quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

EM JANEIRO, DOIS EVENTOS ESPECIAIS NA ABERTURA DOS CURSOS DE FÉRIAS DA QUANTA!









Durante os últimos meses, temos divulgado nossa grade de CURSOS E OFICINAS DE FÉRIAS para JANEIRO de 2009. Agora temos uma novidade: nos dias 15 e 16 de JANEIRO, abrindo o evento dos CURSOS E OFICINAS DE FÉRIAS, a Unidade I da QUANTA ACADEMIA DE ARTES abre suas portas para dois eventos mais do que especiais com dois grandes parceiros nossos! O pessoal do QUARTO MUNDO - Coletivo de Quadrinhos Independentes, e do POPART COMICS STUDIO, que representa a QUANTA na cidade de Porto Alegre!
15 DE JANEIRO EVENTOS - QUARTO MUNDO

PALESTRAS:
PRODUÇÃO DE HQ com LAURO FERREIRA (vencedor do Troféu Ângelo Agostini - Melhor Desenhista 2007) – início às 19h:30 (até as 20h30).

Desenvolvimento de uma personagem de HQ em série, a proposta editorial e a proposta autoral, a conciliação de ambas dentro de um trabalho de linha editorial tendo como base a personagem Tianinha, que tem sua série de HQ's publicada há oito anos na revista "Total", da Editora Rickdan. O trabalho em cima da criação e transformação de uma HQ desde sua concepção até a publicação, tendo como base a minissérie "Depois da Meia-Noite" criada em 1996 e publicada pelo Quadro Imaginário em 2008.



COMO ESCREVER HISTÓRIAS ORIGINAIS USANDO CLICHÊS MAIS BATIDOS POSSÍVEIS, com CADU SIMÕES - (vencedor do Troféu HQMIX - Roteirista Revelação - 2007) – início às 21h (até as 22h).

A proposta da oficina será provar a teoria de que não existem histórias originais. Todas as histórias que podiam ser contadas, já foram contadas, e isso antes mesmo de Jesus Cristo sequer pensar em vir ao mundo. Depois disso, estamos apenas recontando as mesmas histórias de sempre. A oficina então vai mostrar que um bom escritor não é, portanto, aquele que conta uma história original (já que isso é impossível), mas sim aquele que faz a sua história parecer original e surpreendente. Para isso será inicialmente demonstrado como se dá o funcionamento da criatividade e do processo de criação, que na verdade não cria nada do nada, mas apenas reagrupa elementos que já existem de maneira diferente.

E por fim serão dados vários exemplos de escritos e obras clássicas que são geniais apesar de não serem nem um pouco originais, tais como Virgílio, Dante, Camões, Shakeaspeare, Dumas, Joyce, e nos quadrinhos podemos citar Neil Gaiman, Alan Moore, Warren Ellis e Grant Morrison.



BANCA DO QUARTO MUNDO - Quadrinhos Independentes – VENDAS A PARTIR DAS 18h.

Vários autores integrantes do QUARTO MUNDO estarão presentes autografando suas revistas.



LANÇAMENTOS ESPECIAIS QUARTO MUNDO - a partir das 19h.

PRÁTICA DA ESCRITA – HISTÓRIAS EM QUADRINHOS - 39 autores, 21 HQ's que traçam um panorama da produção de quadrinhos independentes nos últimos 6 anos. O álbum traz também o ensaio "LENDO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: UM CAMINHO PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR PROFICIENTE", de CARLOS ANDRADE e OCTAVIO CARIELLO (professor de DESENHO e ROTEIRO da Quanta).


TEMPESTADE CEREBRAL nº 4 - edição de aniversário com 8 capas e 70 páginas de quadrinhos.



JUSTIÇA ETERNA nº 28 (Troféu Ângelo Agostini - Melhor Fanzine - 2006/2007), entrevista com WILL (Sideralman, Demétrius Dante), HQ de CLAUDIO MOR e textos de LÍDIA BASOLI, MICHELE RAMOS e GIAN DANTON.


DURANTE O EVENTO - - Duelo de Sketches envolvendo membros do Quarto Mundo, professores e alunos da Quanta.
(Promoção: nas compras acima de R$ 20,00, o comprador poderá escolher um dos desenhos feitos durante os duelos de sketches.)



- Criação da nova edição da série CONTOS DA MADRUGADA durante o evento.

16 DE JANEIRO EVENTOS – POPART COMICS STUDIO/QUANTA

ABERTURA DA EXPOSIÇÃO QUADRINHOS EM QUADRÕES – abertura às 18h.

Idealizada por RAFAEL ALBUQUERQUE e pelos artistas do PopArt, esta exposição obteve grande resposta do público em Porto Alegre! QUADRINHOS EM QUADRÕES é uma Jam Session em que cada artista produziu sua seqüência para uma história sobre morte e criação. Iniciada por Albuquerque e com artes continuadas por artistas de renome internacional, esta exposição consiste em 8 telas, de 1 m x 1,50 m, realizadas com técnicas diversas pelos artistas: RAFAEL ALBUQUERQUE, ROGER CRUZ, JULIA BAX, DAVI CALIL, EDUARDO MEDEIROS, MATEUS SANTOLOUCO, WEBERSON SANTIAGO e RENATO GUEDES.



LANÇAMENTO DA HQ OVERDOSE – a partir das 19h.

Segunda parte da trilogia MONDO URBANO, OVERDOSE conta com histórias de MATEUS SANTOLOUCO, EDUARDO MEDEIROS e RAFAEL ALBUQUERQUE.



BATE-PAPO COM ARTISTAS – a partir das 20h30.

Após o lançamento, os autores vão bater um papo com todos sobre a produção deste material e também sobre a exposição QUADRINHOS EM QUADRÕES.


MARCELO CAMPOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário