segunda-feira, 26 de novembro de 2012

RESULTADO DO CONCURSO CULTURAL “CRIE SEU SUPERMAN”!

É isso aí! Já temos nosso ganhador do álbum ABSOLUTE ALL-STAR SUPERMAN! Ele é PÉRICLES JR, do Rio de Janeiro.



Muitos participantes optaram por apenas brincar com o estilo de desenho, fazendo um Superman no estilo cartoon ou com influência oriental (Mangá). Contudo, a ideia era que os artistas imaginassem uma interpretação moderna do homem de aço e não só uma adaptação do personagem a um estilo de traço, mantendo exatamente o mesmo visual, o mesmo uniforme, etc.

Em nossa opinião, o reboot proposto pelo concurso para o último filho de Kripton deve passar por uma transformação maior no visual... As cores da bandeira americana estampadas no uniforme, por exemplo, seriam deixadas de lado, dando uma abertura maior para um conceito mais ligado a um protetor do planeta do que um defensor dos ideais do “american way”. Outro conceito que consideramos não muito “moderno” é a capa. Como trabalhamos a partir do visual clássico do Superman não podemos eliminar totalmente esse elemento. Assim, consideramos que a solução de usar um sobretudo bem ao estilo Matrix, emulando o efeito gráfico de capa, poderia ser melhor aceito por editores e leitores atuais.

A ideia de dar um visual mais alienígena a Kal-El, conceito muito explorado nesse concurso, também nos agradou muito e chamou nossa atenção... Porém, isso eliminaria a identidade secreta do personagem e por isso não selecionamos como vencedor nenhum trabalho que seguiu essa linha, embora tenhamos gostado muito da ideia.

Enfim, optamos por um visual que tivesse pouca resistência ou rejeição e que, principalmente, agrupasse todas as características que esperávamos dada a proposta do concurso de um “Superman contemporâneo”. Mas o páreo foi duro e a foi difícil tomar a decisão. Por isso, a Quanta parabeniza os participantes!!!

Abaixo, confiram a arte do vencedor e alguns dos trabalhos que a gente gostou mais.

Novamente, parabéns a todos!
Marcelo Campos

3 comentários:

  1. Tem uns bem legais!
    Pena que não tem o contato da galera pra gente ver outros trabalhos...

    ResponderExcluir
  2. Eu não acredito que invocar o lado mais alienígena do personagem acabaria com sua identidade secreta (Clark Kent). Muito pelo contrario ele depende dela para sobreviver aqui é só você acrecentar que junto com sua espaçonave que veio de Kripton a terra ele trouxe um “indutor de imagem” ou algo semelhante que cria ao redor do personagem um holograma para que ele se passe por um de nós! Na verdade isto seria um conceito muito mais verossímil do que o original de que uma pessoa pode se esconder através de um par de óculos e um penteado diferente. Quanto as cores do personagem realmente o azul o vermelho teriam de ser totalmente descartados pois o Super tem que ter uma aparência mais global e não refletir o ideal americano! Continuando o raciocínio de um “Super mais Alien” Imaginem que ele veio a terra durante o incidente em Roswell no novo México e que em vez de ter vindo sozinho teria vindo com sua mãe pai irmãos e que eles teriam a sido capturados pelo governo americano e só ele o “Super” teria conseguido escapar por ter sido resgatado por um casal de moradores do local que conseguiu chegar ali alguns minutos antes do exercito e só deu para resgatar a criança antes que o exercito chegasse! Imaginem ele crescendo e seus poderes se desenvolvendo aos poucos e quando ele atinge a maturidade descobre que seus pais e familiares foram levados e dissecados pelo governo americano! Qual seria sua reação... Defender a humanidade a qual aprendeu a amar através de seus pais adotivos ou explodir com ódio e vingança contra a raça humana e procurar se alguém de sua família ainda estaria vivo! Aqui temos o “BUM” de toda a trama! Eu sei mudar tão radicalmente um personagem “ícone” da cultura pop não seria possível??? Bem pensem foi para isto que se criou o conceito de terras paralelas para o impossível se tornar possível e os roteiristas poderem se divertir!
    Quanto ao estilo desenho acho pessoal apenas desenhou em seu próprio estilo se era mais americano ou mais cartoon ou mais mangá o pessoal apenas seguiu se próprio estilo para serem mais autênticos. Eu mesmo poderia emular um estilo americano tipo “Jim Lee” mas não seria autentico não seria eu entende! Acho que a galera seguiu nesse mesmo pensamento!
    Agora quanto a ganhador meios parabéns o desenho e a vestimenta ficaram ótimos! A sacada do, sobretudo, ficou show! Sem falar no estilo de desenho limpo ao qual admiro muito! Escolha muito justa pelo pessoal da Quanta! Meus parabéns PÉRICLES JR.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, pessoal!
    Também vi muitos trabalhos bem legais! Acredito que todos estejam de parabéns!
    Mas tenho uma observação! Alguns trabalhos não aparecem no slide show (inclusive o meu....rs)
    De resto, muito legal a iniciativa!
    Abraços
    CSMasuda
    www.csmasuda.com.br

    ResponderExcluir