sexta-feira, 3 de novembro de 2006

AMANHÃ TEM O PESSOAL DA QUANTA NO FEST COMIX!

Neste sábado, dia 04 de Novembro, às 15h, eu, IVAN REIS, GREG TOCCHINI e RENATO GUEDES estaremos fazendo um bate-papo com fãs de quadrinhos no 11º FEST COMIX. Então, quem quiser conhecer a gente pessoalmente, é só chegar lá! A gente agradece muito o pessoal da Comix, em especial o Zé Luiz pelo convite!



MAIS UM QUANTA GENTE – MENINAS NOS QUADRINHOS!

No dia 10 de NOVEMBRO, também conhecido como a próxima sexta-feira, JULIA BAX, ELZA KEIKO e ADRIANA MELO estarão aqui, na Unidade I da QUANTA ACADEMIA DE ARTES pra falarem de suas carreiras, processos de trabalho e opiniões sobre o mercado de trabalho na área de ilustração e quadrinhos. O bate-papo começa às 20h...

JULIA BAX
Julia Nascimento Bacellar, ou Julia Bax, como é conhecida no meio artístico, nasceu em Belém do Pará no começo da década de 1980. Veio para São Paulo (o estado, não a cidade), mais especificamente São José dos Campos, tendo apenas alguns meses de idade. Lá entrou em contato com os quadrinhos (de super-heróis - os infantis e Asterix ela já lia desde antes de sair das fraldas) na tenra idade de 12 anos. Apaixonada pelo herói da época - Jim Lee - adorava copiar os desenhos dele e sonhava em se tornar desenhista quando crescesse.
Ela cresceu, e acabou parando na faculdade de Engenharia - USP por um engano. Após uma breve passagem por lá e pela faculdade de Artes Plásticas também na USP, se encontrou academicamente no mundo da Economia, onde está às portas da graduação. Durante esse tempo, retomou contato com o desenho e os quadrinhos ao freqüentar o curso de ANATOMIA DE SUPER-HERÓIS na QUANTA ACADEMIA DE ARTES, curso ministrado pelo desenhista ROGER CRUZ. Foi recomendada por esse para os editores da KAOS!, e desenhou duas histórias publicadas nessa última.
Por um golpe de sorte, conseguiu uma vaga no álbum Quebra-Queixo Technorama Volume 2 publicado pela Devir e pela Quanta, desenhando uma história de 12 páginas. Depois disso retomou o gosto pela coisa, e fez também o curso de PERSPECTIVA com OCTAVIO CARIELLO, também na Quanta. Nesse momento, já levada pela vontade de continuar desenhando, abandonou o estágio no banco para se dedicar ao desenho e às atividades acadêmicas na FEA-USP. Hoje seu sonho é se tornar doutora em economia (seu hobby favorito) enquanto ganha a vida no mundo das Histórias em Quadrinhos.
O evento inglês da International Manga & Anime Festival (IMAF), premiou a artista em um concurso internacional de animação e desenho de criação de personagens. Além disso Julia ganhou o também o prêmio de DESENHISTA REVELAÇÃO no último HQ Mix (2006).
Recentemente, agenciada pelo estúdio ART&COMICS, Julia assumiu a arte BLACK PLAGUE (do roteirista Joe Casey – conhecido por seu trabalho em Wildcats) e também PLANETARY – BRIGADE (dos roteiristas Keth Giffen e J. M. DeMatteis – muito conhecidos por seus trabalhos na LIGA DA JUSTIÇA), ambos do BOOM STUDIOS. Também participa de uma antologia de histórias de piratas, intitulada PIRATE TALES.



ELZA KEIKO
Fruto do cruzamento entre uma linda japonesinha e um gigante ibérico, Elza Keiko diverte-se muito em imaginar que representa o melhor e o pior de dois mundos. De sua mãe herdou as bochechas e a paixão por Yamato Aki. De seu pai, os bigodes e o amor por Goscinny & Uderzo. Sendo assim, não só se diverte, como se orgulha muito de ser uma legítima "híbrida", traço que faz questão de manter em seu trabalho pessoal.
Já sonhava ser desenhista antes mesmo de aprender a escrever, mas trilhou tortuosos caminhos, trabalhando como balconista e recepcionista, até compreender que os quadrinhos a escolheram, não o contrário. Neste período (1988), ingressou no curso de Publicidade e Propaganda da Cásper Líbero, em São Paulo. Já no segundo ano, foi contratada por uma agência de publicidade para atuar como designer e ilustradora, onde permaneceu três extenuantes anos. Ao formar-se, em 2001, tornou-se ilustradora e designer freelancer, prestando serviços para a Salesianas, Moderna, Rideel, New Skate, entre outras. Foi também durante este ano que descobriu o universo ilimitado dos fanzines, lançando o zine Pano pra Mangá. E, com ele, também descobriu que havia quem se interessasse por seu quadrinho mestiço. Após o lançamento do PPM #2, em 2002, recebeu o convite para participar do projeto Mangá Tropical, da editora Via Lettera, como roteirista. Criou, então, a história “Sinceramente...”, desenhada pelo gaúcho Eduardo Muller e publicada tanto no álbum já citado quanto na revista Shojo Magazine, da editora norte-americana Antartic Press (2003). Ainda durante este ano, passou a ministrar aulas de desenho e de roteiro em escolas de arte e eventos de mangá, e publicou, com amigos, o fanzine ORBITAL #0, informativo que lançava um olhar sério sobre os quadrinhos independentes. O fanzine ORBITAL teria ainda mais duas edições, em 2004 (#1) e em 2005 (#2), igualmente bem recebidos. Em fins de 2003, passou a integrar o quadro de funcionários da Mythos e, em 2005, passou a editar os mangás da Panini, trabalhando com os títulos Lobo Solitário, Berserk, Angel Sanctuary, Slayers, Éden e Peach Girl, e as publicações nacionais da Mythos, como Holy Avenger e Dungeon Crawlers. Workaholic que sonha com o trabalho e trabalha com seus sonhos, Elza Keiko é professora do curso de Mangá da Quanta. Blog do Orbital: orbitalzine.zip.net. E-mail de Elza Keiko... elzakeiko@yahoo.com.



ADRIANO MELO
Uma das brasileira de maior sucesso no exterior, dentro das HQs de super-heróis, Adriana Melo já trabalhou em títulos de ponta no mercado norte-americano, como HOMEM-DE-FERRO, SURFISTA PRATEADO, QUARTETO FANTÁSTICO UNPLUGGED, DREAM ANGEL, a mini-série ROSE & TORN, capas da revista BIRDS OF PREY, ambas da DC Comics. Seu traço preciso também pode ser conferido em revistas do universo STAR WARS. Atualmente, agenciada pelo estúdio ART&COMICS, está trabalhando no título WITCHBLADE da TOP COW.


Pois é, vivem dizendo que não tem meninas nos quadrinhos... se quiser conferir, é só dar uma chegada aqui no dia 10 deste mês pra conversa com três delas!

Por falar em meninas nos quadrinhos, no último dia 27 de Outubro, estiveram aqui mais duas meninas que fazem quadrinhos BETH KODAMA e ÉRIKA AWANO. Confiram mais alguns vídeos que fizemos no dia da visita delas!




VÍDEOS DO QUANTA PRODUÇÃO III
Bom.. aí vão mais 2 vídeo do nosso evento, QUANTA PRODUÇÃO III ! Quem quiser ver fotos do evento, é só ir até o nosso endereço... eventosquanticos.blogspot.com





Confiram também nosso outros dois blogs irmãos, o TEIMA NO TEMA – também conhecido como TNTema, e também o SKETCHBLOGGER. Estes blogs foram organizados pelo EDDE WAGNER e também pela BRUNA BRITO.



6 comentários:

  1. Anônimo7:37 PM

    Gente, quero ver todo mundo lá, na nossa palestra!! Vai ser super legal, já combinamos com a Quanta o fornecimento de 300 toalhas e 2000 pétalas de rosa para jogarmos para o público, sem contar o café da manhã depois com 1 tonelada de frutas.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo7:44 PM

    E eu e a Keiko vamos cantar músicas do Wando em duas vozes

    ResponderExcluir
  3. só não pode esquecer dos vestidos de bolinhas e champagne pra todoS....chiquéééérrimo....
    ah....e se algum doido jogar cueca no palco??HAHAHAHAHAHAHA

    ResponderExcluir
  4. Anônimo9:31 AM

    Hahaha, vai pra coleção!

    ResponderExcluir
  5. Anônimo9:32 AM

    Gente, traje esporte fino brega em!

    ResponderExcluir
  6. Anônimo10:58 PM

    uuhh, q loko!!!!!!!!
    esse do homem-aranha é meu, hein?? (assim que eu entregar um zangief)
    ô, nada a ver, mas tô com aquele cd duns anos atrás que tem vários videozinhos do marcelo, o cariello e o vilela falando sobre a fábrica de quadrinhos... tô pensando en pô aquilo no you tube, acho que tem problema não né, Marcelo???
    abraço pra vcs! Saudade demais

    ResponderExcluir