sexta-feira, 15 de setembro de 2006

COISAS DA VIDA DE UM DESENHISTA RUIM e PRÓXIMOS EVENTOS DA QUANTA ACADEMIA DE ARTES!

Pois é... hoje é dia de RENATO GUEDES aqui na QUANTA ACADEMIA DE ARTES! Renato Guedes é um desenhista de sucesso... já batalhou muito para chegar aonde está (se você duvida, assista ao vídeo promocional do bate-papo com ele e confira as agruras pelas quais passou em sua árdua caminhada!). Mas ele tinha uma coisa em seu favor... talento. Ele é bom. Coisa que não acontece com algumas pessoas que querem se tornar “maiores que a vida”... que querem ascender à estatura de deus!!! Alguns não nascem com talento. É assim. É a vida. E estas pessoas precisam aceitar isso.
Por exemplo: nosso querido alienígena gordo e coisa feia WEBERSON SANTIAGO nos mandou este texto mapeando como são normalmente suas experiências profissionais... acho interessante que todo aspirante a ilustrador e desenhista leia e veja como mágoas e ressentimentos podem engendrar nossas almas.... marcando-nos tal qual cicatriz de batalhas perdidas que nunca param de doer. Espero, sinceramente, que ele, um dia, supere tudo isso. E também espero que os adjetivos que usei para descrevê-lo logo no início deste parágrafo não compliquem mais ainda sua baixa auto-estima.

Aí vai o texto.

No fim do ano passado, a convite de Eduardo Schaal, fiz algumas ilustrações para um curta-metragem chamado Amsterdam.

Segue abaixo a transcrição do diálogo telefônico com o sutil convite de Eduardo Schaal:

WEBERSON: Alô?
SCHAAL: E aí, como vai o senhor?
WEBERSON: Tudo certo, eu acho... Sei lá!
SCHAAL: Quer participar de um filme?
WEBERSON: Precisa ficar pelado?
SCHAAL: A princípio, não, só se você fizer questão!
WEBERSON: Não, não... Só pra saber.
SCHAAL: O lance é o seguinte: o Fábio Mendonça está dirigindo um curta-metragem chamado Amsterdam. O pessoal aqui da Trattoria de Filmes vai fazer uma animação pro filme. A história é sobre Tatoo.
WEBERSON: Tatu? Aquele da Ilha da Fantasia?
SCHAAL: Não, criatura especial. Tatoo, de tatuagem...
WEBERSON: Ah... Que pena... Gosto muito da Ilha da Fantasia.
SCHAAL: É a história de um tatuador que sonha em ganhar dinheiro e ir pra Amsterdam. O lance é que os desenhos do personagem são muito ruins e, como a gente vai animar aqui, eu pensei em você pra fazer os desenhos como se fosse o cara do filme. Topa?
WEBERSON: (silêncio)
SCHAAL: Ei...
WEBERSON: (silêncio)
SCHAAL: Não estou querendo dizer que seu desenho é ruim... Na verdade é, mas não é legal ver isso depois no cinema?
WEBERSON: (silêncio)
SCHAAL: Cinema, cara!
WEBERSON: (longo suspiro...) Eu topo!

E foi assim que meus desenhos foram parar no cinema. Fiz só alguns desenhos, procurei por aqui, mas não encontrei mais. Infelizmente não vi o filme ainda. Mas o Schaal falou que ficou “joinha”. Eu confio nele. Às vezes. Só às vezes. O Klayton Luz, do Em nome da sujeira, também viu. Falou que não é "tão joinha assim". Vai saber, né?

Vejam algumas ilustrações de Weberson Santiago.






Agora, falemos de pessoas realmente talentosas.

O QUANTA GENTE ainda tem muitas surpresas para este ano... confiram as datas dos eventos que ainda vão rolar na escola este ano:

22 de setembroROD REIS, colorista brasileiro responsável por edições de Superman, Teen Titans, Infinity Crises e atual colorista regular do título Supergirl, vai bater um papo sobre como é trabalhar com colorização de histórias em quadrinhos.

6 de outubro
Eduardo Ferrara (desenhista), Marcelo Castro (colorista), Ronaldo Barata (colorista), Artur Fujita (colorista) e Weberson Santiago (colorista): esta é a equipe de arte da série Taikodom, uma série de quadrinhos criada para a internet ligada ao jogo on-line de mesmo nome. Este grupo estará aqui discutindo esta mídia e também falando sobre o processo de trabalho de um material tão específico como este.

27 de outubro – As artistas envolvidas na série Ethoralançada pela editora Kanetsu Press –, Beth Kodama (Assistente Editorial da linha de Mangás da Panini) e Érica Awano Holy Avenger), estarão falando sobre a criação e produção do material.

10 de novembroJulia Bax (desenhista de Quebra-Queixo Technorama # 2, Continuum, Black Plague, Planetary Brigade entre outros), Adriana Melo (desenhista regular do título Witchblade da editora Top Cow) e Elza Keiko (editora da linha de Mangás das editoras Panini e Mythos) estarão falando sobre o universo das MENINAS NOS QUADRINHOS.

17 de novembro
Roger Cruz, um dos maiores desenhistas brasileiros de quadrinhos, estará aqui batendo um papo sobre sua carreira e trabalhos mais recentes. Participação de Fernando Lopes.

O Quanta Gente é um evento gratuito e não é necessário reservar vagas.

No dia 20 de outubro, teremos a terceira edição do evento QUANTA PRODUÇÃO.

Artistas já confirmados:

Renato Guedes
, Fábio Moon, Gabriel Bá, Roger Cruz, Ivan Reis, Marcelo Brücke Caribé, Octavio Cariello, Eduardo Ferrara, Sam Hart, Weberson Santiago, Artur Fujita, Ronaldo Barata, Amanda Grazini (
Quantoon), Rod Reis e Paulo Pina.

Esperamos ainda as confirmações de outros artistas.

O QUANTA PRODUÇÃO NÃO É UM EVENTO GRATUITO E É NECESSÁRIA A RESERVA DE VAGAS. ESTAREMOS DIVULGANDO O VALOR DA ENTRADA EM BREVE.

Pra você sentir um gostinho de como são nossos bate-papos aí vai o último filme que fizemos com GREG TOCCHINI, FERNANDO LOPES E EDDE WAGNER aqui na Quanta na época do lançamento da mini-série 1602, da MARVEL COMICS.

MARCELO CAMPOS
DIRETOR



Um comentário:

  1. hehehe, achei excelente o diálogo do weberson e do schall.. hahaha.

    :D

    ResponderExcluir