem MENINO MALUQUINHO, do ZIRALDO. WEBERSON SANTIAGO, nosso ex-aluno, ex-coordenador de cursos, professor do CURSO DE FANZINE da Quanta e editor do Fanzine oficial da nossa escola (o AINDA?), colorizou meu desenho.

Duas ótimas novidades vieram do Weberson também, este ano ele foi classificado entre os melhores ilustradores no 3º Concurso de Ilustração e Quadrinhos do jornal FOLHA DE SÃO PAULO. E acabou se tornando o ilustrador oficial da coluna semanal de Rosely Saião, no caderno EQUILÍBRIO. Além disso, publicou seus trabalhos em revistas como ROLLING STONES além de muitas outras. A segunda novidade é que ele se tornou papai!!! Pois é, o casal Weberson e Stela teve um filhinho que atende sob a alcunha de Enrique!!!

Outros ex-alunos mostraram seus talentos durante este ano, e estão caminhando legal, cuidando bem das suas carreiras! JULIA BAX, nossa ex-aluna do CURSO DE ANATOMIA DE SUPER-HERÓIS, mostrou seu traço em dois projetos da editora BOOM STUDIOS: BLACK PLAGUE, com roteiro de Joe Casey, e PLANETARY BRIGADE, com roteiros de Keith Giffen e J. M. DeMatteis. Julia também ganhou o prêmio HQMIX de desenhista revelação por seus trabalhos no segundo álbum do QUEBRA-QUEIXO, e também por FRONT. Além disso, ganhou o concurso IMAF (International Mangá & Anime Festival), um evento inglês que promove um concurso de animação e desenho através do site, com participantes do mundo todo. Julia foi a primeira colocada na categoria "Criação de personagens para o público infantil".

Outros foram:

SUELI MENDES, ex-aluna dos cursos de DESENHO e HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, que fez uma das capa da revista MOSH!

MAURICIO MELO é outro que deu um passo importante em sua carreira! Ele é o desenhista da adaptação para os quadrinhos da série de TV da Fox, STARGATE ATLANTIS. A adaptação é publicada pela AVATAR PRESS. Outro aluno que também já desenhou esta mesma série é JORGE CORREA JR., irmão de RENATO GUEDES. Jorge também tem ajudado o irmão com seus trabalhos pra DC.

LUCAS LEIBHOLZ, nosso aluno do CURSO DE PINTURA E ILUSTRAÇÃO, foi classificado em segundo lugar no SALÃO INTERNACIONAL DE HUMOR DE PIRACICABA, na categoria Caricatura.

Fizemos uma grande exposição no MIS, em parceria com a ONG SÓ SACI, cujo tema foi SACI E SEUS AMIGOS. Professores, alunos e ex-alunos participaram na produção de artes originais com os personagens mais importantes de nosso folclore: Greg Tocchini , Davi Calil, Brücke Caribé, Ronaldo Barata, Octavio Cariello, Marcelo Campos, Weberson Santiago, Artur Fujita, Paulo Pina, Eduardo Ferrara, Sabrina Eras, Edde Wagner, Leonardo Augusto, Raquel de Oliveira, Alexander Santos, Jefferson Costa, Fernando "PQ" Cintra, Adailto Bonrtti, Egon, Elaine R. Pacheco, Leandro Babu, Samuel Fonseca, Klayton Luz, Eduardo Ferigato, Ricardo Riamonde, Renato Guedes, Sam Hart, Amanda Grazzini, Julia Bax, Felipe Massafera, Mauro Salgado, Christiano Borges, Rafael Dante, Rodrigo Arraya, Bophet e Thiago Cruz. As artes ficaram expostas também na estação Brás da CPTM. E atualmente viajam pelo país.

Tivemos também uma exposição de artes originais da minissérie THOR – FILHO DE ASGARD, da MARVEL COMICS, lançada no Brasil pela PANINI/COMICS. Esta minissérie teve arte do brasileiro GREG TOCCHINI, nosso professor do CURSO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS. Uma outra exposição de originais do Greg que fizemos ainda neste ano foi a da minissérie 1602, também da MARVEL COMICS e publicada no Brasil pela Panini.

TAIKODOM foi outra exposição realizada aqui na Unidade I da escola. Taikodom é uma minissérie que pode ser lida na net, desenvolvida como produto coligado de um RPG on-line produzido no Brasil. O traço e o desenvolvimento do visual deste universo estão a cargo de EDUARDO FERRARA, nosso professor dos CURSOS DE DESENHO e HISTÓRIAS EM QUADRINHOS. As cores estão sob a batuta de RONALDO BARATA (diretor da Unidade II da Quanta e professor do CURSO DE DESENHO), WEBERSON SANTIAGO, ARTUR FUJITA (nosso professor do CURSO DE PHOTOSHOP), MARCELO CASTRO e VIVIANE CAVALCANTE

Tivemos durante este ano duas edições do evento QUANTA PRODUÇÃO. Vai aí uma lista dos artistas que estiveram aqui nos dois eventos: Roger Cruz, Octavio Cariello, Ronaldo Barata, Paulo Pina, Weberson Santiago, Artur Fujita, Greg Tocchini, Eduardo Ferrara, Davi Calil, Julia Bax, Sabrina Eras, Gabriel Bá, Fábio Moon, Renato Guedes, Amanda Grazine, Sam Hart, Rod Reis, Orlando, Kako, Joe Prado e Ivan Reis.

Tivemos muitas edições durante o ano do nosso evento QUANTA GENTE!... a lista é longa!

GREG TOCCHINI e o editor FERNANDO LOPES (editor da linha MARVEL/PANINI no Brasil) estiveram aqui em duas ocasiões para os lançamentos das exposições de originais e bate-papos sobre as minisséries THOR – FILHO DE ASGARD e também 1602, com a participação do arte-finalista EDDE WAGNER (nosso professor do CURSO DE DESENHO). Nesta ocasião, fizemos também os lançamentos dos dois materiais em parceria com COMIX BOOK SHOP.

Os gêmeos GABRIEL BÁ E FÁBIO MOON (10 Pãezinhos, Meu Coração Não Sei Porque (Ursula), Feliz Aniversário Meu Amigo, Bang Bang (Gunned Down), Rolando, Smoke and Guns, Casanova, Crítica entre tantos outros materiais) também participaram em duas ocasiões... a primeira para falar do lançamento de De:TALES, material publicado pela editora norte-americana DARK HORSE, e depois para falarem de suas experiências de 10 anos de visitas a um dos maiores eventos de quadrinhos do mundo, a COMICCON, em SAN DIEGO.


RENATO GUEDES falou da sua carreira no mercado norte-americano de quadrinhos.

ROD REIS, colorista brasileiro responsável por edições de Superman, Teen Titans, Infinity Crises e atual colorista regular do título Supergirl, bateu um papo sobre como é trabalhar com colorização de histórias em quadrinhos para o mercado norte-americano.

EDUARDO FERRARA, MARCELO CASTRO (colorista), RONALDO BARATA, ARTUR FUJITA, MARCELO CASTRO e VIVIANE CAVALCANTE apresentaram os conceitos da série TAIKODOM.

ERIKA AWANO e BETH KODAMA, desenhista e roteirista da segunda série de ETHORA, deram um apanhado geral sobre Mangá, fãs, mercados e processos de trabalho.


JULIA BAX e ELZA KEIKO falaram sobre o universo das MENINAS NOS QUADRINHOS.

ROGER CRUZ e FERNANDO LOPES finalizaram o ano falando sobre o lançamento da série ARAÑA no Brasil!

Fizemos também os lançamentos de revistas independentes e fanzines durante todo o ano.

"O Contínuo", em sua 4ª edição, marcou presença com os autores Pedro Felicio, Dalton Correa Soares, Olavo Costa, Pedro Bottino, Alcimar Frazão, Gil Tokio e Mathé – a maioria deles ex-alunos da Quanta.

A série de álbuns FRONT – desta vez com o tema MORTE – também catapultou sua 16ª edição aqui no nosso espaço! Esta edição também traz materiais de vários alunos e ex-alunos da nossa escola como André Freitas, Jefferson Costa e Rafael de Oliveira!

O pessoal dos fanzines GARAGEM HERMÉTICA e ISTO NÃO É UMA REVISTA estiveram aqui também pra autografar o material e conversar com todo o povo da Quanta!

SAM HART (nosso professor do CURSO DE DESENHO) começou a produzir, em parceria com o roteirista TONY LEE e ARTUR FUJITA (colorista da série e nosso professor do CURSO DE PHOTOSHOP), uma adaptação para quadrinhos das lendas do herói inglês do século 13, ROBIN HOOD. Este material está sendo negociado com a WALKER BOOKS, editora britânica especializada no mercado infanto-juvenil. Hart e Fujita já trabalharam juntos antes na série BROTHERS – THE FALL OF LUCIFER, publicada pela editora MARKOSIA COMICS.

Este foi também o primeiro ano de um novo curso, o ATELIÊ!!! Este é um conceito novo que foi criado pelos professores dos CURSOS DE DESENHO e PINTURA E ILUSTRAÇÃO: DAVI CALIL e MARCELO BRÜCKE CARIBÉ. Foi também o primeiro ano como nosso professor do nosso ex-aluno RENATO GUEDES, atualmente um dos desenhistas brasileiros de maior renome no mercado norte-americano de Comics. Renato já desenhou títulos como 24 Horas, Stargate, Smallville, Superman, é, no momento, o desenhista oficial da nova série da DC Comics, O.M.A.C.

Este ano, OCTAVIO CARIELLO (ROTEIRO e DESENHO) e RONALDO BARATA lançaram seus sites oficiais! Ambos valem muito a pena serem conferidos! Vale conferir também os blogs e sites de todos os nossos professores... para acessar estes espaços é só ir até o blog oficial da nossa escola, o QUANTA CONVERSA, e clicar nos banners dos artistas!

O maior prêmio do quadrinho nacional também ficou recheado com gente ligada a Quanta!

Fábio Moon e Gabriel Bá ganharam novamente o prêmio pelo seu Blog/Flog.
Nosso querido amigo Orlando levou melhor Ilustrador.
O povo todo da Mythos (Helcio e Dorival) ganharam com a Dylan Dog, melhor Publicação de Terror.
O povo da Panini ganhou com Superman – Identidade Secreta (melhor Minissérie), Lobo Solitário (melhor Revista de Aventura) e a Wizard, (melhor Publicação sobre Quadrinhos). Parabéns pro Fernando Lopes, Fabiano Denardin, Levi Trindade, Joe Prado, Sidney Gusman e nossa querida ELZA KEIKO (nossa professora do CURSO DE MANGÁ).

Gusman, ou Sidão, ganhou de novo o prêmio de Jornalista Especializado no Segmento, e seu site, o Universo HQ, levou Melhor Site Sobre Quadrinhos. Parabéns também pro SERGIO CODESPOTI (nosso professor do CURSO DE ROTEIRO, atualmente perdido em algum ponto da Europa), pro Marcelo Naranjo e pro RONALDO BARATA, que também fazem o UHQ.

A Devir, nossa parceira em tantos projetos, foi premiada nas seguintes categorias: Publicação de Tiras: Níquel Náusea – A Pereca da Vizinha, de Fernando Gonsales, e Livro Teórico
com Narrativas Gráficas, de Will Eisner.

O Daniel Brandão e o J.J. Marreiro ganharam como melhor Fanzine com o sensacional Manicomics.

O Nona Arte, do André Diniz e do Antônio Eder, ganhou como melhor Site de Quadrinhos.

Isso além da JULIA BAX, de quem já falamos aqui!

Também estive em Bauru, participando do 2o Comicfan Fest. Este evento é organizado por Daniel Camerini, proprietário da QGHQ – Comic Shop & Livraria.

Fui convidado também pelo MACKENZIE para formar uma mesa de discussões sobre histórias em quadrinhos no Brasil, e fizemos um ótimo bate-papo comigo, GABRIEL BÁ, FÁBIO MOON, GREG TOCCHINI e THIAGO CRUZ com a mediação do desenhista LUIS GÊ.

Em novembro, organizamos, novamente no MACKENZIE, um bate-papo com o desenhista DAVID LLOY, co-autor de uma das mais importantes obras recentes das histórias em quadrinhos: V DE VINGANÇA, juntamente com MARCELA GODOY, ROBERTO RIBEIRO (da editora CASA XXI – responsável pela vinda do artista ao Brasil) e ALEXANDRE JUBRAN, professor de histórias em quadrinhos desta universidade.

Uma das coisas mais legais pra todos nós aqui da Quanta foi a realização de um sonho velho... a gente lançou nosso site de entretenimento: o QUANTOON!!!

Faz muito tempo que eu penso em algum veículo onde a gente pudesse publicar os materiais criados por amigos, alunos e ex-alunos... e desta vez a coisa rolou!

Hoje já temos no ar as tiras de MAISouMENOS (do MATTEO PAPAIZ), do POP DOG (PAULO PINA – nosso professor do CURSO DE FLASH), HARDCORE SALTEADO (do ALEXANDER SANTOS), TALVEZ ISSO... (meu), BIODIVERSIDADE (do RONALDO BARATA, EGON ZAKUSKA e LEANDRO BABU), DINAMITE & RAIO-LASER (do SAMUEL FONSECA), OS IFLUENCIADOS POR FILMES (do THIAGO CRUZ e BOPHET). E os quadrinhos de QUEBRA-QUEIXO (meu), KID TURBO (do ARTUR FUJITA), VAPOR D (do PAULO PINA), GAZETA CUCARACHA (do WEBERSON SANTIAGO), JUJUBA (do ALEXANDRE MAKI, AMANDA GRAZINI e SABRINA ERAS), MÁXIMO PODER (do RAFAEL "CALÇA" OLIVEIRA, VITOR "BERMUDA" TAKAYANAGI, com a participação de MARCELO DESIDÉRIO), MEU MUNDO NOSSO (do KLAYTON LUZ), REINO DE DOIDÉRA (do PEDRO CIRNE e NELSON CONSENTINO). Isso além do AVESTRUZ, que reúne histórias aleatórias de vários alunos como LÉO, AMANDA GRAZINI, ALEXANDRE MAKI, AMILCAR PINA e SUELI MENDES. No QUANTOON, também temos wallpapers, avatares, fanfiction e os fazines GIBI COLT e VASOS E BARATAS. Vale a pena dar uma conferida nestes materiais!

Criamos também o concurso "CRIE UM VILÃO PARA O QUEBRA-QUEIXO". A idéia foi selecionar três vilões para o personagem QUEBRA-QUEIXO, que aparecerão em uma história criada especialmente para nosso site de entretenimento, o QUANTOON. Os vencedores são:

1º lugar: WALMIR DOS SANTOS GALVÍNCIO, de SÃO PAULO – SP, com a personagem CAROLINA GORGON.

2º lugar: ROMILDO CARLOS FERREIRA, de AMERICANA – SP, com o personagem ZIPPER.

3º lugar: ANDRÉ RICARDO REBELO, de GASPAR – SC, com o personagem HIPOPÓTAMAN.

O prêmio para o primeiro lugar foi uma arte original autografada de ACTION COMICS/SUPERMAN com arte de IVAN REIS e minha, e também uma edição Trade Paperback da minissérie especial RAN – THANAGAR WAR, também autografada por nós dois. Os segundo e terceiro colocados receberam também uma edição encadernada do especial RAN – THANAGAR WAR, também autografadas.

Este ano, OCTAVIO CARIELLO e RONALDO BARATA estrearam também seus sites pessoais, vale muito a pena conferir os trabalhos dos dois. Cariello é nosso professor dos cursos de ROTEIRO e DESENHO, e Barata é diretor da Unidade II da Quanta, nosso ex-aluno e também professor de DESENHO.

Pra que a gente tenha conseguido fazer tantas coisas durante o ano, eu preciso muito agradecer a todos que fazem parte do que eu gosto muito de chamar de família QUANTA... então, de coração...

Cris Fernandes, Fati Campos, Fábio Gomes de Bento, Sabrina Eras, Joice Amaral, Tainan Rocha, Vânia Aparecida, Weberson Santiago, Raul Faccio, Ronaldo Barata, Andréa Petermann, Alexandre Maki, Marcela Godoy, Léo, Amilcar Pinna, Artur Fujita, Elza Keiko, Davi Calil, Edde Wagner, Eduardo Ferrara, Greg Tocchini, Juliana, Marcelo Brücke Caribé, Octávio Cariello, Paulo Pina, Daniel Faiad, Renato Guedes, Natália Galli, Thiago Cruz, Sam Hart, Fabiana Paiva, Roger Cruz, Bruna Brito, Alexandre Jubran, Eduardo Schaal, Fernando PQ Cintra, Amanda Grazini, Sidney Gusman, Sergio Codespoti, Marcelo Naranjo, Fernando Lopes, Fabiano Denardin, Levi Trindade, Hélcio de Carvalho, Dorival Vitor Lopes, Zé Luis (Comix), Cida Cândido, Jorge Mann, Carlos Mann, Joe Prado, Ivan Reis, Jefferson Costa, Rodrigo Arraia, Ricardo Riamonde, Ferigato, Rafael de Oliveira, Julia Bax, Vitor Takayanagi, Marcelo Desidério, Beth Kodama, Erika Awano, Kako D´angelo, Bruno D´angelo, Orlando Pedroso, Fábio Moon, Gabriel Bá, Flávio Luiz, Rafael Albuquerque, Alexandre Santos, Rod Reis, Paulo Gomes, Paulo Ramos, Carol Massad, Leila Aquim, Iraci da Silva, Pedro Cirne Albuquerque, Odair Jr., Viviam Conesa, Daniela Santana, Janaína Monteiro, Priscila Sodré, Matteo Papaiz, Sueli Mendes, Egon Zakuska, Leandro Babu, Klayton Luz, Samuel Fonseca, Nelson Consentino, Franco de Rosa, Marcelo Forlani, Érico Borgo, Roberto Ribeiro e David Lloyd. É claro que deve estar faltando gente aqui... muita gente. Mas queria muito mesmo agradecer a todos os que, de alguma maneira, ajudaram a Quanta neste ano. Pro ano que vem queremos preparar coisas novas e bacanas pra quem acompanha nossa história. Até lá!

6 comentários:

  1. Anônimo3:22 PM

    Fim de ano é sempre emocionante =D
    Realmente, a Quanta fez muita coisa e se envolveu em muitos eventos.
    Espero que ano que vem seja melhr ainda.
    Tbm tenho que dizer que o fato de eu ter entrado na Quanta esse ano, tento aulas com o Sam nos sábados, trouxe muitas melhoras em minha vida. Vc's são pessoas fantásticas e merecem muito sucesso.
    Boas festas para todos!
    Ano que vem estamos ai ;D

    ResponderExcluir
  2. Salve Marcelo e todos aí da Quanta.
    Tb tô comentando pra agradecer o fato de ter estudado c/ vcs. Devia ter feito este curso antes. Mas nada vem na hora errada em nossas vidas, não é mesmo?
    Desejo que 2007 seja um ano ainda + espetacular pra escola e todos aí.
    Sucesso,
    Gilberto

    ResponderExcluir
  3. Anônimo12:13 PM

    Não teremos nenhum curso de férias esse ano?

    ResponderExcluir
  4. Anônimo3:44 PM

    É isso ai povo... que ano que vem seja dai pra melhor! Pra mais! Quanta sucesso...

    ResponderExcluir
  5. Anônimo5:02 PM

    A vocês, queridos amigos, todo o amor do mundo.

    Beijo no coração,

    Marcela.

    ResponderExcluir