segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Cobertura do Festival Internacional de Quadrinhos de Angoulême de 2010

Ola,

Meu nome é Davi Calil e eu estive com a Julia Bax no "Festival Internacional de Quadrinhos de Angoulême de 2010" que aconteceu no fim de semana passada
na cidade de Angoulême, na França.



O Festival de Angoulême esta na sua trigésima sétima edição sendo o mais importante festival de quadrinhos da Europa e um dos maiores do mundo.
O evento ocorre em diversos pavilhões espalhados em inumeros pontos da cidade. Cada pavilhão tem o foco em um tipo diferente de mercado e atividade.



Pavilhão das grandes editoras tradicionais da França e Belgica : Dargaud, Casterman, Glenat entre outras.
Pavilhão das editoras Independentes: L'Association, Boite a Bulles, Les Requins Marteaux, Cornelius.
Pavilhão das editoras de ação : Soleil, Panini (que representa a Marvel e a DC comics na Europa)

e também os pavilhões de "jovens talentos" onde haviam exposições de artistas iniciantes e avaliação de portifolios e projetos por editores e o pavilhão dos colecionadores, com edições raras, originais e outras curiosidades.




A cidade de Angoulême para por quatro dias para viver em função deste evento. Muitos moradores alugam os quartos de visitas que possuem em suas casas para os visitantes, pois os hoteis da cidade não comportam o numero de pessoas que comparecem ao evento.
A organização do evento é otima, é possivél encontrar sinalização para os pavilhões por todos os lados da cidade, assim como mapas e pessoas dispostas a informar.





Um obstaculo para os visitantes desavisados é a lingua, poucas informações estão disponiveis em inglês, quase tudo esta em francês.

Foi a primeira vez que visitei este evento e fiquei impressionado com a quantidade e a diversidade da produção de quadrinhos da Europa. O mercado é vasto e pelo que pudemos ver o publico também é bastante diversificado, encontrando pessoas de diversas faixas etarias e nacionalidades consumindo e produzindo historias em quadrinhos. Inclusive, na foto abaixo podemos ver a bela graphic novel "Last Bullets" (estande da Casterman) do artista brasileiro Lelis.




Por fim, comprei um album e recebi um autografo do grande autor de quadrinhos Moebius, que fez um desenho e uma dedicatoria pra mim. Admito que tive o meu momento "fã-boy".






É isso.

um abraço para todos,

Davi Calil
(ex-professor da Quanta Academia de Artes até voltar a morar no Brasil)

Fotos desse post: Davi Calil, Julia Bax e Diogo Bercito (jornalista da Folha de São Paulo).

Veja também em (http://blogdofolhateen.folha.blog.uol.com.br/) matéria ilustrada para o caderno Folhateen do Jornal Folha de SP.

roteiro:Diogo Bercito
Desenho: Julia Bax
Cor: Davi Calil



2 comentários:

  1. Só estamos na espera Mr. Calil! Assim que voltarem, podem ter certeza que a casa está aberta!
    C

    ResponderExcluir
  2. O quê dizer numa hora dessas?

    Pusta orgulho dos amigos!!!

    Júlia e Davi...
    Saudade de vcs.

    ResponderExcluir