Banners

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

DICA DA QUANTA: 23º HQ MIX




Acontece hoje a premiação do 23º Troféu HQ Mix, referente aos melhores de 2010.
A principal premiação do mercado brasileiro de quadrinhos é organizada pela Associação dos Cartunistas do Brasil e o Instituto Memorial de Artes Gráficas do Brasil. Participam da votação desenhistas, roteiristas, professores, editores, pesquisadores e jornalistas de todo o Brasil.

O principal vencedor desta edição foi o parceiro da Quanta, Danilo Beyruth, que faturou três estatuetas: de Roteirista, Desenhista e Edição especial nacional.

Desta vez, o troféu - que a cada ano homenageia um personagem nacional - traz o Geraldão, de Glauco (assassinado março de 2010), esculpido pelo artista plástico Olintho Tahara.
Outra novidade será a distribuição (apenas no local) do Jornal HQ Mix, com informações sobre os premiados e homenageados, e de uma coleção de 20 cards de desenhistas brasileiros. A ideia é iniciar uma coleção que será acrescida de mais 20 nomes a cada edição anual do prêmio.

A apresentação será de Serginho Groisman e da banda do programa Altas Horas. Haverá ainda a exibição - antes da entrega dos troféus - do documentário Angeli 24 Horas, da diretora carioca Beth Formaggini, e a presença do Secretário da Cultura do Estado de São Paulo, Andrea Matarazzo, falando sobre o ProAC, e da cartunista Ana Von Rebeur, presidente da FECO - Federação Internacional de Cartunistas na Argentina, que luta pelos direitos e divulgação dos artistas do traço no mundo. Na ocasião, será fundada a FECO - Brasil, com Sonia Bibe Luyten como presidente.

 A entrega do HQ Mix será transmitirá ao vivo pela internet pela revista Brasileiros, em seu site oficial, e também no Twitter, pelo perfil do Universo HQ. A entrada é gratuita, mas é preciso retirar convite na portaria uma hora antes do evento. Mais informações podem ser obtidas no site do HQ Mix.

Confira a lista com todos os premiados no site do Universo HQ - fonte desse post.

A festa de entrega do 23º Troféu HQ Mix acontecerá às 20 horas, no Teatro SESC Pompeia (Rua Clélia, 93 - Lapa), em São Paulo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário