quinta-feira, 4 de maio de 2000

TXT Quadrinhos - Texto # 2 por Danilo Beyruth



Para quem ainda não conseguiu fazer aquela primeira HQ.

Minhas primeiras tentativas de fazer HQ, muitos e muitos anos atrás, tinham só uma parte da equação. Eu tinha a vontade, tinha alguma inspiração, mas era meio que só isso. Desenhava um personagem, achava que seria do caralho uma HQ com ele. As vezes desenhava uma cena, um esboço de alguns quadros. E só. A preguiça era maior.

Anos mais tarde, produzi algumas páginas de quadrinhos com um amigo. Material de humor bem debochado mesmo, estilo Mad, desenhado com caneta Bic. Acho que ter feito em conjunto com outra pessoa ajudou na medida que duplicou a empolgação com o projeto. Funcionou para histórinhas de uma página só, que a gente fazia quadro a quadro sem roteiro pré-definido. Os amigos gostaram muito, mas foi só isso.

Mais alguns anos começando desenhos sem terminar, folhas e mais folhas de estudos de torso, de mão, e aperfeiçoando o traço.

Mais uma tentativa. Mais ambiciosa. Dessa vez tinha uma idéia (não era do todo má, uma hq curta, estilo Cripta, de ficção ciêntifica). Pedi a um amigo que adaptasse para um roteiro, desenhei as páginas, mas acabei desistindo. E eu sei exatamente porque: me deixei intimidar pelo trabalho.

Eram só algumas páginas, 8 eu acho, mas conforme desenhava, ia perdendo a euforia inicial e me decepcionando um pouco com a qualidade ao mesmo tempo que ficava com preguiça de redesenhar. Foi minha HQ incompleta que mais perto chegou de ficar feita. O que é a pior coisa do mundo, porque aquilo fica ali numa gaveta, te assombrando.

Mais alguns anos enrolando.

Finalmente resolvi tentar um curso de HQ. Um por correspondência. Na verdade não me ensinou nada que eu não tivesse lido ou já soubesse antes. Mas por conta da $$$ gasta, me senti obrigado a fazer, e acho que foi importante. Pela primeira vez eu estava terminando o que começava.
Se os exercícios feitos no curso não revelaram nenhum conhecimento novo, nenhum segredo do ofício, pelo menos me deram a segurança que eu precisava pra continuar.

Em seguida já estava produzindo minhas próprias histórias.

Hoje em dia me arrependo da preguiça que sentia, de ter me deixado abater tão facilmente pelas frustrações do começo. Percebo que eu precisei subir uma escada lentamente até começar a fazer HQ de verdade. Cada degrau subido era seguido por um período de paralisia, no qual eu tinha certeza que nunca ia conseguir, que faltava saber alguma coisa. Desperdiçando tempo.

O que faltava era terminar as coisas, pra poder aprender com os meus próprios erros.

Acho que, pra quem tá começando, pra quem está com dificuldade de começar, o mais importante é isso, é se concentrar e ter a disciplina de levar as coisas a cabo, sem medo de cometer erros.

8 comentários:

  1. Bacana, e mui próximo das experiências alheias...

    ResponderExcluir
  2. Eu também me reconheci no texto... apesar que hoje parti de vez para ilustrações. Mas ainda nutro aquele sonho antigo de fazer uma HQ bem legal. :-)

    ResponderExcluir
  3. Anônimo9:29 AM

    Vale pra todos os outros sonhos da vida!Zu

    ResponderExcluir
  4. Vale para todos os trabalhos começados e pra todos os sonhos que queremos tornar realidade!!

    ResponderExcluir
  5. Poisé. Fazer quadrinhos não é fácil. Acho que só quando você assume que irá se profissionalizar (ser remunerado) a coisa anda - qundo você faz por diversão acaba por não acabar nada. Falo (escrevo) por experência.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom mesmo!
    Me identifiquei de cara.

    ResponderExcluir
  7. É isso mesmo, não difere muito de minha experiência, mas a questão é terminar, e se empenhar na sinceridade própria com o trabalho...

    ResponderExcluir
  8. Belo texto Danilo.
    Hoje estou passando por isso, comecei uma webcomic mais na empolgação, e com o tempo a falta de planejamento acabou pesando e hoje ela está parada. Estou revendo algo pra voltar a fazê-la. E pode crer que seu texto me ajudou muito.
    Ah! quem quiser conferir, www.hurullabr.blogspot.com
    Abraço!

    ResponderExcluir