sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Como começar a escrever um livro

Por Marcela Godoy

Este é um artigo especialmente dedicado aos leitores que freqüentemente me perguntam sobre "como começar a escrever um livro" , ou "como escrever um livro". Pretendo publicar outros textos sobre o assunto, mas para começar vai aí uma dica simples, mas fundamental...

Penso que o ponto mais importante na formação de um escritor é a leitura. O exercício exaustivo da leitura é que dá subsídios para que o autor encontre formas de exprimir suas idéias. Digo isso porque as palavras estão para o escritor assim como os números para o matemático. Um autor deve, antes de tudo, dominar a língua (como escrita) para então avançar ao passo seguinte, que é a composição, ou seja, o arranjo técnico e estético que têm, como produto final, o texto.

Em termos estruturais, qualquer criação literária, como forma de expressão de uma ídéia, deve ter (sempre) começo, meio e fim.

Não importa se você está escrevendo um livro, um conto, uma crônica, um artigo. O autor deve partir de uma 'proposta', ou hipótese, e chegar à sua conclusão. Deve saber, de antemão, o que quer contar. Isso é fundamental. A maneira como tal proposta será levada a cabo pode até mudar durante o desenvolvimento do texto, mas geralmente, e dependendo do domínio que o autor já tem da técnica, essa maneira apresenta-se também como parte da estrutura, antes mesmo do ato da escrita.

Eu, por exemplo, quando tenho uma idéia, geralmente já sei como vou apresentá-la ao leitor. A forma torna-se parte do conteúdo, mistura-se a ele. Para o autor que está começando agora penso que o exercício da leitura deva ser levado muito a sério não apenas pelo ganho, conhecimento e aprimoramento das ferramentas narrativas, mas principalmente pelo ganho, conhecimento e aprimoramento da língua como matéria prima.

O escritor tem por obrigação com o ofício de escrever saber expressar-se plenamente por meio da escrita. Meu escritor favorito, Edgar Allan Poe, em um de seus ensaios sobre o ato de escrever, afirmou "não creio que qualquer pensamento propriamente dito não possa ser exposto pela linguagem. (...) Quando experimentamos dificuldade em traduzi-lo em palavras é porque há na inteligência uma falta de método ou de deliberação". Essa afirmação contempla a maior dificuldade de um escritor e também seu maior triunfo. Pensar sobre como chegar ao resultado, ou seja, o êxito na exposição do pensamento por meio da criação, é pensar sobre o ato de escrever como ofício.

Neste sentido, eu diria que minha primeira "dica" ao escritor iniciante, se é que se pode chamar assim, é LER. Ler como forma de aprender, de descobrir, de aprimorar, de conhecer. Um autor DEVE ter o que dizer. Todo discurso tem que ter substância, conteúdo, finalidade. É por essa via que um autor conquista o leitor. É por essa via que o leitor descobre um autor, identifica-se com ele, e, finalmente, deseja conhecer o que este autor tem a dizer.

Como começar as escrevr um livro - Parte 2

MARCELA GODOY


Conheça os nossos cursos de História em quadrinhos, curso de desenho e o curso de técnicas de pintura.

256 comentários:

  1. Anônimo6:35 PM

    Queria agradecer desde já estas dicas para escrever. Estou a pensar escrever um livro e quero saber onde começar.

    se pudesse aprofundar mais sobre isto agradeço.

    Paula Moreira

    ResponderExcluir
  2. Anônimo10:26 PM

    Estou escrevendo um livro e gostaria de saber oq faço para poder "lanca lo"?

    ResponderExcluir
  3. Anônimo7:25 PM

    Obrigado pelas dicas ,porque eu quero começar a escrever um livro.Tenho 10 anos e recebi um prémio por as minhas histórias,e adorava escrever um livro.

    Ines gomes

    ResponderExcluir
  4. Anônimo12:05 AM

    Boa noite, tenho necessidade de me expressar, só gostava de poder fazê-lo de uma forma simples...mas assusta-me saber que tantos têm esta vontade...tanta concorrência!!:) Filipa Baptista

    ResponderExcluir
  5. Anônimo8:32 PM

    Olá, agradeço as dicas, mas gostaria de saber um pouco mais, mande pelo e-mail: vini.lopes.simoes@gmail.com.

    Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo8:50 PM

    Para começar a escrever um livro é necessário escrer de forma certa principalmente, ler muito, e deixar sempre para depois, nunca faça tudo agora o que você pode fazer amanhã...

    ResponderExcluir
  7. Anônimo2:12 AM

    Hum, gostei... mas esperava a aparte de escrever / revisar / publicar

    ResponderExcluir
  8. Anônimo12:28 AM

    Olá


    Gostaria que fossem ao meu blog para ver se tenho algum futuro ou nem por isso...


    o meu mail é tonypereira@msn.com

    http://poesia-a-nascer.blogs.sapo.pt/

    ResponderExcluir
  9. Anônimo1:47 PM

    gostei e e ajudou a esclarecer algumas duvidas, mas gostaria de saber como publicar

    ResponderExcluir
  10. tenho o habito da leitura a muitos anos, e tenho uma asiedade de escrever um livro, quando elabora uma dissertativa, não tenho dificuldades, as idéias me vem logo a mente, e sou muito comunicativa, falo muito, gostaria de alguma luz para essa ansiedade.

    ResponderExcluir
  11. Anônimo4:06 PM

    gostei. mais como posso publicar as minhas historias de ficção geimyson@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  12. Anônimo3:26 PM

    voces vao ver vou me tornar uma ótima escritora!!! paguem para ver!!!
    obs.: mas nao com esse site, não me deu nenhuma dica... vão no google e ponham como escrever um livro, vão no segundo tópico. lá é ótimo...

    ResponderExcluir
  13. Anônimo1:52 AM

    eu iria comentar, mas os comentários já postados são o suficiente... ops! não resisti, escrevam como queiram, mas escrevam, deixem suas memórias, assim fizeram nossos antepassados qizars

    ResponderExcluir
  14. Anônimo10:57 PM

    Eu começei a escrever um livro, mas empanquei porque acho que vai dar muitas voltas, não sei o que fazer.
    Pode-me ajudar??
    Brunocas_fcp@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. Gostaria de agradecer a sua iniciativa. Estou realizando um antigo sonho que é escrever um livro. Estou com muitas dificuldades em relação a lingua portuguesa, mas sei que conseguirei. Existe algum tipo de revisor de texto, antes da publicação?

    ResponderExcluir
  16. estou escrevendo um livro sobre drogas; e o sofrimento e destruiçao que ela causou na minha própria vida.gostaria de ajudar com o livro alguem pergunta; me aprofundo nesse projeto ou nao? imail ;luisgaucho@yahoo.com obrigado

    ResponderExcluir
  17. Oi adorei ler este artigo, me passou muitas idéias, é que quero escrever um livro (pequeno), sobre a história de vida do meu pai (surpresa), e gostaria de saber por onde começar... se puder me ajudar serei grata!!!
    e-mail: anpaula_45@yahoo.com.br
    Ana paula

    ResponderExcluir
  18. Anônimo12:27 AM

    estou pensando em escrever livros sobre a vida das pessoas, seus problemas, para encorajar-nos com nossos pequenos tropeços que há no caminho, também uma recordação pra ficar na saudade pois não sabemos nem o tempo nem a hora em que partiremos,acho super importante os livros para a geração seguinte poder se lembrar de tudo quanto fomos, agimos e pensamos; vocês todos perseverem neste caminho...

    ResponderExcluir
  19. Anônimo5:49 PM

    Oi adorei as dicas, estou pensando em começar a escrever um livro, de ficção que tenha magia, esse tipo de coisa. Se você tiver mais algumas dicas pra mim :

    laianiantonieta@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  20. QUERO ESCREVER UM LIVRO SOBRE A VIDA REAL DANDO EEMPLOS E DICAS SOBRE O ROMANTISMOS E QUE NUNCA FAÇA ALGUM SOFRER POIS ESSE ALGUEM PODE SER VOCÊ.

    ResponderExcluir
  21. PASSOU EM MEU SENTIDO ESCREVER DEPOIS DE UMA DECEPÇÃO VIVIDA DE UMA GAROTA QUE ME FALAVA QUE O AMOR SUPORTA TUDO.
    ESSE GAROTA FEZ EU NOTAR QUE SÃO MUITOS OS QUE FLAM DE AMOR E SÃO POUCOS OS QUE SABEM AMAR, E SO DAMOS VALOR DEPOIS QUE PERDEMOS.LUANA DE IGUATU FOI ESSA A GAROTA.ASS >>DIASSIS

    ResponderExcluir
  22. E PASSOU EM MEU SENTIDO ESCREVER DEPOIS DE UMA DECEPÇÃO VIVIDA DE UMA GAROTA QUE ME FALAVA QUE O AMOR SUPORTA TUDO.
    ESSE GAROTA FEZ EU NOTAR QUE SÃO MUITOS OS QUE FALAM DE AMOR E SÃO POUCOS OS QUE SABEM AMAR, E SO DAMOS VALOR DEPOIS QUE PERDEMOS.LUANA DE IGUATU FOI ESSA A GAROTA.
    PARA QUEM QUIZER SABER MAIS SOBRE MEU INTERESSE EM ESREVER.
    MEU E-MAIL É DIASSIS.E.VC@HOTMAIL.COM
    4:31 AM

    ResponderExcluir
  23. Juliene Felix10:07 AM

    A observação feita pelo amigo a cima é totalmente veridica,falar de amor é facil,viver um intensamente é o dificil...
    Todos queremos amar...mas o "amor" é um sentimento guardado para os que realmente são dignos dele!

    ResponderExcluir
  24. Anônimo10:52 PM

    Morei na Europa durante sete anos e retornei ao Brasil fazem 8 meses.Gostaria de começar a escrever um livro sobre as minhas experiencias e como é ser um imigrante fora do Brasil. Gostei das dicas e gostaria de receber mais dicas e apoio.
    meu email-janainamerlim@hotmail.com
    obrigada,
    Janaína

    ResponderExcluir
  25. Estou anciosa para e escrever um livro sobre a vida de uma amiga muito íntíma e querida, e preciso de dicas de como iniciar, saber exatamente do que preciso fazer para começar!! meu e-mail é: dany_nanet@hotmail.com

    Obrigada,

    Danielle.

    ResponderExcluir
  26. Anônimo3:06 PM

    Dou um conselho, a todos os que querem começar a escrever. Devem em primeiro lugar, ler muito, aproveitar todos os momentos livres, como à noite, em férias, etc. Tentem diversificar a leitura que escolhem e sobretudo, escrevam, escrevam, escrevam, até que as ideias comecem a fluir bem, pois a escrita acompanhará esta e também fluirá. No entanto, pela forma que alguns de vós se exprimem, dou-vos por conselho que se fiquem apenas pela leitura, ou escrevam sómente para vocês, Irá poupar-vos de desilusões. Um grande abraço para todos do Tuga.

    ResponderExcluir
  27. Olha, eu gostria que você se aprofundasse. Preciso de mais coisas... Estou começando agora minha carreira de escritor e gostria de saber como começar.

    ResponderExcluir
  28. Anônimo11:59 AM

    Achei interessante este artigo.Quero terminar de escrever meu livro e fazer uma das coisas que toda a humanidade deve fazer para ser feliz.

    ResponderExcluir
  29. eu quero escrever um livro, mais gostaria de saber se tem algum livro que possa me dar um auxilio, quero escrever um livro literário... sera que pode me dizer se tem alguma? me manda um e-mail se tiver, por favor...

    ResponderExcluir
  30. Anônimo11:26 AM

    Estou escrevendo um livro e me deparei com muitos problemas. Especialmente este de, às vezes, não saber como expressar minhas idéias ao leitor ou acreditar que minha narrativa estava muito idiota; a ponto de ser rídiculamente infantil.
    Obrigado pela ajuda. Espero que poste mais sobre este assunto.

    ResponderExcluir
  31. Anônimo6:58 AM

    Obrigado pelas dicas. Eu pretendo narrar a minha experiencia de vida em livro.E arriscado? As pessoas gostam de historias reais? Digam-e alguma coisa.

    meu e-mail = mcjaime05@yahoo.com.br
    Maria.

    ResponderExcluir
  32. Anônimo7:03 PM

    Transformar uma idéia em palavras é uma das artes mais complexas e belas a que o ser humano pode dedicar-se.

    ResponderExcluir
  33. Boa tarde,
    Sei que parece ridículo, mas gostaria de escrever a minha auto biografia, tenho 31 anos, mas considero que tudo o que passei uma grande prova, uma lição de vida.
    Se me puder ajudar agradecia muito.

    Desde já muito obrigada,

    Raquel

    ResponderExcluir
  34. como fasso para escrever um livro de verdade por que eu to inspirado.

    ResponderExcluir
  35. Anônimo1:55 PM

    Quero muito escrever um livro mas tenho medo de quando conclui-lo não consequir lançar para conhecimento de todos e perceber que foi tudo em vão, sou fã de Dan Brown e espero um dia escrever tão bem quanto ele. Agradeço a dica e garanto que é fundamental uma ótima leitura.

    ResponderExcluir
  36. Gostei muito das dicas! E arrisco dizer que além de tudo o que você disse, é imoportante destacar um outro fator muito importante para começar a escrever um livro: Dedicação e seriedade do escritor, é preciso amar, ter paixão e entregar-se ao mundo das letras.

    ResponderExcluir
  37. Anônimo2:28 PM

    Olá!
    Estou me preparando para ser uma terapeuta transpessoal, e minha sobrinha com 17 anos esta passando por um momento dificil, como uma forma de terapia pedi a ela que escrevesse sobre sua estoria de vida, e estou pensando em lançar um livro a respeito, adorei as dicas acima.
    gostaria que me indicasse livros que me ajude nesse sentido.
    grata

    ResponderExcluir
  38. Anônimo5:28 PM

    Olá!
    Tal como já escrito, o ideal será mesmo ler bastante. Também, é essencial saber escrever... dominar as palavras!
    Não basta querer transmitir uma ideia, é importante pensar a quem se destina. Ou seja, para quem estamos a escrever. Vidas interessantes, temos todos. A arte é saber transmitir - dar alma às palavras - !
    Boa sorte a todos os novos escritores e muito obrigada às partilhas.

    ResponderExcluir
  39. Anônimo6:38 PM

    parabens ótimo artigo.

    ResponderExcluir
  40. eu vivi uma linda e emocinante historia de amor quando adolecente e agora pretendo escrever um livro e preciso de ajuda....me ajudem..meu msn e elysangelasousa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  41. Anônimo6:30 PM

    Edgar Allan Poe realmente é fenomenal!! :)
    Suas dicas são realmente muito boas e inteligentes!!
    e como disseram ali em cima saber dominar as palavras tambem é bom rsrsrsrs... e isso agente adiquiri... LENDO!!
    Abraços

    ResponderExcluir
  42. Anônimo10:48 PM

    Tenho 14 anos e meu professor pôs como proposta para a turma escrever um livro. Eu achei muito legal a proposta, mas tenho uma certa dificuldade com a escrita. O meu maior problema é ter o começo e o final da historia mas nao ter o meio.
    Já comecei a escrever o livro apesar de nao saber como continua-lo. O que mais está me ajudando é o fato de eu ser uma leitora assídua.
    Bom, agradeço pelas suas dicas.
    Abraço

    ResponderExcluir
  43. Anônimo8:32 PM

    nossa essas dicas são muito interessantes.Eu comecei a escrever um livro e essas dicas me deram um certo "impulsso" para continuar!!

    ResponderExcluir
  44. Anônimo1:05 PM

    O sábio rei Salomão disse: " ...de se fazer muitos livros não há fim e muita devoção a eles é fadiga para a carne..." Parece um balde de água fria, mas não é, Salomão mesmo deixou muitos escritos, pela vida intensa que teve, penso que, o que quis dizer com isso foi que deveriamos escrever o que realmente vale à pena, talvez literalmente falando. Um conto, uma história é uma forma de nos eternizar de deixar expressa uma idéia que talvez mude a forma que pelo menos uma pessoa vê o mundo, essa é minha maior ambição. Crear algo assim é como "crear" e digo realmente "crear" (fazer algo existir, e não simplesmente "criar", como um pastor faz com suas ovelhas) vidas, a seu bel prazer, dar expressão e alma a uma pessoa que passará a existir por meio de suas palavras, isso para mim é maior do que o ouro e a prata, é uma glória inestimável... Até hoje nos emocionamos com Romeu e Julieta de Shakespeare, ou os contos policiais da falecida Agatha Cristhie. Vi um filme sobre a vida de Salomão que até hoje me lembro das cenas em que o sábio rei morre segurando as mãos do filho herdeiro, as últimas palvras de le foram: " filho, seu pai foi um tolo".

    ResponderExcluir
  45. ESTOU TENTADO ESCREVER UMA BIOGRAFIA.
    MAS TENHO MUITAS DUVIDAS COMO COMEÇAR, POR ISSO QUERIA ALGUMAS NOVAS DIGAS.

    ResponderExcluir
  46. Tony. - Obrigado, foi de grande ajuda. Estou com a ideia na mente, mais não sei como coloca-la no papel.

    ResponderExcluir
  47. Anônimo1:54 AM

    Boa noite!
    Estou a planear escrever um livro no qual vou contar uma historia de amor veridica.
    Gostava de saber se o nome das personagens pode ser parecido ao real, por exemplo, se a rapariga verdadeira se chamasse Tânia eu poderia usar o nome fictio de Taniah ? Ou o nome tem de ser muito diferente do verdadeiro?
    Pergunto isto porque poderia ser multado...
    Obrigado

    ResponderExcluir
  48. Anônimo2:58 PM

    Adoro escrever, tenho 12 anos e uma vez na escola minha historia virou uma prova de oitava serie!!
    Leio muito desde que aprendi e ler, e, ultimamente tenho lido muita mitológia.
    Gosto de cronicas, qualquer outra dica mande um e-mail para rafapanza@hotmail.com

    ResponderExcluir
  49. Anônimo1:33 PM

    adorei mas queria informações mais profundas...

    ResponderExcluir
  50. Anônimo1:48 PM

    Hummmmmm...muito bom....

    ResponderExcluir
  51. Olá
    adorei suas dicas ; tenho 11 anos e adoro ler e escrever , minha matéria preferida é a Lingua Portuguesa ; meus pais tem o maior orgulho de minhas redações. Eu tenho uma maior vontade de escrever um livro não sei ainda o genêro mais eu estou começando um diário. Meus familiares e amigos estão me ajudando MUITO e acharam o começo super interessante !
    E suas dicas me ajudaram muito e agradeço por isso !
    Muito obrigada mesmo
    Camilla.

    ResponderExcluir
  52. Anônimo9:07 AM

    Gostei muito do artigo e creio que sem essas "dicas" seria difícil uma pessoa escrever um livro agradável. Porém vale lembrar que é preciso ter emoção e sinceridade quando escrevemos, pois assim o livro se torna uma marca pessoal, sem que os leitores percebam isso. Principalmente quando escrevemos uma narrativa, seja um romance, uma ficção, devemos saber viver o personagem e expressar sentimentos, palavras, atitudes... assim o leitor poderá sentir essas emoções como se fizesse parte da história. Quando isso acontece, é porque o livro é realmente bom.

    Eu comecei a escrever há uns 5 anos atrás. De início escrevia pequenos poemas. Hoje estou me envolvendo com algo maior, pois escrevo um romance longo. Pretendo um dia publicá-lo e poder ter a alegria em saber que muitos puderam desfrutar de uma leitura de minha autoria.

    Desejo muito sucesso à todos os escritores iniciantes, assim como eu. Pois um livro é uma chave para o mundo do conhecimento, da imaginação, da fantasia ...

    Gabriela ( gabi-greenday@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  53. Anônimo6:50 PM

    eu gostei muito do artigo que li, adorei e queria me aprofundar mais sobre o assunto. a muito tempo queria escrever algo, agora tenho uma grande idaeia so que nao sei como começar, dar inicio a historia.mas a cada dia minha ideia floresce cada vez mais, e minha historia vai ganhando espaço no meu dia a dia, e surpriendente como eu passo o dia todo pensando, so que quando eu vou apssar para o papel, acabo perdendo tudo e nao tenho idaeia como começar.
    eu queria ter um ponto de partida.
    espero resposta
    um gtande abraço daniel
    billustosa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  54. Anônimo10:17 PM

    Tenho apenas 17 anos, mais aconteceu comigo algo que eu precisava escrever, sempre desde pequena sempre gostei de escrever em diários, cadernos etc.
    Minha professora de redação está me auxiliando em algumas coisas sobre gramática, acho que estou me saindo bem. Gosto muito de ler e acho que talvez seja um dos motivos que eu esteja me saindo tão bem, não digo que vou fazer sucesso, mais pelo menos vou conseguir meu objetivo de guardar em paginas escritas sobre o que já me aconteceu. Um grande beijo.

    ResponderExcluir
  55. Anônimo9:47 AM

    bom dia meu nome e rafael nascimento estou querendo escreve um livro sobre a vida de dois personagem pai e vó preciso de detalhes,pode me ajudar por favor .

    ResponderExcluir
  56. Anônimo9:48 AM

    rafamuilouco@hotmail.com

    ResponderExcluir
  57. Anônimo11:33 AM

    O bom é ver que nem tudo ta perdido. Gostaria de ler a história de cada um desses novos escritores.
    Minha dica além de todas aqui é: Consigam um leitor on-line do desenvolvimento de, por exemplo cada 2.500 palavras. Vc logo vai saber sobre o nível despertado e sobre a manutenção deste nível.

    ResponderExcluir
  58. Anônimo11:20 PM

    oii
    meu nome é Hana Carolina tenho 15 anos e uma historia de vida muito interessante.recebi a proposta de escrever uma autobiobrafia(afinal sempre fui muito elojiada pela minha escrita e poder de argumentação)mais nao sei como posso comessar.
    se você puder me dar alguma dica eu e-mail é: hana_carolina.94@hotmail.com

    des de já agradeço a atenção

    ResponderExcluir
  59. Anônimo3:19 PM

    (começar...)

    ResponderExcluir
  60. Oii,

    gostaria de agradecer muito pelas dicas! ADOREI
    sempre, desde pequena lia bastante, no banheiro, em tudoo !!

    Muito obrigada !

    Bruna

    ResponderExcluir
  61. Anônimo11:34 AM

    Oi, eu gostaria de agradecer pelas dicas... Foram muito esclarecedoras e eu fiquei surpresa ao constatar que tudo o que foi citado acima eu tenho em meu livro, que estou escrevendo há dois anos. Já é uma história bem desenvolvida, e espero terminá-la pelo menos no ano que vem...

    ResponderExcluir
  62. Anônimo10:39 AM

    Para qualquer proposta escrita, vc preicisará dominar o conteúdo daquilo que quiser propor.Precisará em primeiro lugar ter certeza do que está fazendo e qual é a proposta disso, mas principalmente terá que ter coração naquilo que for fazer. o AMOR que dedicar será tão importante quanto o hábito da leitura, que é também impressendível para qualquer, que queira não só escrever um livro mas fazer dele algo que dê sentido também a vida do escritor.

    ResponderExcluir
  63. Anônimo5:00 PM

    Muito boa a orientação.Queria saber se é possível dar nos mais dicas sobre esse tema.
    obrigada

    ResponderExcluir
  64. Anônimo10:38 PM

    Muito obrigada pelas dicas, mas ainda não tenho uma noção complexa do assunto,já fiz um livro que por algum acaso não ficou muito bom , mas agora já tenho outra ideia como a de reinventar um personagem...tenho a história, mas não sei por onde começar...

    meu E-mail: dessa_jaques@hotmail.com

    ResponderExcluir
  65. N.T.C.O7:36 AM

    Obrigado pelas dicas que aqui deixas-te neste artigo. Realmente é muito importante LER. Também já começei a escrever um livro, pelo menos estou a tentar. O meu irá ser de espionagem e conspirações. Já agora fica aqui o blog: greatwindow.blogs.sapo.pt

    ResponderExcluir
  66. Anônimo4:29 PM

    Obrigada suas dicas sao bastante aproveitaveis, me ajudou bastante...

    no momento estou lendo um filme de ficçao chamado Harry Potter e As Relíquias da Morte o ultimo, e fiquei com vontade de espressar a minha vida real num livro. Asumo q nunca pensei em escrever um livro mais vi que gasto tempo com coisas inuteis e pensei "Por que nao escrever um livro em vez de ficar olhando a TV?"

    e estou aqui lendo formas para que o meu futuro livro sejá um exemplar para as pessoas que tenham vontade mais acham que é perca de tempo.

    Á tenho 13 anos pulando para o 14 agora em 24 de julho!

    Obrigada pelo oportunidade!!

    ResponderExcluir
  67. Anônimo9:56 PM

    Gostei muito da explicação, porém gostaria de mais exclarecimentos como por exemplo como se faz para lançar o livro, editoras e etc... Se poder me enviar por e-mail. Desde ja agradeço.
    E-mail: dutrachristina@hotmail.com

    ResponderExcluir
  68. Anônimo1:37 AM

    A minha duvida e da maioria como percebi,tenho a idéia,as fontes o assunto mais tenho dificuldade para iniciar.Pretendo escrever casos reais de pessoas normais mais que tenha na sua vida um algo á mais a nos acrecentar é mais ou memos isso.por favor se possivél entre em contato.valeriasemedo@gmail.com,Obrigada.

    ResponderExcluir
  69. Anônimo1:20 PM

    Olá! Gostei das dicas. Eu ja estou a acabar um livro de fantasia (e planeio escrever um coleção), mas queria saber como publicar o meu livro só que com uma editora (e não na net). alguem me pode informar???

    ResponderExcluir
  70. Oi! Eu tenho 14 anos e vou escrever um livro (nao que eu pretenda publica-lo, ate porque eu tenho um amigo da minha idade que tem tres livros prontos e nunca conseguiu chegar nem perto de publicar). Eu ja tenho a historia pronta na minha cabeca, mas sempre que eu commeco a escrever, quando vou ler o que ja fiz, fico infeliz com os meus resultados. Mostrei para o meu irmao, e ele diz que esta bom, mas que eu acho ruim porque leio livros escritos por profissionais e comparo minha escrita a deles. Eu peco ajuda, por favor. Nao sei o que fazer. Ja tentei mais de dez vezes, mas simplismente nao fico satisfeita. O que eu devo fazer?

    ResponderExcluir
  71. Anônimo9:05 PM

    Adorei as dicas. Não há sucesso sem trabalho. Gostaria que me ajudasse sobre o que ler. Meu sonho é contar minha história. É de grande valor por ser única. Se possível, entre em contato. kathyacilene@itelefonica.com.br

    ResponderExcluir
  72. samira9:41 PM

    Adorei as dicas ..
    Mas para escreve um livro precisa de atenção e sabedoriae muito mas.
    e as vezes q tem gente q escreve um livro não verdadeiro .
    Mas pra eu crio uma historia verdadeira.
    preciso de atenção,pençamento da epoca ,
    ou copiar um livro .
    mas temque ter sabedoria .
    samira:

    ResponderExcluir
  73. samira1:21 PM

    eu adoro escreve um livro

    ResponderExcluir
  74. Anônimo2:02 PM

    meu nome eh cintia tenho 12 anos e quero escrever um livro mas naum estou conseguindo me ajudem queria puplica-lo como faço entrem em contato por favor
    cici.gatinha@hotmail.com

    ResponderExcluir
  75. Anônimo10:39 PM

    Boa Noite,
    Adorei as dicas. Gostaria, se possível, que me enviasse mais. Tenho muitas ideias mas, tenho receio de expressá-las. Me ajude, por favor.
    (comucomunidades@yahoo.com.br) Obrigada.

    ResponderExcluir
  76. Anônimo2:11 PM

    Eu quero escrever um livro de ficção,como Harry Potter já tenho todos os personagens e suas caracteristicas escritas mas não sei como se começa as vezes eu já começo muito rapido e não da para os leitores saberem mais sobre o personagem principal.quero que você se puder me mande umas dicas.
    tony_aguiar00@hotmail.com

    ResponderExcluir
  77. simplesmente amei, eu já sabia que a principal ideia de um escritor seria a pratica da leitura,e um belo conhecimento das palavras eetc... Agradeço a você, estou escrevendo um livro, e espero que um dia eu possa dar otimos conselhos, assim como você acabou de dar a todos nós um grande beijo.

    ResponderExcluir
  78. Me chamo Ygor Fernando, moro em Rondonia. Quando cursava a 7° (Sètima) sèrie, tive o privilègio de escrever um ''mini livro''. Em 40 paginas descrevi uma història sobre um estrupo. Confesso que tive grandes dificuldades com respeito ao que dizer, e se o que eu estava dizendo era correto. Peço permiçao ao editor dessa matèria, para dizer que quando voce quer escrever um livro, a primeira coisa que voce precisa fazer è conhecer os fatos, e comprovar a veracidade de tal. Nao adianta voce querer expressar algo como verdadeiro por conclusoes proprias. Outro passo tambem que me ajudou, è LER, como foi apresentado no texto acima, e tambem pesquisar sobre o assunto que eu estava narrando. E se concentre em um escritor, ache alguem para ser o seu iluminador!

    ResponderExcluir
  79. ola! tenho anseio em escrever, as ideias são vastas, mas há uma que abrange um contexto exaustivo em pesquisas(como você mesmo citou, que seria: "pesquisar sober o assunto". e quanto a se concentrar em um escritor para ser o iluminador. o tema em questão seria o comportamento humano, especificamente, relação homem x mulher quanto a cultura machista.
    quais autores deveria procurar??? quem seria o iluminador? enfim..

    agradeceria se pudesse me orientar.

    visto que,existe pretenção de escrever um livro, mas não há amadurecimento, ou seja, não saberia como faze-lo.


    meu e-mail é: ik_tafel@hotmail.com

    ResponderExcluir
  80. http://selpholmsel.blogspot.com/
    primeiro capítulo da minha história neste blog, quem se interessar, acesse ^^

    ResponderExcluir
  81. Anônimo11:31 AM

    Céus... como pode haver tanta gente absolutamente sem qualquer noção, e outros que se aproveitam disso? Escrever autobiografia, ou qualquer porcaria que o valha, qualquer um pode fazer. Desde que não se importem com a inexistência de interessados em ler o produto de suas mentes doentias, ou nem tanto. Desculpem, mas se querem "publicar algo", ou seja, se esperam que o que escrevem seja lido, examinem suas consciências e vejam se têm algum talento. Escrever para si próprios não é proibido, mas párem de pensar que fazem algo que preste. Ou, sinceramente, que se explodam...

    ResponderExcluir
  82. Anônimo11:34 AM

    e mais, estrupo.... pretenção com ç, eu já havia visto... mas pençamento, esta ganhou.
    Vão estudar...

    ResponderExcluir
  83. Anônimo3:00 PM

    esto pensando em escreve um livro q fale do sexo na adolececia gostaria de mais dicas meu email e brunasoares513@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  84. Fui preso aos treze anos de idade ,aos dezeseis novamente ,aos vinte fui baleado pela primeira vez e quase ~perco minha vida.um ano depois um grupode esterminio da policia mulitar tentou me assassinar e levei cinco tiros no peito,no mesmo ano passei por situações de perigo ,troca de tiros com a polia,perceguições e enfim fui novamente preso aos vinte e dois anos de idade.Apos cinco anos conquistei minha liberdade .As coisa estavam dificeis nos primeiros anos e isso me levou a cometer outros crimes nos doi primeiros anos em que estive livre até que conheci a mulher mais linda que ja havia conhecido,ela é formada em psicologia e isso me levou a ter interesse pelos estudos ,terminei o ensino mé dio e ja estou cursando o segundo ano da faculdade de pedagogia,fiz dezenas de curso em diversas areas e abri uma pequena empresa de comercio varegista de g´s e água.Esqueci de dizer que fui viciado em crak e cocaina e fazem cerca de sete ou oito anos que estou livre desse vicio .E por todas essas minhas esperiencias eu gostaria de escrever um livro. meu imail é;itamar.x@hotmail.com se alguém puder me ajudar me digam.

    ResponderExcluir
  85. Gostei mas... já li muita coisa e pesquisei um pouco sobre o assunto...

    Já tenho uma idéia formada para um livro, mas não sei por onde começar a história... é porque o personagem principal só saberia de seu passado após algum tempo do enredo, mas não sei se devo fazer com que o leitor saiba isso antes ou depois do personagem (ou mesmo junto com ele), e acho que o passado conhecido pelo personagem seria muito tediante em um texto (é um mundo de fantasia medieval, e o personagem acabe sem querer consumindo sua aldeia natal com chamas, pois consegue conjurar fogo)... E eu precisaria narrar sua infância em tal cidade... o problema é que sua infância não teve muita coisa... foi marcada pelo desrespeito e preconceito, então REALMENTE não sei como descrever, mesmo em um resumo, sua infância...

    Por favor, me mande um e-mail com dicas...

    louco.rpgquest@hotmail.com

    ResponderExcluir
  86. Anônimo7:51 PM

    Tenho imensos inícios de histórias, mas parecem--me demasiado entediantes, e por isso apago-as . tenho apenas 13 anos, mas adoro escrever e gostava de saber como posso continuar o meu livro . devo fazer tópicos ?

    ResponderExcluir
  87. Anônimo8:17 PM

    Tenho algumas ideias em minhas cabeça e estou começando a escrever um romance,mas não pensei em todo o enredo, então as ideias vêm aos montes, não sei como "amarrá-las"(às vezes nem ao menos são sobre a mesma história. Estou confusa. Acho que não conseguirei. Se puder enviar algumas dicas...
    lorenamuttz@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  88. Anônimo7:06 AM

    Meu Deus!!! Nunca li tantos erros de Português em alguém que se intitula escritora... Esse texto não tem ponta por onde se lhe pegue, má escrita, erros ortográficos, pessima ideologia. Duvido que seja escritora de sucesso.
    Exprimente dedicar-se á escrita de livros de culinária amiga, mesmo assim... Boa sorte

    ResponderExcluir
  89. Anônimo4:47 PM

    Marcela.
    Atualmente, como aposentado em administração, me tornei escritor, realizando velho sonho. Vide o meu livro A Morte do Sonho no Google Book. Ou se preferir, digite o meu nome na caixa de busca do Google. Tenho ganhado prêmios literários e estou escrevendo, escrevendo, escrevendo... Por isso, tanquilamente, lhe parabenizo pelo que disse aqui. Vi, também nesta página, que existem alguns críticos, não se preocupe com eles. Conforme disse Chico Anísio: “Crítico é aquele que não conseguiu ser”. Continue! Quero aprender mais.
    Vander Luiz Rocha
    www.vlrocha.com

    ResponderExcluir
  90. Anônimo11:18 PM

    Oi meu Nome é Marcelo,Tenho 18 Anos e Tenho algumas Dúvidas Em Como escrever um livro.
    Assim,Como eu devo começar.Eu já tenho Uma noção de como o meio deve ser e como o fim da história será,mas o começo é que está me entrigando.
    Eu começo falando da forma que cada personagem tem.Tipo Altura,Cor do cabelo,todas essas baboseiras,
    devo começar contando como o personagem principal tem uma vida sofrida,entediante e não suporta a solidão mas não concegue viver ao lado dos seus familiares,ou devo começar falando dos feitos e dos defeitos que cada personagem tem?
    Espero que Vocês Escritores Consagrados e a vocês novos escritores que possam me ajudar.
    Qualquer coisa passa no meu Msn; Marcelinho43@hotmail.com ou no meu orkut Marcelinho43@yahoo.com
    Obs: o número 43 não tem nenhum significado em minha vida pessoal,Só coloquei ele para Poder conversar com mulheres que tem o pensamento um pouco mas maduro.

    ResponderExcluir
  91. Creio que para a maioria dos que escreveram aqui estão faltando algumas coisas essenciais; boa leitura, interpretação e, o domínio da escrita.

    Aconselho que leiam novamente o texto e vejam que a autora diz claramente que o domínio da língua escrita é fundamental.

    Em tempo, quero lembrar que um escritor escreve pelo prazer de escrever e não para se tornar celebridade.

    Tem gente que nem começou escrever ainda e já quer saber como publicar!!

    Escreva primeiro, se achar que ficou bom, peça para que outras pessoas leiam e dêem sua opinião, assim você terá uma idéia se vale a pena enviar para uma editora ou não.

    Uma dica: crie um blog e exercite a escrita.

    ResponderExcluir
  92. Anônimo6:02 PM

    Mim chamo Fátima, e atualmente estou pensando em escrever um livro e como vocês também tenho duvidas, porem as criticas , as dicas tudo é valido. Quero dizer a todos vocês não desistam, busquem informações, ajuda, leiam, e quem sabe no futuro bem proximo estaremos levando as nossas menssagens a todos os leitores.

    ResponderExcluir
  93. Anônimo10:01 AM

    Ola, bom dia.Gostaria de iniciar a vida de escritor, gosto muito de leitura e vejo na escrita um meio de me espressar, admiro muito escritores do tipo Augusto Cury e Paulo Coelho, e gostar de está recebendo dicas de como iniciar um livro.
    Quais as formas de estar redigindo um livro com um bom conteudo.
    meu nome é Alexandro silva cruz.

    meu email:alexandrosky@yahoo.com.br

    Obrigado, aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  94. Anônimo5:46 PM

    Marcela Godoy, tenho certeza que tenho uma ótima história(ação, ficção, e laços eternos de personagens que transendem épocas, dimensões), que daria um filme de bater recordes de bilheteria, mas não tenho tempo de aprender a escrever um livro, se houver interesse seu de saber como é, entre em contato doncarmello@ig.com.br, vale a pena voçe dar esta atenção a um anonimo

    ResponderExcluir
  95. Anônimo11:39 PM

    Sobre escrever... Não é uma tarefa fácil e exige dedicação, inspiração e muita leitura. Li uma vez que não é tão importante os assuntos que você irá abordar em um texto, mas sim a forma como eles são expostos! Creio que escrever um livro é um grande desafio, e desafios saudáveis fazem um bem imenso para a nossa saúde. Ler é essencial. Escrever é práticar... No passo a passo, o primeiro seria ter uma história para contar e criar os personagens e imaginar as ações, tempo e local, ou seja, construir o livro propriamente dito... Quanto a escrever livros,há escritores que os escrevem rapidamente, em questão de dias, porém, se essas obras farão sucesso de vendas, é uma questão de ideias originais, textos que consigam prender o leitor - não a cada página e sim a cada linha! - e, no decorrer da leitura, cause uma sensação marcante no leitor, do contrário, poucas editoras irão se interessar em publicar sua obra.
    IMPORTANTE: NÃO DESISTA APÓS ESCREVER ALGUMAS PÁGINAS: ACREDITE NO SEU POTENCIAL E PROCURE APRIMORAR SEUS CONHECIMENTOS. PROCURE MOSTRAR SEU PROJETO A SUA FAMÍLIA, POIS GRANDES AUTORES DO PASSADO, DO PRESENTE E PROVÁVELMENTE DO FUTURO, FORAM INCENTIVADOS A NÃO DESISTIR E CONSEGUIRAM FINALIZAR SEU 1º LIVRO E PUBLICÁ-LO - COMO AGATHA CHRISTIE E STEPHEN KING.
    Abraços a Todos!!!

    ResponderExcluir
  96. Anônimo8:50 PM

    Boa tarde a todos,gostaria de escrever uma historia real que vivi,e aprendi muito ate mudei minha forma de ser e foi algo tao lindo que aconteceu,e quero saber se devo escrever,porque me sinto timida e queria escrever mas nao ser econhecida e tao pouco que alguem saiba que sou eu...mas a historia e real de um amor impossivel entre uma brasileira e un frances,e o que eles sao capazes de fazer com uma extrangera,dependendo de cada caso hoje nao o tenho mas aprendia aperdoar y ele ja me pediu perdao qdo e dificil eles fazerem so queria saber se poderia contar en uma linda historia mas eu sgui minha vida qdo menos esperei sozinha ou seja e real acho que vale apena mas nao quero nunca ser econhecida por ninguem so que as mulheres saiba que existes casos desconhecido,w ocultado obrigada...e algo inespricavel,e ao mesmo tempo lindo obs:a maneira como comecei a valorizar cada minuto da minha vida amar de verdad,amar o proximo,perdoar e ter fé....so vou contar um pedacinho eu sonhei com uma pessoa que conheci 3 antes antes e d outro lado do oceano conforme fui conversando con ela,ela me disse que uma pessoa tinha lido a mao dela k ela iria me conhecer y ela e viuvo,e sempre pedia para ver a foto da faleicida ele nunca queria me mostrar,eu ate entao nao tinha me fixado nele,ele me mostrou a foto e ela era eu vcs acreditem se quiser ele começou a chorar...e tem muito mas eu me fiquei apixonada pela frança e um lindo paiz mas eles sao muito fechado...a historia n minha vida começou por ele mas depos de lembrei do sonho e ja tinha uns 2 anos e meio sera k vale apena escrever sobre essas experiencia....

    ResponderExcluir
  97. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  98. Anônimo1:08 AM

    ola gostei muito de tudo que escreveu, gostaria muito de escrever um livro sobre aminha vida, tenho 16 anos e ja passei por muitas coisas gostaria de expressar para os jovens um pouco das minhas experiências de vida e observadas.

    Meus parabens gostei muito da resposta acima
    a tenho uma pergunta por favor se puder responda!

    para escrever um livro é melhor eu digitar ou contratar um escrivão?
    meu e-mail yago.luna@hotmail.com

    ResponderExcluir
  99. Anônimo2:39 PM

    ola .....li todos os comentários,achei interessantes e vou tentar vencer a inércia e começar o meu livro.Já tive filhos,plantei uma arvore,tive neto,cuidei e cuido de animais,acredito numa força maior,amo e sou amada,vivi,vivo e escreverei.OBRIGADA.

    ResponderExcluir
  100. Anônimo5:57 PM

    olha pessoal eu realmente gostei do que todos disseram e mais uma coisa que a Cassiane disse é preciso ser serio e ter disponibilidade pra tal...
    E quero mais ideias ok.
    meu email é elvis.tipaff@hotmail.com

    ResponderExcluir
  101. Anônimo9:58 PM

    obrigado pelas dicas ,para quem esta a começar é excelente...
    eu por exemplo quero escrever sobre a minha profissao e o meu emprego,so que tenho receio d ser punido,gostaria d saber sua opiniao..
    meu mail é :joseluisbarros@live.com.pt
    obrigado e aguardo ;)

    ResponderExcluir
  102. eu amo ler tenho paixão por leitura e quero me tornar um grande escritor ....tentei começar um livro mas me falta experiencia ..e muita leitura...as vezes desanimo com medo de errar muito no texto...por isso vou esperar um pouco mais....foi otimo esse texto..escrever nao é facil..e ser um grande escritor reconhecido mais difcil ainda...mas um dia eu chego la ....estudando muito.....coisa que eu gosto.....eu passo meu recreio todinho na biblioteca lendo...e quando acabo meus exercícios tambem..a leitura é um novo mundo para mim....mundo bonito que nos faz ama-lo...ler é conhecer...aprender..escrever... e muito mais ..ler´nao é so um prazer ... mais é a porta da inteligencia!

    Robert Samuel 13 anos

    ResponderExcluir
  103. Anônimo12:58 AM

    Olá, gostei muito de ler sobre como escrever um livro, descobri que preciso primeiro ler, eu entendi bem isso pois tenho muitas idéias, mas não consigo palavras para exprimir o que quer dizer o que sinto.. muitíssimo interessante.. e o que acontece comigo também é que tenho muitas coisas que vão se juntando a outras a outras, ja escrevi cartas de 9, 10 pag porque ia tendo mais idéias mais assunto.. Valeu Bjus

    ResponderExcluir
  104. olá, meu nome é luana e tenho 12 anos. adorei a as dicas e isso me ajudou. eu já fiz algumas histórias no powerpoint e minha mãe achou
    maravilhoso. e agora eu quero escrever um livro onde eu coloque os meus pensamentos nele, onde eu possa inventar uma história que tenha fatos reais. comecei a fazer o livro já sei o titulo, a história resumida, e já sei como escrever. me inspirei na autora STEPHENIE MEYER. já li todos os livros do começo ao fim. "CREPUSCULO, LUA NOVA, ECLIPSE, E AMANHECER. e observei que o filme é bem diferente do livro. espero que eu possa ser uma escritora como Stepheneie Meyer muito obrigado pela ajuda...fica com deus beijos

    ResponderExcluir
  105. Muito interessante a sua dica de como começar a escrever um livro. Serve não apenas para se ter uma base como também faz com que o aspirante a escritor adquira uma visão crítica e mais criativa daquilo que quer exprmir em palavras, afinal, para que possamos sempre ter ideias inovadoras, devemos absorver continuamente mais e mais informação.

    ResponderExcluir
  106. ola... eu sou o bruno e vou cumesar a escrever o livro da minha vida e gostava que me dejem algumas dicas como é que depois o lanço....

    ResponderExcluir
  107. Anônimo4:32 PM

    eu so tenho 12 anos gosto muito de escrever gostaria de escrever um livro
    e gostei muito das dicas

    ResponderExcluir
  108. Anônimo11:18 PM

    legal, achei muito interessante este site, valorizo muito pessoas igual a voce que sem retorno nenhum presta ajuda as pessoas que tem a ideia de escrever, o que não é facil.
    achei o seu site pois estou fazendo uma pesquisa avançada para obter informações, pois estou me preparando para escrever um livro, o livro seria no segmento de auto ajuda, queria expor no livro como sobreviver nesse mundo e ter qualidade de vida, com uma vida simples e prazeirosa de se viver, a um ano faço parte do programa de narcoticos anonimos e me apaixonei por ele, eu levava uma vida desregrada era totalmente infeliz nao tinha aceitaçao nenhuma, e algumas mudanças que fiz na minha vida, hj posso dizer que sou a pessoa mais feliz do mundo, e o mais correta possivel, entao, eu nao queria fazer uma auto biografia mas expressar neste livro sem envolver o programa de narcoticos nenhum tipo de religiao, mas expressar o que da certo, para se ter uma vida de qualidade e feliz hj em dia, tipo que eu nem preciso de dinheiro pois sou comerciante estou satisfeito com a minha profissao, mas eu sinto que tenho essa missao de levar esta formula pois vejo muitas pessoas sofrendo e nao se aguentando nesta vida eu era assim, e queria ajuda-las, gostaria de saber sua opniao, seja positiva ou negativa, desde ja agradeço a atenção. comtelcontato@hotmail.com meu nome é rafael

    ResponderExcluir
  109. Anônimo1:58 PM

    Muita gente, muita diversidade de pensamentos, coisas boas, coisas más, mas todos têm uma finalidade, escrever um livro. Pois bem! Dado que um livro é arte expressiva em forma de letras e mais, tens de ter em conta o que não vais precisar para te exprimires.

    unlikeyou.blogs.sapo.pt - dar uma olhada :)

    ResponderExcluir
  110. oi se vc puder da uma olhada nas minhas poesias no eu blog é http://jessikinha-luansantanateamoooo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  111. Anônimo11:39 PM

    Desde que me lembro de existir, sempre me lembro de querer ser escritora.
    Devoro livros com a mesma avidez com que um lobo esfomeado engole a sua presa.
    Tenho milhares de livros escritos na cabeça e que teimam em não sair para o papel. Estou acometida por um qualque bloqueio emocional que não me torna possível a escrita. Mas depois de ler as suas palavras... Tou decidida!!!
    Vou escrever um livro...e outro...e outro... e outro...e outro mais , só pelo prazer de escrever e de poder finalmente mostrar ao mundo o que penso, e quem eu sou!
    MUITO OBRIGADA Marcela Godoy, pela bela inspiração. Carolana.

    ResponderExcluir
  112. Anônimo1:24 PM

    Vou dar o primeiro passo, a muito tempo pessoas me perguntam porque não escrevo um livro, apesar de ter 36 anos apenas, kkkk tenho muita história e adoro filosofar, tenho um poder de conquistar as mentes, e fazer com que as pessoas entendam meu pensamento e executem...

    ResponderExcluir
  113. Anônimo12:32 PM

    primeiramente quero te agradecer por de certa forma me dar incentivo para levar adiante essa ideia de realmente escrever meu livro ..obrigada pelas dicas....bem queria mais informaçoes...a principio so seria um desabafo pois perdi minha mae a pouco mais de um mes e quando fui analisar dava conta de ser um livro porque ainda tenho muito o que escrever .levando em consideraçao sempre a coesao e a coerencia..entre em contato comigo quero mais dicas.joisa.bergman@hotmail.com

    ResponderExcluir
  114. Anônimo3:21 AM

    Olá pessoal!!!

    Gostei muito do artigo, mas, vale apena ressaltar, que de fato, é muito importente levarmos em conta as leituras diversas. Lembrando que um grande escritor é também um grande leitor. boa sorte para todos!

    ResponderExcluir
  115. Anônimo2:17 PM

    oi tenho muitas coisas pra falar de minha historia de amor q durou 11 anos pra q gente fosse viver juntos e infelizmente Deus o levou porem antes q dele parti vivemos momentos maravilhoso juntos tenho um monte de pedaços de papel desabafando momentos de felicidades escritos em agendas medos magoas pelo q houve e muita alegria q ele me proporcionou so q ñ sei como juntar e iniciar esse livro q ñ tenho a intensão de publicar e sim guardar e presentear amigos proximos de nos dois qlqr ajuda sera bem vinda antecipadamente agradesço angelica_dornelas@hotmail.com

    ResponderExcluir
  116. Roubaram o texto "Como começar a escrever um livro" e nem puseram créditos -> http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=79638581&tid=5402107996888843657

    ResponderExcluir
  117. Anônimo6:56 PM

    ANÔNIMO DISSE:
    Quantos capítulos, um livro precisa ter?

    ResponderExcluir
  118. Valdemir3:54 PM

    boa tarde, como todos gostei das dicas e por mais esse motivo estou disposto a adquirir mais experiencia para poder logo escrever um livro sobre minha vida. Tenho já 43 anos e gostaria de antes que de repente aconteça algo comigo as pessoas que me conhece venha desfrutar e rir da minha historia. Grato por enquanto... Valdemir

    ResponderExcluir
  119. Anônimo8:52 PM

    Vi em busca de umas dicas de "como começar a escrever um livro", e agradeço...
    de facto posso parecer egocentrica, mas desconheço a origem de que para escrever é necessária a leitura... Talvez esse seja o meu tema. Detesto ler, e irei escrever para todos aqueles que leem ou nao. Não ha paciencia para nos vangloriarmos das proprias palavras, mas irei tentar que me consigam ler sem que se aborreçam, gosto do Cru!

    ResponderExcluir
  120. O seu post é muito útil para quem quer escrever um livro. Parabéns!

    ResponderExcluir
  121. Anônimo6:58 PM

    A leitura é fundamental para qualquer Ser Humano e para um escritor é sua ferramenta mais preciosa!

    Ass: Suse Elaine

    ResponderExcluir
  122. Gizela Tavares2:24 PM

    antes de mais vão os meus agradecimentos, pela informação.
    mas agora a minha preocupação, pretendo começar a escrever um livro mas o meu mair problema é passar da ideia para o papel, não sei como começar, nem de onde, pois nos ultimos meses tenho tido muitas ideias que gostaria muito de ver em papel.

    ResponderExcluir
  123. Anônimo10:17 PM

    Olá, comecei a escrever um livro e tenho sim a história de um modo geral na minha cabeça, bem como os personagens, tenho como base a leitura constante, porém a minha escrita não vejo como perfeita, como devo proceder perante a isso...
    Bjuss
    Aguardo resposta.
    Att.
    Alexander - alexanderunderline@hotmail.com

    ResponderExcluir
  124. Olá! Muito legal o post! Concordo plenamente!
    Estou também começando a escrever o meu primeiro livro e andei pesquisando bastante. Já estou com mais ou menos um quarto do livro escrito e resolvi contar essa experiência de escrever um livro em um blog. Espero que goste. inclusive tem algumas respostas (minhas) para algumas perguntas que apareceram aqui nos comentários. :)

    http://doresedeliciasdeescrever.blogspot.com

    Até!

    ResponderExcluir
  125. Anônimo10:13 PM

    eu me chamo lorena e tenho 13 anos eu sempre adorei ler meu livro preferido e jornada pelo rio mar de eva ibbotson, e por ja ter lido muitos livros me veio na cabeça a ideia de escrever um livro, eu ja comecei se trata da historia de uma garota de 18 anos que e descendente de uma geracao de bruxas inglesas e que começa a ter conflitos sobre sua identidade nao como pode usar de suas abilidades misticas para ajudar os seus amigos.
    queria uma opiniao sobre a minha historia seria muito importante para mim.

    ResponderExcluir
  126. Fernanda-MG2:13 AM

    Boa noite!
    É a primeira vez que acesso este site. E como sempre fui apaixonada por ler e escrever, encontrei mais uma fonte preciosa de informação. Estou com planos de escrever meu primeiro livro. Ainda não sei ao certo qual será o título ou o tema, mas vou descobrir. Fiquei muito feliz por verificar que em um país tão sedento de leitura, encontramos pessoas que fazem deste hábito um prazer.
    Abraços a todos

    ResponderExcluir
  127. Anônimo7:24 PM

    Estou pensando em escrever um livro... Tenho inspiração, mas sempre que paro e penso em começar, as ideias somem como no famoso efeito "deu branco". Até gosto de lêr, mas não tenho o hábito. Creio que seje por não encontrar um livro que me interesse.
    Talvez este texto que você escreveru me ajude, talvez não. Mas de qualquer forma, agradeço.
    Li seu texto e no meu ponto de vista, você escreve bem. Acredito que este texto, principalmente pela forma como foi escrita, ajudará muitas pessoas.
    ...

    ResponderExcluir
  128. Anônimo9:27 AM

    falar é facil,o escrever é o mais complicado.
    publicar livros nao é para qualquer um, o que ha por aí sao livros publicados sem qualquer interesse, um livro com historia seja ela ,drama,romantica,terror,etc...tem que ter principio,meio e fim. As pessoas querem ler algo com interesse,que nao canse rapidamente e acima de tudo que seja proveitoso a sua leitura,historias banais ja existe com fartura.
    O meu conselho,nao percam tempo com historias futis,escrevam algo que valha mesmo a pena, historias de vida que sirvam de exemplo a outros,e claro que todos estes novos escritores tenham o minimo de formaçao, sendo assim até eu poderia ser escritora......tenham juizo

    ResponderExcluir
  129. Anônimo12:43 PM

    Boa tarde Marcela,
    Não sei se é pedir muito, mas preciso de uma ajuda com relação as etapas desde se escrever um livro até como achar quem o publique e de que forma posso fazer isso.
    É difícil encontrar profissionais que levem a sério um livro novo de alguém desconhecido?
    Peço por favor que você ou quem possa, me dê uma idéia sobre como funciona essa parte.
    claudiabotelho.cb@gmail.com

    ResponderExcluir
  130. Anônimo10:52 PM

    ola eu gostaria de escrever um livro sobre minha vida sei que não vive muito ainda mais gostaria de contar para as pessoas um pouco da vida de uma adolescente apaixonada.
    Muito obrigada pela sua dica gosto muito de ler e vou continuar para aprimorar meus estudos.

    ResponderExcluir
  131. Anônimo3:01 AM

    para escrever um livro tem que ter iniciativa... O maior problema de jovens escritores é lidar com o meio e o fim da ideia.
    MAs ter iniciativa é o principal, tentar se expressar por palavras, frases, textos.
    isso leva a leitura a aprendizado na ortografia e acima de tudo multiplicação de conhecimentos...

    ResponderExcluir
  132. Anônimo6:40 PM

    eu qeria saber se um jovem de 15 anos tem cahances de lancar um livro pois eu ja escrevi um mas moro em uma cidade muito pequena e nao sei se poderia publicar meu livro.
    meu e-mail é: cathsouza@hotmail.com

    ResponderExcluir
  133. QUERO ESCREVER UM LIVRO DE POESIA NA GOOGLE MAS NAO SEI COMO FAZER ISSO PODE ME AJUDAR

    ResponderExcluir
  134. Anônimo5:58 PM

    ola sou a naty gostei da dica de mais, Quero muito escrever um livro sobre uma paixão de adolescente mas nem sei como começo gostaria de sua ajuda quero mostrar que sou capaz tenho bastante iniciativa mas me falta alguma coisa tenho muitas idéias mais não sei me expressar bem escrevendo gosto de escrever mais achu minhas idéias meio repetitivas por favor se puder me ajude! Obrigada

    ResponderExcluir
  135. Anônimo8:50 PM

    Tenho 14 e comecei a escrever um livro com a minha amiga, estou com dúvida de como lança-lo,
    a história é muito boa, todos vivem elogiando, as redações que escrevemos, sempre tiramos a nota máxima...
    Como vou lançar?

    ResponderExcluir
  136. Anônimo8:00 AM

    Bom dia, tenho o sonho de escrever desde criança, já fiz algumas histórias, mas parei em algum momento da miha vida e estou tentando voltar a escrever....neste momento é que começo a criar um monte de obstáculos e me distanciar do que eu desejo...acho que por medo de tentar....engraçado por que eu geralmente sou do tipo que não desiste antes de tentar e não para diante de um não...mas neste sentido estou precisando de um impulso que até agora não descobri o que é....tenho uma imaginação um tanto travessa e acho que se me dedicasse a isso daria certo...enfim...torçam por mim....para que eu tome pelo meno a iniciativa....obrigada...
    valzinhapfz@hotmail.com

    ResponderExcluir
  137. Anônimo5:06 PM

    eu tenho 17 anos e ja escrevi 2 livros mas nao sei como faço para publicar voce pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  138. Anônimo2:00 PM

    Eu chamome Maneca,Mocambicano,ha muito tempo que tento escrever um livro por outro lado ja fiz umas tantas dezenas paginas para compor um romance, pretendo que alguem ajude me,pois falta me incentivo para levar adiante este magnus plano da minha vida,penso que apos este grande sonho terei realizado o meu maior sonho para a minha alma regalar

    ResponderExcluir
  139. Glenda Batista6:22 PM

    Oi.. essa texto foi muito IMPORTANTE pra mim !
    Eu estou na 6ª série '7º ano' e a professora de português deu um projeto que a primeirar etapa era levar um objeto que goste ou não pra contar a história dele.A segunda etapa é escrever um livro vivo sobre o objeto.E o texto ajudou-me muiito !

    by: Glenda Batista,12, Guarapari ES .

    ResponderExcluir
  140. Anônimo4:16 PM

    eu que escrevi o livro crepusculo a sthephenie meyer é minha tia eu dei a ela publicar mas ela colocou o nome dela quem escreveu fui eu Anita

    ResponderExcluir
  141. Anônimo9:51 PM

    Ler é felicidade. Eu não posso forçar ninguém a ser feliz!!!

    ResponderExcluir
  142. Anônimo9:47 AM

    Oi me chamo, Iasmim tenho 10 anos(apesar de ser novinha em dezembro faço meu livro e publico na
    Editora) Sempre fui apaixonada por livro e o meu
    livro preferido é o de ação, aventura e romance.
    Estou escrevendo um livro vou acabálo lá pra agosto e setembro já acabei-o. Um grande abraço
    fui.. ^^-

    ResponderExcluir
  143. Quem tiver interesse em publicar e-book (livro digital) é só entrar em contato.

    ResponderExcluir
  144. Anônimo4:59 PM

    na verdade nem li mais eu queria mesmo era saber como publicar um livro e se essas editorras de internet funcionam

    ResponderExcluir
  145. Anônimo6:20 PM

    eu queria muito escreve um livro de romase

    ResponderExcluir
  146. Anônimo6:21 PM

    eu quero muito escreve um livro de romase

    ResponderExcluir
  147. eu estou escrevendo um livro para criança e escrevo poesia esta um pouco dificil eu escrevo
    bem e amor fazer que eu faço e tenho um projeto
    de arte para crança estou lendo um livro o que e
    arte de joge coli e estou gostando quando eli fala
    que nem tudo e arte.

    ResponderExcluir
  148. Anônimo10:35 AM

    costaria de escrever um livro de receitas com historia para quem quer aprender aconziar com migo eminha mÃE.

    ResponderExcluir
  149. Gotaria de escrever um livro sobre a magia de sonhar e acreditar que tudo pode mudar...como gosto tbm de escrever poesias sou muito sentimental tambem gostaria de escrever um livro sobre conselho da vida melhor!!!

    ResponderExcluir
  150. Anônimo10:26 PM

    Meu maior sonho no momento é escrever sobre minha vida,seria como um diário,mas quero publica-lo para que um dia meus filhos possa lê-lo.
    Isso é possivel?

    ResponderExcluir
  151. Anônimo11:25 PM

    Acho muito legal escrever
    um livro por isso quero saber como escrevo um livro e como lança-lo

    carolina---12anos

    ResponderExcluir
  152. Anônimo4:47 PM

    ----->estou passando por um momento dificil preciso de ajudas parei de escrever meu livro por problemas pessoais sera que vai para frente meu livro,? eu sempre sonhei em escrever um livro de romance q faça muito sucesso mais não sei nem tenho mais idéias esta muito dificil por favor alguem me escreva vou esperar!! naty

    ResponderExcluir
  153. Anônimo12:45 PM

    Quando eu caminho eu fico narrando o que os meus olhos alcaçam...as vezes até sinto-me uma louca porém sinto-me livre! Ao andar de ônibus observo a vida alheia e crio frases ou rimas, por onde quer que eu passe tentar decifar aparentemente a vida de outras pessoas pareçe-me o certo porém ainda não consigo passar as idéias mas coerentes para o papel...eu até ganhei uma máquina de escrever, um pedaço de lembrança e um equipamento antigo para produzir meus pensamentos é realmente inspirador. Preciso de ajuda gostaria de entender por que ser um poeta, um escritor é tão magnifico e tão assustador?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  154. Anônimo12:59 PM

    PS: Meu nome é Tayssa, sou a senhorita da máquina de escrever. Caso alguém queira entrar em contato meu msn é tayssa___@hotmail.com, para dividir dicas etc.. obrigada!

    ResponderExcluir
  155. Mikah Criis1:51 PM

    EU TENHO APENAS 15 ANOS, SEMPRE TIVE O SONHO DE ESCREVER UM LIVRO. EM 2009 COMECEI A ESCREVER, AINDA NAO TERMINEI, MAIS ONDE MORO TUDO É MUITO DIFÍCIL, MEU ESTADO É PEQUENO, E NAO SEI SE VOU CONSEGUIR PUBLICA-LO...E SE CONSEGUIR TENHO QUE TER CERTEZA DE QUE AS PESSOAS IRÃO COMPRA-LO, POIS A EDITORA QUE ENCONTREI, TEM COMO REGRA O AUTOR PAGAR AS PRIMEIRAS EDIÇOES DE SEU LIVRO, E MINHA FAMILIA É POBRE, ESTOU CORRENDO ATRAZ, E NAO VOU DESISTIR..AH, SE ALGUEM QUISER SABER UM POUCO DO MEU LIVRO, MANDA MENSAGEM PARA O MEU HOTMAIL, É MIKA.PATTY@HOTMAIL.COM.OBRIGADA.

    ResponderExcluir
  156. Anônimo5:47 PM

    oi é eu de novo...Mikah Criis, eu tenho duvidas, sera que posso colocar um pouco de mim no meu personagem, espero que alguem me responda, eu gostaria muito de ter contato com alguem que tem o mesmo sonho que eu...

    ResponderExcluir
  157. EU ESCRAVI VÁRIOS TEXTOS E HISTÓRIAS INFANTIS MAS NÃO SEI O QUE FAZER AGORA...COMO FAÇO PARA PUBLICALOS?COMO POSSO PEDIR AJUDA A UMA EDITORA UMA VEZ QUE NÃO TENHO DINHEIRO PARA O FAZER SOZINHA?SE ALGUEM SOUBER MUITO OBRIGADO

    ResponderExcluir
  158. Anônimo10:55 PM

    adorei suas dicas , mas ñ tirou todas as minhas duvidas ,tenho 13 anos e quero escrever um livro de romance mas ñ estou sabendo muito bem como começar sempre os começos ñ dão certo por favor me ajudem precisso de um livro de amorr!!!

    ResponderExcluir
  159. Anônimo9:11 PM

    Oi, Gostei um Pouco das Dicas. Tenho 13 Anos e Tive Uma Ideia Muito Legal de Um Livro de Terror...
    Já Escrevi alguns antes mais nada tão bom.
    Já Cheguei até imprimir e encadernar alguns do meus melhores livros, que não eram tão grandes mais tinham conteudo, que é o que importa.
    Estou com preguiça de entrar na minha conta entaum vai anônimo mesmo...
    By:TheuMorais
    Twitter: @TheuMorais

    ResponderExcluir
  160. Anônimo4:48 PM

    Boa tarde.

    Tive uma experiência com alcoolismo (sou adicto, abstêmio a 16 anos)perdi tudo, estive em coma, recuperei-me e reconstrui minha família, gostaria de narrar minha história, real, com a intenção de ajudar pessoas que se encontram "no fundo do poço", em consequência dessa doença, incuaével e progressiva, porém, perfeitamente controlável. Gostaria de receber informaçõe de como poderia escrever e posteriormente publicar minha história.

    Obs: Não tenho nehuma restrição quanto a falar abertametne sobre o assunto, sou convicto da minha situação de alcoólatra em constante recuperação, (um dias de cada vez),pelo resto de minha vida.

    Nome: Sérgio; Administrador, casado, pai d 03 filhos.

    e-mail : alveslsergio@hotmail.com

    ResponderExcluir
  161. Anônimo9:12 PM

    Oi,
    estou começando meu livro de ficção e já tenho minhas idéias quase concluídas. Só temo estar plagiando, não sendo totalmente expressiva e minha péssima ortografia. Tenho 14 anos, estou no 9° ano e não me adaptei as novas regras, nem as antigas, haha.
    Gostaria de poder conversar, ia me ajudar bastante. Por favor, tente mandar um e-mail para ' b.desgualdo@hotmail.com ' beijos *:

    ResponderExcluir
  162. Anônimo12:20 AM

    Olá

    Eu sempre gostei de inventar histórias, desde pequena, atualmente com 14 anos, penso em escrever um livro, mas o problema é que eu não levo muito jeito para isso, já tenho vários começos feitos e uma historia escrita com 100 paginas.
    O que eu preciso mesmo é de umas dicas de como começar sem ficar muito confuso o começo.

    ResponderExcluir
  163. Anônimo11:28 AM

    Discordo.
    Pensamentos são extremamente mais complexos que palavras.
    Palavras são símbolos imperfeitos.
    O significado que um leitor dá a uma palavra, muitas vezes é diferente daquele que o autor gostaria de passar.

    ResponderExcluir
  164. Anônimo5:03 PM

    oi meu nome e luana e meu sonho e escrever um livro mais nao tenho ideia de como comecar todos meus professores de portugues disseram que eu sou otima em portugues ai tive uma ideia de escrever um livro mais nao tenho ideia de como comecar me ajude por favor !!!

    ResponderExcluir
  165. Anônimo5:03 PM

    OLÁ.
    Eu gostaria muito de escrever um livro, mas não sei nem por onde começar.hehehehee
    Esse livro é muito interessante, eu gostei muito das dicas elas são muito importante também.MAS ainda tenho algumas dúvidas.Eu quero muito escrever um livro, um não vários.hehehe
    Quero escrever sobre o Amor, Comédia, Terror,Magia,etc.
    É muito bom escrever livros.

    ResponderExcluir
  166. manuzinha ou manu5:25 PM

    Oie meu nome e emanuelle so por curiosidade mesmo a primeira coisa q se faz para escrever um livro O significado que um leitor dá a uma palavra, muitas vezes é diferente daquele que o autor gostaria de passar.
    Eu estou perguntando para os q escrevem os livro e adiiro muito voces escritores

    ResponderExcluir
  167. nessa eu escrevi erado eu tenho 15 anos e pergunto isso

    ResponderExcluir
  168. viicto5:42 PM

    essa ooooooooooooo

    ResponderExcluir
  169. gloria5:49 PM

    vai se fude

    ResponderExcluir
  170. Anônimo8:58 PM

    Olá! Adorei o post!

    ResponderExcluir
  171. olá, tenho 12 anos e estou escrevendo a metade do meu livro, só que eu estou com uma dificuldade: eu não sei que nome eu coloco nele. Será que poderiam me ajudar me dando dicas no meu e-mail: anapaula.mouraleal@rocketmail.com
    obrigada :)

    ResponderExcluir
  172. Ademir7:18 PM

    Ana Paula, você está bem mais à frente do que eu!
    Eu já tenho o título para o meu livro, mas infelizmente não consegui desenvolver uma linha sequer! kkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  173. Anônimo5:56 PM

    "Um autor deve, antes de tudo, dominar a língua (como escrita) para então avançar [...]"
    Essa sua observação é imprescindível, pois, o que falta é exatamente isso rsrsrs... Faltam educadores capacitados para formar "escritores"! É tão comum pra mim ler palavras escritas erradas, principalmente na internet! Também gosto de Edgar Allan Poe. Parabéns pelo texto. Eu estou querendo escrever um livro rsrs...
    camilatorrespaz@hotmail.com

    ResponderExcluir
  174. Anônimo11:02 AM

    oi eu sou a ines neste momento o meu maior sonho é escrever a história da minha vida como começar este é ineszandra@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  175. Anônimo8:31 AM

    toh querendo escrever um livro,mais queria uma ajuda como posso começar mesmo... se alguem puder me ajuda adicionar ai no msn bruno_mixme@hotmail.com

    ResponderExcluir
  176. Anônimo11:10 PM

    kero escrevver um livro contando minha história e a da minha mãe com meus irmãos,há tempos tive essa idéia!mas preciso de uma ajuda profissional!qualquer coisa meu e-mail é vanderleia-csantos2016@homail.com

    ResponderExcluir
  177. Ola, eu li suas sugestões e concordo plenamente com elas.Adoro ler , sempre estou com um livro na mão lendo , só que eu tenho vontade de fazer um livro , contar minha história como uma biografia, e queria sua ajuda.
    Se puder , entre em contato comigo por favor:na100cazonato@hotmail.com
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  178. Anônimo1:56 PM

    eu quero escrever meu livro com declarações de amor em homenagem ao luan santana eu quero fazer uma loucura de uma fã loucamente apaixonada e continuo sem saber como publicá-lo como eu posso fazer isso?

    ResponderExcluir
  179. Anônimo11:25 AM

    ola, gostaria de saber seposso
    escrever um livro sobre minha vida e como posso fazer isso?

    ResponderExcluir
  180. Rafael5:01 PM

    Olá, sou um leitor assiduo, e escritor desde pequeno. Escrevo poesias com facilidade e gosto muito de falar em público. Sou professor e treinador, e vejo nas palavras a possibilidade de alcançar meu interlocutor com profundidade. Após ler suas sugestões achei que deveria discordar em um ponto. Embora goste muito do Poe, discordo que qualquer pensamento possa ser descrito pela linguagem. Me lembro de Joseph Campbell citar que um amigo seu alemão disse algo parecido com "as melhores coisas que pensamos não podem ser ditas, as segundas melhores coisas que pensamos não podem ser entendidas, e que somente as terceiras melhores coisas que pensamos podem realmente ser comunicadas". Tendo estudo comunicação, me lembro também que diversos artigos e professores falavam que o que pensamos é diferente do que falamos, que por sua vez é diferente do que o receptor compreende. Enfim o que quero dizer é que uma vez que o escritor marca seu pensamento em um papel ou uma tela, as palavras escolhidas por ele para descrever tal pensamento deixam de lhe pertencer, e toda interpretação advinda delas são legítimas. Essa é minha maneira de compreender essa questão. Por fim, ainda não encontrei uma forma de escrever um livro, consigo escrever haikai, poesias, contos, mas não consigo entender como escrever para pessoas que não conheço. Isso porque posso exagerar na narrativa, ou em descrever o cenário, ou mesmo os pensamentos das personagens. Da mesma forma que existem diferentes formas de escrever, existem ainda mais leitores, que gostam ou desgostam de um determinado tipo de narrativa. O que eu procuro é uma forma de minimizar isso, de escrever para muitos, sem me tornar simplório.

    ResponderExcluir
  181. Anônimo11:52 AM

    estou escrevendo um livro de açao, como faço para ele ser reconhecido (transformado em filme)?

    ResponderExcluir
  182. Realmente muito obrigada,ajudaste muito!

    ResponderExcluir
  183. Anônimo11:24 PM

    Digamos que me ajudou um pouco, mas a minha resposta não está ai! - mas Obrigado por tudo!

    ResponderExcluir
  184. Anônimo3:35 PM

    Oi,
    Sou ainda uma criança mais gosto de ler e iventar Histórias mais não consigo definir um tema.

    Você pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  185. oi meu nome e raiane e eu queria escrer um livro que e sobre min .bom eu quero escrever esselivro para falha sobre minha vida e pra min se senti mais aliviada

    ResponderExcluir
  186. ola meu nome e raiane e gostaria de escre dois livro o primeiro vai se chama a oraçao da mulher e o outro eu e vc porfavo coloque seus comentario e me ajude bjs obrigado.

    ResponderExcluir
  187. oi meu nome e raiane e eu tenho paixao pela leitu ra me ajude

    ResponderExcluir
  188. gosto muinto de ler des dos quatro anos de idade meu nome e raiane

    ResponderExcluir
  189. Anônimo3:03 AM

    ola bom dia antes de tudo abrigado pelas dicas ..mais gostaria de te mostra a primeira pagina de uma livro q acabei de escrever ..e queria saber sua opiniao ..se conseguir prender a atençao de quem comessar aler ....
    e tambem gostaria de saber como poderia lançalo aos leitores

    ResponderExcluir
  190. Anônimo3:18 AM

    ai esta a primeira paginar ......se gostar ou tiver alguma dica ai esta meu contato jhonatam_2000@hotmail.com...

    apuro na casa grande

    pe ante pe, johnnys e makroy chegaram á rua da casa grande,e tiveram a cautela de observar
    se estavam sento seguidos,o vento agitou os galhos da velha arvore da esquina e isso
    os deixou apreencivos,com tudo que acabara de passar minutos antes, so queriam se esconder
    pois ja caia noite quer diser pelo menos estava escuro, oque significa que seria dificio obter alguma ajuda,
    pra makroy a sensaçao de medo foi um formigamento que começou da ponta do pe e se es-
    palhou pelas coxas ate chegar a barriga alcansando assim braços e maos

    isso é suicidio,pensou johnnys.

    se fossem pegos sertamente seria mortos,eles nao sabiam oque faser a unica alternativa era se esconder na casa grande ate o amanhesser e rezar pra que nao sejam pegos.
    entraram rapidamente e do quintal ja era possivel observar as luzes dos farois chegando na esquina.
    ao passarem pela porta, viu que a casa era maior ainda vista de dentro e que parecia mais assustadora do que la fora, nao sabiam oque os esperavam,acasa parecia ter mais ou menos uns oito quartos e o local onde estavam serta mente era o salao de festa, olharam ao redor e puderam observa duas escadas, que se encontravam a caminho do corredor, puderam tambem observar varios quadros, que por estar e rasgados
    e bastante empoeirados nao se via oque realmente estavam neles, viram que a casa estava muito suja,teia de aranha deciam pelas paredes e no grande lustre do salao, logo adiante abaixo das escadas avia uma grande porta que dava passagem pra a velha cosinha,

    me diga o q achou

    ResponderExcluir
  191. Anônimo12:53 AM

    eu estou escrevendo uma estoria infantil e gostaria de novas ideias mi ajude.

    ResponderExcluir
  192. Anônimo10:20 AM

    Oi, meu nome é Neusa,queria saber se para escrever uma história para filme tenho que ir do início ao fim ou, psso rascunhar coisas que pode ser encaixada no desenrolar ou na conclusão. também queria saber por que 120 minuto de filme é 120 páginas.
    mande-me um email com a resposta e mais outras informaçoes sobre.
    obrigado. mn.guedes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  193. Anônimo3:39 PM

    Prezada Marcela,
    Achei interessantissimos os comentarios, qualitativa e quantitativamente bastante signficativos.
    Pessoas de fato voltadas para a escrita com apreço e disposiçao, ansiosas por produzir e firmarem-se no mister.
    Gostaria de enviar, aos que tem interesse, o primeiro de meus trabalhos com o intuito de lhe ajudar.
    Vi receios quantos ao começo; caminhamento do texto e mesmo um titulo a escolher: Fiz de tudo num so roldao, inquieto por conclui-lo e rever-me enfim tendo feito!
    Anos se foram e guardo comigo a primeira versao revisada, seus erros dos mais primarios, o cerne e a entonaçao, ritmo inadequado ao que me propunha contar: Mas fiz! (entenda-se que ate hoje ha quem nao o perceba, com poucas ou sem restriçoes). Quem sabe concedo um caminho, auxilio p'ra nao parar?...
    Meu e-mail eh schiaffino.roberto@gmail.com
    Cordialmente,
    Roberto

    ResponderExcluir
  194. Eu nunca frequentei nenhuma faculdade, a não ser a faculdade da vida. Eu escrevi um livro, o nome Crônicas Indagaçõs e Teorias. Foi um produção independente, vendi apenas para os amigos e parente. Agora estou colocando na internet as melhores crônicas. Digo uma verdade, o povo brasileiro não gosta de ler isso publico e notório. Se forem escrever um livro que seja só pela satisfação pessoal não espere lucro, quem tem lucro com isso e somente quem tem nome reconhecido.Paulo Luiz Mendonça, minha editora é Scortecci.

    ResponderExcluir
  195. Anônimo12:48 PM

    olá Marcela, eu adorei as dicas postadas me fez entender mais para eu começar a dar o primeiro passo para escrever o meu 1º livro, agradeço pela colaboração com todos, pois decidir a ler mais para buscar um maior entendimento da liguagem escrita, dedico meio e-mal para quem puder mandar algum material Goodwell_oliveira87@hotmail.com

    ResponderExcluir
  196. Muito bom, o post...

    Alguma pessoa que gosta de livros de criticas sociais , do estilo do livro O imperador da ursa maior,pode me mandar umas dicas de livros e autores semelhantes...

    jeanfsorio@gmail.com

    Ps: Preferencia a romances...

    ResponderExcluir
  197. Maykon Silva6:51 PM

    Olá, boa tarde a todos, as dicas me ajuram muito a chegar onde quero e como começar meu livro, irei abortar um tema que alcançara os jovens e os adolescentes que se encaixam no tema. Um grande abraço a todos , e até minha publicaçao se Deus quizer, Obrigado.

    ResponderExcluir
  198. Maykon Silva11:03 AM

    Esqueçi de colocar akiee meu msn se caso alguem quem estaa tambem a esvrever um livro, e quizer trocar ideias seria legal.
    Alguem que ler e se interessarem add aí:
    maykon_popo91@hotmail.com

    abraços !

    ResponderExcluir