Banners

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Anatomia e Composição com Octavio Cariello


O ato de desenhar exige controle sobre aspectos muito diversos e é atividade indispensável na criação de ilustrações, pinturas e historias em quadrinhos atrativas e eficientes. Entender a anatomia humana é um dos requisitos básicos para desenvolver bons desenhos. Desenvolvidos desde tempos imemoriais, os estudos de anatomia assumiram nova perspectiva durante o século XX.

Este curso, criado e ministrado por OCTAVIO CARIELLO, apresenta um painel histórico das tradicionais técnicas do desenho anatômico, e introduz poderosas ferramentas de construção anatômica para uso em ilustração e HQ, sob a perspectiva das novas tendências mundiais.

Como instigar o aluno a fazer pesquisas divertidas e suscitar a curiosidade quanto à disciplina exigida? A compreensão dos gêneros e mídias, das relações contrastivas de espaço, fluxos lineares, composição, construção e esboço, técnicas básicas de finalização, expressividade do traço e reinterpretações do real juntam-se aos processos da anatomia tradicional (relações entre construção e desenho, relações entre constituintes anatômicos, anatomia estática, anatomia dinâmica e anatomia expressiva) para formar uma estrutura sólida de teoria e prática no universo do desenho anatômico.


Certificado ao final de curso
Duração: 14 aulas
Carga horária: 3 horas de duração cada aula – Total: 42 horas
Horário: das 19 às 22h
Faixa etária: a partir de 14 anos

Início: 10/09/2010
Término: 10/12/2010

PRINCIPAIS TÓPICOS ABORDADOS
- Constituintes anatômicos
- Conceitos históricos básicos
- Escorço
- Frontalidade
- Naturalismo
- Realismo
- Expressionismo
- Esboço
- Construção de esqueleto
- Iluminação expressiva
- Espaço
- Composição
- Anatomia dinâmica e expressiva
- Escolas de Anatomia e Gêneros Midiáticos
- Observação e criação expontânea
- Fluxos de movimento
- Finalização



Nenhum comentário:

Postar um comentário