quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Parâmetros de julgamento de um bom desenho.

O que é um bom desenho?

Existe uma coisa que me incomoda um pouco nesta minha experiência como diretor e proprietário de escola de artes. Este incômodo vem desde a fundação da Fábrica de Quadrinhos, de quem fui sócio fundador, e persiste até agora com a QUANTA ACADEMIA DE ARTES.

O que é desenhar bem? O que as pessoas entendem como desenhar bem?

Os parâmetros usados para definir isso, é o que me incomoda.

A maioria dos interessados em nossos cursos de desenho, ilustração, histórias em quadrinhos e outros, nos procuram pensando que a Quanta é uma escola apenas para quem já desenha muito bem. Geralmente eles fazem outros cursos, que eles consideram ser básicos, e só depois, quando se sentem seguros, nos procuram. Muitos nos vêm como uma escola de formação para profissionais, e a maioria chega a dizer que tem medo de estudar aqui, porque terão aulas com alguns artistas de renome internacional e tudo mais. Acho isso muito engraçado porque ter a possibilidade de estudar com esses caras deveria ser um dos motivos pelos quais as pessoas procuram a Quanta, principalmente as que querem seguir a profissão. O fato de terem que estudar desenho primeiro, para depois procurarem nossa escola por não se acharem preparadas para terem aulas conosco (Embora isso seja meio absurdo) demonstra sua preocupação, ou pelo menos sua noção do que seja desenhar bem.

Tenho algumas opiniões malucas sobre a origem destes parâmetros. E acho que faço uma idéia de onde surgiu a noção, ou a impressão de que somos uma escola que só aceita alunos que já desenhem muito bem. De que somos uma escola que NÃO é voltada para atender àqueles que estão começando.

Nosso curso de desenho esta formatado justamente para a construção de uma visão mais ampla do que seja desenhar. Ele é um curso aberto (como considero que todos deveriam ser) no sentido de fazer com que o interessado entenda que NÃO EXISTE UMA MANEIRA CERTA DE DESENHAR! Não existe uma maneira correta. Existe desenhar. E desenhar é uma forma de expressão. Desenhar é se comunicar... Passar uma idéia, um conceito.

Qualquer pessoa pode desenhar. Qualquer uma. O que acontece, é que com o tempo, as pessoas começam a achar que arte é para artistas. Elas comparam a qualidade ou não de um desenho, uma ilustração, uma pintura ou um desenho em uma HQ, com sua proximidade com a realidade... Vou tentar me expressar melhor. Geralmente o que as pessoas julgam ser “desenhar bem”, tem a ver com a maneira como ela, o espectador, o público, interpreta a forma desenhada... Quanto maior for a proximidade desse desenho, ou pintura com o que ela vê no mundo real, quanto mais ela reconhecer aquela forma desenhada como uma cópia fiel da realidade, maior será a qualidade desse desenho ou pintura. Por exemplo, se ela vê o desenho de uma mão... Quanto mais realista for o desenho da mão, quanto mais próxima da realidade for aquele desenho de mão, mais as pessoas vão considerar aquele um bom desenho. Portanto, um bom desenhista é aquele que “copia” com mais fidelidade e detalhe o que nós vemos na realidade.

Este exemplo pode ser justificado por algumas frases que nós, desenhistas ouvimos o tempo todo quando alguém nos vê desenhando... As pessoas geralmente dizem: “nossa, isso é um dom, não é?”, ou “a pessoa nasce com esse talento, não é?”. As pessoas não falariam isso, se vissem alguém desenhando uma casinha no estilo que uma criança desenha uma casinha. Elas não dizem isso, porque não estão vendo uma casa desenhada como ela é no “mundo real”. Ainda assim, elas reconhecem a forma desenhada como a de uma casa. Então, o papel do desenho, nesse caso não estaria completo? Esse desenho de casa não foi capaz de comunicar que aquilo desenhado ali é uma casa?

10 comentários:

  1. Nossa!!!! Tá bem mais legal! A idéia de conteúdos no site é excelente.

    Estava mesmo sentindo falta de te ouvir falar.

    Grande beijo,

    Marcela.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo7:29 PM

    Vou tentar colocar alguma coisa aqui sempre Marcela (Marcélicka!!!)... Fui convencido de que a Quanta deveria expor um pouco mais sua linha de pensamento... Então... Estamos indo...
    Já colocamos um texto seu sobre Roteiro, e breve teremos outros colaboradores!

    bj enorme menina!!!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo10:25 PM

    esse conteudo foi muito bom para mim
    obrigado.
    beijossssssss

    ResponderExcluir
  4. Alberto Pessoa,

    Tenho procurado vc no Orkut para falar sobre aquelas ilustrações que vc fez para um livro meu. Eu amo aquele seu trabalho. Quero publicá-lo. Entre em contato comigo.
    Bjos

    denisepoetisa@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Alberto Pessoa,

    Tenho procurado vc no Orkut para falar sobre aquelas ilustrações que vc fez para um livro meu. Eu amo aquele seu trabalho. Quero publicá-lo. Entre em contato comigo.
    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Tenho vontade de fazer algum curso relacionado a desenho, mais a minha mãe, fala que não dar fulturo ,no ponto de vista dela ,vc pode dar uma passadinha no meu orkut e dizer o que vc acha?

    entende meu pensamento !
    orkut===>

    daniestrela_00@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. olha meus parabens pelo trabalho que vcs tem realizado .. admiro muito em questao toda forma de comunicação em top o desenho ilustrado.

    flash, corel, illustrator, photoshop, paint. qualquer um que seja sao apenas ferramentas, o desenho ta na mente de cada um isso que importa e vcs conseguem expressar muito bem hehehe se tivesse aqui em joinville faria o curso acho que todos ;D abraços
    @rodrigoluizgenz

    ResponderExcluir
  8. Eu amo desenho. Achei muito interessante o site. Estou acessando pela primeira vez. Vocês ensinam também no Corel Draw? Ou é só no Ilustrator.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  9. Anônimo10:26 AM

    Gostei das ideias, mas vcs podiam investir num visual para este blog mais coerente com uma academia voltada ao desenho. Tenho certeza que devem ter amigos webdesigners que fariam uma coisa bem melhor. De resto, queria ser aluno aí um dia.

    ResponderExcluir
  10. Ótimo texto, Marcelo! Concordo totalmente!

    ResponderExcluir