quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Curso de História em Quadrinhos - HQ - Quanta - Tel: (11) 3214-0553


Este curso de História em Quadrinhos (HQ) foi elaborado por profissionais de roteiro, desenho, arte-final e cor que atuam no mercado nacional e estrangeiro, todos professores da Quanta.

O aluno vai conhecer todas as etapas da produção de uma história em quadrinhos e seus vários formatos: história das HQs, roteiro, narrativa, linguagem (balão, requadro, calha, onomatopéias), anatomia para HQs, perspectiva narrativa, estilização, arte-final, composição, colorização, criação de personagem, definição de universo, letreiramento, projetos, tiras, gêneros (super-heróis, quadrinho adulto, infantil, humor, aventura, publicitário e institucional), estudo de mercado, técnicas e processos criativos.

Ao final do curso de HQ, o aluno estará apto a atuar no mercado editorial (jornais, livros infantis, juvenis e revistas) e publicitário (storyboards, campanhas publicitárias).

O curso foi formatado em matérias (ou módulos) com duração de, no máximo, 3 semanas, independentes de uma ordem cronológica. Isso possibilita ao aluno ingressar no curso a qualquer momento, desde que seja no início de uma matéria.
Por exemplo, digamos que o aluno inicie seu curso na matéria (ou módulo) 7 e o curso tenha 12 módulos. Ele avança pelo curso indo até o módulo 12 e continua normalmente a partir da matéria 1 até a matéria 6, quando completa o ciclo e conclui o curso, recebendo o certificado.

O curso de História em Quadrinhos tem duração de 1 ano letivo com 4 horas de aula por semana, podendo optar em fazê-lo às segundas e quartas-feiras, ou às terças e quintas-feiras, nos períodos da manhã, tarde ou noite, ou aos sábados, pela manhã ou à tarde.

Por ser um curso de especialização, é necessário que o aluno já tenha feito um curso de Desenho anteriormente.

Ao término deste curso de história em quadrinhos, o aluno poderá fazer o curso Histórias em Quadrinhos Avançado, onde aprofundará ainda mais o conteúdo visto anteriormente, além de ter contato com novas técnicas de narrativa, perspectiva narrativa, gêneros, climas, estruturas e composição. O conteúdo programático também simula situações reais do mercado editorial, levando o aluno a criar personagens direcionados para um público determinado, adequação de gênero ao mercado e quadrinho autoral, dando a ele ainda mais experiência na área em que pretende atuar.

Haverá também aulas especiais com profissionais convidados que poderão dar uma visão mais ampla sobre o mercado de trabalho.

Certificado ao final do curso.

Duração: 1 ano letivo.
4 horas de aula por semana.
Faixa etária: a partir de 12 anos.
12 vagas por turma

Matérias

Elementos de Linguagem Narrativa – Requadro e Calha.
Anatomia Realista – Naturalismo, Realismo, Estilizado.
Anatomia Realista – Gêneros.
Anatomia Realista – Anatomia Masculina e Feminina.
Anatomia Realista – Expressões Faciais, Corporal, Músculos, Membros, Dinâmica.
Roteiro – Storyline, Modos Narrativos, Personagens, Universo, Linguagem Formal, Estilos e Gêneros Narrativos, Equilíbrio, Timing, Controle de Narrativa.
Perspectiva Aplicada.
História das Histórias em Quadrinhos.
Linguagem Seqüencial – Movimentos de Câmera, Transposição de outras mídias, Relações, Storyboard, Seqüencialidade, Técnicas de Timing.
Luz e Sombra – Uso Narrativo, Luz e Sombra Emocional.
Composição – Design de Página, Quadro, Cena, Adequação Narrativa.
Arte-Final – Tradicional, Tratamentos Especiais, Técnicas Mistas.
Tiras – Estilos, Gêneros, Projetos.
Cor – Pigmentos Transparentes, Opacos, Computador.
Elementos Gráficos de Texto – Recordatórios, Balão, Onomatopéias, Letreramento, Tipologia.
Mercados e Formatos.
Criação de Personagens – Adequação, Estudo de Mercado, Estilo, Gênero.
Estilização – Histórico, Métodos, Práticos, Model Sheet, Style Guide, Adequação, Universo Visual, Mercado, Refinamento.
Técnicas de Transposição.
Capas – Psicologia, Formatos, Mercados, Gêneros.

Para mais informações, entre em contato com uma de nossas unidades.

Unidade 1 – 0xx11 3214-0553 ou mande um e-mail para quanta@quantaacademia.com

18 comentários:

  1. existe algum curso ou mesmo uma acessoria por MSN? ...na área que me interesso, é colorista (HQs), tenho uma boa noção no PS (CS3) e já to colorindo amadoristicamente, e como moro fora de SP, e no interior do Rio, mais dificil ainda, como sei da fama e dos proficionais que aí Habitam, como posso resolver esse problema!!

    Jorge Araujo (jorgearaujoo@hotmail.co)

    ResponderExcluir
  2. Anônimo9:45 PM

    OLA meu nome é Giovane Malatesta ,tenho 16 anos ,adoro desenhar , gostaria que analizasem meus desenhos .quero fazer um curso profissional,como faço para me matricular , só posso aos Sabados,estudo durante a semana, neu sonho é trabalhar nos estudios do Mauricio de Souza , adoro seus gibis , darei o email de minha mãe para contato, claudvooranen@hotmail.com,obrigado.

    ResponderExcluir
  3. gostaria de participar...

    ResponderExcluir
  4. Anônimo11:43 PM

    Meu nome é Marcus Vinicius e desenho desde meus 6 anos de idade, e hoje com 18 tenho esse talento mais desenvolvido, meu sonho é trabalhar em uma editora americana, principalmente na marvel, porem não consigo achar um curso relacionado a esta area de quadrinhos pois moro em Santos.
    Gostaria muito que voces conferissem meus trabalhos, creio que voces vão gostar, mas eu quero fazer o curso para me tornar mais apto a este ramo

    ResponderExcluir
  5. Anônimo11:46 PM

    Gostaria muito de uma resposta breve, por favor me informem no marcus_vinicius_paiva@hotmail.com, Obrigado.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo3:53 PM

    era ujma ves e fimm

    ResponderExcluir
  7. Meu nome eh tiago tenho 12 anos sei oque devem estar pençando "sou só um menino" mais desenhar é a minha vida sem isso não posso viver, desenho todos os dias tentando me aperfeissoar ninguem aqui de casa desenha porisso aprendo tudo sozinho adoro meus quadrinhos tenho uma pasta cheia, quando eu era pequeno não tinha um caderninho que não desenhasse, tenho muita vontade de participar de um curso de desenho mais não consigo achar porisso to escrevendo se quiserem falar comigo vo pasar meu email vlw'

    tiagosouzarocha@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Anônimo12:21 PM

    meu nome e´Lucas henrique e tenho 13 anos e adoro desenhar hqs,tenho meus proprios personagens,e gosto mt de visitar o site da quanta.
    xau galera

    ResponderExcluir
  9. Anônimo3:02 PM

    Alguen me de um chute no saco por favor!Eu sou o inferno ,e voces vermes malditos, são apenas insetos...Sin city é a hq mais loka que existe.foda-se malditos. www.Vaisefude@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Anônimo9:43 PM

    quero aprender como hobby qual o procedimento para cursar hq, as aulas são presenciais ou o curso é á distancia
    armando

    ResponderExcluir
  11. Tem como fazer o curso à distancia,moro no interior,mas ja desenho,sou webdesigner.
    Grata
    Mara_neti@hotmail.com /Mara.simoneti@gmail.com

    ResponderExcluir
  12. Eu gostaria muito de fazer um curso para aperfeiçoar minhas tecnicas em historia em quadrinho mas teria que ser mais proximo a minha cidade que fica no interior de sao paulo.Alguma novidade esse e meu e-mail
    patricia_marigo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. este curso tem em porto alegre?
    Gostaria muito de fazer este curso, sou estudante de design e gostaria de trabalhar com HQs em um futuro breve.

    ResponderExcluir
  14. Anônimo11:59 AM

    Meu nome e João Pedro Lins e queria saber como fasso para me matricular quando for mais velho.

    ResponderExcluir
  15. qual o seu endereço?

    ResponderExcluir
  16. Anônimo5:10 PM

    qual o endereço ?
    vcs dao curso em Belem do Para?

    ResponderExcluir
  17. victor10:06 PM

    cara meu nome e vitor e tenho 11 anos tenho muita vontade de participa de um curso eu posso ser pequeno na idade mas sou muito grande na habilidade nao quero dizer que sou melhor que ninguem aki se quiserem me testa meu email e:

    victinoh_100moreninho2@hotmail.com

    ResponderExcluir
  18. Anônimo3:27 PM

    este curso tem aqui mais perto Taubate/ Sao jose dos campos? aullos2008@ig.com. Eu ja desenho assim em preto e branco tudo que vejo. Não conclui minha faculdade em publicidade. grato Samuel
    favor enviar resposta para aullos2008@ig.com.br

    ResponderExcluir