segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Palestra do Quarto Mundo: Jornalismo em Quadrinhos na Varanda

A palestra Jornalismo na Varanda é muito mais um bate-papo informal com os autores da reportagem em quadrinhos que conta de forma objetiva, criteriosa mas também descontraída os fatos que levaram a criação do coletivo de quadrinistas independentes, Quarto Mundo. A intenção com esta conversa é expor e debater como foi o processo criativo que norteou este trabalho, desde a ideia até a proposta de publicá-la no Informativo do coletivo, passando pela elaboração dos desenhos e a interação entre texto e imagem.
A Quanta Academia de Artes, sempre em sintonia com as manifestações no mundo dos quadrinhos e das artes gráficas, mais uma vez abre suas portas para mais esse momento de reflexão e debate.
A seguir um pouco sobre os autores deste trabalho:

Paulo Ramos, doutor em Letras pela USP, possui vários artigos publicados em diferentes congressos de Linguística e é co-autor do livro Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. É docente dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas da Universidade Metodista de São Paulo. Jornalista, trabalhou nas TVs Cultura e Tribuna, na Folha de São Paulo e no portal UOL. Desde de 2006 mantém, no UOL, o Blog dos Quadrinhos (HQMIX de Melhor Blog sobre Quadrinhos) com notícias da área. Em 2008 foi premiado com o Troféu HQMIX na categoria de Articulista de Quadrinhos.

Laudo Ferreira Jr. , começou sua carreira no início dos anos 80 através da Editora Press. Foi participante ativo do movimento fanzineiro neste período. Em 1995 lançou a adaptação para quadrinhos do filme À meia-noite levarei a sua alma do cineasta José Mojica Marins, o Zé do Caixão, além de produzir várias hq’s curtas com o personagem. Participou de várias publicações mix de quadrinhos nacionais, além de lançar trabalhos solos como Subversivos: companheiro Germano feito em parceria com o roteirista André Diniz. Criador da personagem erótica Tianinha, vem publicando sua série de hq’s há oito anos consecutivos pela Editora Ricdan. Recentemente publicou a mine-série em três edições Depois da Meia-Noite pelo seu selo Quadro Imaginário. Recebeu o Prêmio Angelo Agostini de Melhor Desenhista duas vezes seguidas, em 2008 e 2009.

Edu Mendes, arquiteto e artista plástico, entre 2005 e 2006 morou em Lisboa onde trabalhou com arquitetura e ilustração. Fundou e participa, ao lado de outros quadrinistas, do grupo Sócios Ltda., que edita a revista independente Garagem Hermética, atualmente com quatro edições e mais uma a caminho. Membro do coletivo Quarto Mundo assumiu, a partir de 2008, como editor o Informativo do Quarto Mundo e participa também do Conselho Administrativo do grupo.

Palestra na Quanta Academia de Artes


Publicado por Paulo Lasae.

Nenhum comentário:

Postar um comentário