segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Os Artistas do Desenho, da Ilustração e Animação!

Toda semana recebemos aqui na QUANTA ACADEMIA interessados em ingressar em nossos CURSOS DE DESENHO, ILUSTRAÇÃO ou HISTÓRIAS EM QUADRINHOS. E uma das maiores dúvidas apresentadas é sobre como entrar no mercado... Que editora procurar, com que editor falar, como falar com um editor, que tipo de publicação se encaixa com meu trabalho, como formatar um portfólio, e por aí vai... Para saber estas respostas, o interessado deve na verdade responder uma outra pergunta, um pouco mais complicada: que tipo de artista você quer ser?

Existem, basicamente, três tipos de artistas:

(É claro que esta é uma definição bastante simplista, mas a intenção deste texto é ajudar os interessados a criarem um mapa sobre como é, mais ou menos, o mercado. E saber que tipo de desenhista, ilustrador, animador, ou artista gráfico no geral, se quer ser é apenas um dos aspectos da coisa toda.).

Existe o autoral, com uma linha apenas intuitiva... Estou falando aqui de um tipo que não desenvolveu tanto o estudo técnico dos fundamentos de desenho, pintura, teoria, etc... Seu trabalho é intuitivo, por isso, ele só sabe fazer o que sabe fazer, e assim não se adapta ao mercado com facilidade. Este tipo de desenhista, ilustrador, etc, possui um estilo absolutamente pessoal, MAS, algumas vezes, ele pode também ser influenciado demais por outro artista de que gosta – e, dependendo do nível desta influência, seu trabalho pode não ser tão autoral assim. Muitas vezes estes rezam para que o editor não conheça o artista que o influenciou demais, justamente para que não receba este tipo de crítica... Quando isso acontece, alguns deles negam essa influência até o fim.

Temos também o artista técnico, que estudou a fundo todos os fundamentos do desenho, pintura e teoria. Por dominarem estas técnicas, estes se adaptam com mais de facilidade às necessidades do mercado, podendo trabalhar para um leque muito mais amplo de editoras e linhas editoriais. Alguns deles, por terem sofrido influências demais durante a etapa de estudos para a estruturação de seus conhecimentos técnicos, acabam não desenvolvendo um estilo pessoal tão forte.

E existe o artista que conseguiu desenvolver seu talento tanto no sentido autoral/instintivo quanto no técnico. Este, se conseguir gerenciar legal sua carreira, poderá ter sucesso em todas as áreas do mercado.

Escolher que tipo de artista se quer ser é algo muito pessoal, e no caso de artistas que pretendem estruturar suas carreiras com base em um trabalho autoral, instintivo, esta não é exatamente uma “escolha” e sim uma necessidade de expressão.

Continua...

4 comentários:

  1. Anônimo10:26 AM

    MUITOS LEGAIS ESSA FOTOS

    ResponderExcluir
  2. Anônimo1:59 AM

    PRECISO DOS SEUS SERVIÇÕS ENTRE EM CONTATO NO EMAIL TATI.BRUNINHA@GMAIL.COM MUITO OBRIGADA E TENHA UM BOM DIA1

    ResponderExcluir
  3. Ainda pretendo descobrir um viés de expressão para o meu "ilustrador de natal". A combinação didática ilustração e desenho infográfico não combina com pedagógico e livro infantil que normalmente são mais "limpinhos" do que os desenhos estilo heavy metal e cyber punk que eu faço. Porém, para serviços bastante originais sensíveis e bem pensados, podem requisitar meus serviços.

    ResponderExcluir
  4. Flavio Pinheiro - designer gráfico11:41 AM

    Olá, meu nome é Flavio Pinheiro e moro no DF. Trabalho aqui com design gráfico e publicidade e participo de uma rádio comunitária em um prgrama voltado à cultura e entretenimento. Nossa emissora renovou a programação visual recentemente e modernizou a logomarca. Antes o logo continha um microfonezinho simpático que atualmente foi desmembrado e não mais faz parte da marca, porém, desejamos manter a personagem como mascote. Preciso de um desenhista/ilustrador para construir o mascote que deverá assumir vários comportamentos, conforme situações: Shows, rodeio, missa, ação social, estilos musicais, repórter, etc.
    Caso alguém se habilite a nos ajudar nessa missão por favor entere em contato comigo em 61 8550 7343 ou flaviopinheirodf@gmail.com.
    G R A T O.

    ResponderExcluir