sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Marcelo Campos no IG – Como a Quanta Cria seus Cursos de Desenho, Ilustração e História em Quadrinhos

Estive no dia 06 de AGOSTO no BATE-PAPO do IG.

A entrevista que está no arquivo não esta completa, esta é uma daquelas versões MELHORES MOMENTOS. Durante o bate-papo, eu pude falar um pouco sobre como pensamos o que é DESENHO aqui na QUANTA ACADEMIA. E esta parte acabou não entrando nessa seleção.. Então decidi falar um pouco sobre isso aqui no nosso blog.

Temos uma maneira diferenciada de pensar como deva ser um CURSO DE DESENHO, ILUSTRAÇÃO ou HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, e por isso estruturamos nossos cursos seguindo determinados conceitos. Esta não é uma tarefa muito fácil, já que geralmente nadamos contra a correnteza em relação a como se costuma construir outros cursos similares. Geralmente procura-se criar a impressão no aluno de que ele evolui em seu conhecimento de DESENHO, ILUSTRAÇÃO ou nas técnicas de HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, através da feitura de trabalhos finalizados... Na maioria das vezes, os alunos se sentem felizes e realizados quando vêem seus trabalhos totalmente prontos. Eles se encantam com os efeitos obtidos no estágio da FINALIZAÇÃO, mas se esquecem que se a ESTRUTURA não estiver coerente, nada vai salvar seu trabalho... Por isso temos que, de uma certa maneira, “reeducar” nossos alunos, acostumados com a pressa em ver trabalhos finalizados, ensinando-os a ter paciência... A entender que a estrutura é, na verdade, o ponto crucial de todo o processo. Que se o aluno construir sua finalização sobre uma estrutura equivocada, toda a fase de finalização estará comprometida. Digo isso porque o que percebemos com muita freqüência é que as pessoas chegam aqui com trabalhos cheios de detalhes no traço, hachuras e efeitos gráficos e de cor, mas com graves problemas estruturais.

Assim, a QUANTA insiste em dar mais ênfase a esta fase do processo de aprendizagem, centrando na importância do estudo da ESTRUTURA, para chegar ao estabelecimento de uma base sólida em relação aos fundamentos do DESENHO, do conhecimento da teoria das cores e por aí vai. E esta estrutura está em tudo... Em um bom conhecimento de anatomia, na perspectiva escolhida, nos efeitos de luz e sombra, na escolha da paleta de cores a serem usadas em uma ILUSTRAÇÃO, na concepção de uma boa composição de cena, no controle de narrativa de uma página ou de uma seqüência de páginas de HISTÓRIAS EM QUADRINHOS... Em tudo!

Não temos tanta pressa em fazer com que o aluno “finalize” seus trabalhos, nossa intenção é dar um corpo sólido sobre os princípios do desenho, da forma, da cor. É obvio que a finalização é parte importante do processo, mas tem um tempo certo para desenvolvermos isso... Existe um momento correto até mesmo para que você comece a perceber o que é exatamente o que chamam de finalização. E este é um processo posterior. E só acontece quando já se entendeu ESTRUTURA.

Por isso, sendo aluno da QUANTA ou não, não se deixe enganar pelo resultado final de uma cópia (geralmente os autodidatas começam copiando), ou técnicas de finalização e desenhos muito detalhados... Eles podem chamar atenção e serem vistosos... Muitas pessoas vão elogiar, porém não irá convencer aqueles que são profissionais e têm olhos treinados. Uma finalização bem feita não é sinônimo de um DESENHO, uma ILUSTRAÇÃO, ou de uma página de HISTÓRIA EM QUADRINHOS bem feita.

Aprenda a ter calma e confiança no processo de aprendizagem. Ele é lento, mas também é valioso e tem resultados positivos garantidos... Não adianta pular etapas... Ainda mais etapas vitais como essa.

Clique aqui para assistir ao vídeo da entrevista.

MARCELO CAMPOS

Um comentário:

  1. Ô, Marcelo, gostei muito desse post aí. Eu lembro quando estudei aí, o Cariello tocava nuns pontos assim. E engraçado que nas aulas do Roger, nunca rolou de pedir desenho finalizado tipo "tragam um Superman esmurrando o Hulk na próxima aula". Era mais "50 rostos assim", "100 braços assado". Eu sempre carrego muito da Quanta, e nem sempre só no desenho. Saudade de vocês.
    Abraço.

    ResponderExcluir