terça-feira, 9 de setembro de 2008

Dica do Weberson Santiago

Para inaugurar esse espaço a convite de Marcelo Campos, vou começar logo com um mestre pra mim.

Seu nome é Al Hirschfeld.

Quem me apresentou o trabalho de Al foi Thiago Cruz que inclusive tinha em VHS um documentário sobre a vida e o trabalho do artista. O nome do documentário é Line King, The: The Al Hirschfeld Story.

O que mais impressionou no trabalho foi o movimento dado aos personagens retratatos. E na caricatura, Hirschfeld era imbatível porque ele conseguia transmitir, através do traço, a personalidade da pessoa e não ficava atento apenas às características visuais. Pra mim é o melhor caricaturista que já vi.

O desenho de Hisrchfeld foi de grande influência para muitos animadores, inclusive o gênio azul do filme do Aladin (desenho da Disney de 1992) foi baseado nos trabalhos do mestre que inclusive foi consultor do filme. No longa de animação Fantasia 2000 (também da Disney), tem um curta metragem todo seguindo a mesma linha. Dá pra ver no Youtube também... Se não me engano a música se chama Rhapsody in Blue de autoria de George Gershwin. O cara que dirigiu o episódio e também trabalhou na animação do gênio se chama Eric Goldberg, outro cara que merece um post por aqui... Em breve. Vale à pena alugar esses dois filmes e assistir aos extras. Abaixo está o curta do Fantasia e um vídeo com o grande senhor com 99 anos produzindo uma caricatura de Paul Newman.

Hirschfeld trabalhou quase a vida toda na imprensa. Seus desenhos ilustraram páginas dos jornais The New York Times, também foi editor do New York Herald Tribune.

Veja o site do artista: www.alhirschfeld.com

Hirschfeld faleceu em Janeiro de 2003 aos 100 anos e ainda trabalhando. Seu último desenho (não sei se é lenda) é esse aí embaixo do Chaplim indo embora.

Al Hirschfeld, minha inspiração!

WEBERSON SANTIAGO





Nenhum comentário:

Postar um comentário