quarta-feira, 15 de abril de 2009

Dicas de Desenho da Quanta - Estrutura de desenho II

Estrutura de desenho II

Geralmente usa-se como regra universal de idealização de proporção, a cabeça como parâmetro de comparação para a manutenção destas proporções; o tamanho da cabeça serviria de elemento básico de relação para estabelecimento do tamanho do tronco, mãos, braços, antebraços, pernas, etc.

Como disse antes, estamos assumindo o gênero super-herói para construir estes conceitos sobre estrutura de desenho, por conta da dinâmica de movimento. Assim, dentro deste contexto, ao desenharmos uma figura humana masculina adulta ereta, dividimos sua proporção em aproximadamente oito cabeças ou nove cabeças, figuras femininas de sete a nove cabeças. Homens normais, por exemplo, podem ter de seis a oito cabeças em média, e mulheres em torno de seis a sete cabeças.Todos conhecem essa medição.

Estabelecemos aqui dois padrões de proporção com figuras humanizadas; não super-heróis. Você pode pesquisar bancos de fotografia de homens praticantes de fisiculturismo para ver como suas proporções ficam estranhas... Muitos, deles, que possuem uma estatura mediana parecem baixos e cabeçudos quando vistos em corpo inteiro... É importante estudar o que existe para depois aplicar estruturas de proporção diferentes, como os de um super-herói.



Mas é preciso tomar cuidado com esta matemática... Com esta maneira de estruturar proporção, porque ela é apenas uma “regra” válida apenas para o desenho de um homem de pé e em vista frontal, sem estar em outra perspectiva, como se estivesse sendo visto de cima ou de baixo, por exemplo... Se o personagem começa a se movimentar, a regra se complica porque o desenhista não pode perder a proporção assumida para o personagem quando ele está em movimento... Quando ele está saltando, se agachando... Quando está sentado, por exemplo.



É muito importante entender que proporção não é só matemática, é conceito... Não adianta apenas saber medir, o desenhista precisa aprender a controlar este conceito e obedecê-lo*! O que quero dizer, é que você não vai ficar medindo cabeças quando desenhar seu personagem sentado no chão, com o tronco curvado, por exemplo... Você vai ter que treinar seu olhar para entender os conceitos de proporção e de medição destas proporções que você assumiu para este personagem. Vai ter que aprender a ver... A perceber quando aquele braço está mais comprido, curto... Quando aquele tronco, perna, pé, mão, ombro, cintura estão fora de proporção em comparação com outras partes do corpo deste mesmo personagem. Para isso terá de entender e ler os padrões de proporção em termos de conceito.


Novamente, uma ferramenta muito útil é nosso velho amigo Jeremias... com ele, você pode definir estas formas estruturais de proporção.









Desenhistas mais experientes podem começar a desenhar a partir de qualquer parte do corpo porque já dominam grande parte do conhecimento necessário para a manutenção das proporções da figura e conseguem ver o desenho no papel, mesmo antes de começar a esboçar; se ele (ou ela) opta por iniciar o desenho pelo pé esquerdo da figura, esse pé pode ser levado como o parâmetro de comparação para as proporções de todas as outras partes do corpo. Você pode tentar isso, como um exercício para entender as relações de proporção entre as partes do corpo, mas se você ainda está inseguro, tudo bem... Use a cabeça como base. Vá devagar, no seu tempo.

* este ponto de obedecer o conceito de proporção que você, como artista, assume para seu personagem específico, será explicado mais tarde... paciência jovem padawan!

ARTES DESSE DROPS – GREG TOCCHINI E MARCELO CAMPOS


Conheça nosso Curso de Desenho

Dicas de Desenho da Quanta - Estrutura de Desenho I

Dicas de Desenho da Quanta - Estrututura de Desenho III - Desenhando o Hulk

Dicas de Desenho da Quanta - Estrutura de Desenho IV

Dicas de Desenho da Quanta - Estrutura do desenho Parte V

Dicas de Desenho da Quanta - Estrutura do desenho Parte VI

4 comentários:

  1. como assim nove cabeças?

    ResponderExcluir
  2. juan emerson9:02 PM

    significa nove cabeças de altura

    ResponderExcluir
  3. Anônimo11:21 PM

    nada a ver ´´
    ~

    ResponderExcluir
  4. 8 ou 9 cabeças como forma e medida
    para não se perder na proporção.
    Existem muitos livros falando sobre o assunto.

    ResponderExcluir