quinta-feira, 20 de setembro de 2012

DICA DA QUANTA: O ESPELHO (MACHADO DE ASSIS) EM HQ NA GIBITERIA!






A Gibiteria e a editora Mercuryo Jovem convidam para o lançamento do título "O Espelho", adaptação de Machado de Assis por JeosaFá e João Pinheiro.

Essa HQ inaugura a Coleção "Clássicos Realistas em HQ".

Ela será seguida, em Julho de 2013, pela Coleção "Clássicos Românticos em HQ", que estréia com uma adaptação de Victor Hugo. 
A obra 
O conto 'O Espelho', de Machado de Assis, foi publicado originalmente na Gazeta de Notícias em 1882 e reunido em livro com o título de 'Papéis Avulsos' do mesmo ano. Esta obra, segundo alguns críticos de Machado, é uma espécie de divisor de águas e marca o ápice de seu amadurecimento literário e, portanto, é considerada um de seus melhores livros de contos.
Machado de Assis esboça em 'O Espelho' uma nova teoria da alma humana, subtítulo que dá para o conto; aliás, um estudo sobre o espírito contraditório do homem, simbolizado pelo espelho. Tem como tema a alma humana, metaforizada no objeto. Carregado de simbolismo e significados que vão da filosofia à mitologia, o espelho é um antigo tema ligado à alma e, neste conto, representa a alma exterior de Jacobina, personagem principal da narração. O conto trata, pois, da dualidade da alma, da alma externa e da alma interna, do homem como um ser controvertido, dividido entre o consciente e o inconsciente. 

“Nada menos de duas almas. Cada criatura humana traz duas almas consigo: uma que olha de dentro para fora, outra que olha de fora para dentro... A alma exterior pode ser um espírito, um fluído, um homem, muitos homens, um objeto, uma operação” ~ Machadão 

          Os autores
Jeosafá Fernandez Gonçalves é Doutor em Letras pela Universidade de São Paulo, onde também realizou bacharelado e mestrado. Professor de lingua portuguesa e literatura, lecionou de 1989 a 2006 para a Educação Básica, Ensinos Fundamental e Médio, e de 1994 a 2008 para o Ensino Superior, nas áreas de Letras e Pedagogia. Autor de mais de 40 títulos entre didáticos,ficção e poesia, dedica-se hoje exclusivamente à literatura e a obras voltadas para a educação.

João Pinheiro é artista plástico e ilustrador associado à SIB ( Sociedade dos Ilustradores do Brasil). Atua na área de artes visuais desde 2005, realizando trabalhos para diversas mídias, entre as quais o livro impresso e o cinema. Autor de histórias em quadrinhos e de livros infantis para diversas editoras, publicou HQs nas revistas Front e Graffiti 76%. Desde 2008 é correspondente do site Urban-Sketchers, representando São Paulo neste portal, que reune trabalhos de artistas urbanos do mundo inteiro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário