sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Abertas Inscrições Para Nova Turma de HQ Avançado!

No dia 12 de SETEMBRO finalizaremos a primeira turma do curso HQ AVANÇADO e iniciaremos uma nova turma no dia 3 DE OUTUBRO.

Este foi um curso que levou um bom tempo para ser formatado. Quando comecei a trabalhar sobre seu conteúdo, a grande dificuldade era colocar todas as pontuações básicas que tenho estudado sobre NARRATIVA não só de uma maneira didática (é óbvio), mas que também pudessem ser absorvidas com calma pelos alunos.

Este é um curso essencialmente conceitual, que trabalha o uso e a estruturação das ferramentas básicas de NARRATIVA.

O QUE É FAZER HISTÓRIAS EM QUADRINHOS!

A grande maioria dos alunos que procura a QUANTA ACADEMIA vê as HISTÓRIAS EM QUADRINHOS de forma muito engessada. A maioria liga as HQs apenas a alguns gêneros (infantil, Mangá e super-heróis no geral), e geralmente os aspectos técnicos de desenho são os mais valorizados. E isto não é exatamente a melhor maneira de se ver QUADRINHOS... Esse tipo de visão leva a algumas distorções. O surgimento de definições como "o que é saber desenhar bem" é uma delas.

Hoje em dia, desenhar bem está ligado a traços realistas, e os desenhistas que não direcionam seus trabalhos para isso não são considerados bons desenhistas. Este tipo de ditadura relacionada ao fato de se definir uma maneira correta de desenhar é um dos grandes problemas das HISTÓRIAS EM QUADRINHOS mais comerciais. Isso se reflete também na maneira de se contar uma história. Não existe maneira correta de se contar uma história. Não existe uma maneira correta de se desenhar. Caso contrário, não haverá mais possibilidade para uma coisa muito simpática que chamamos CRIATIVIDADE. Se existe uma maneira certa para tudo, não existe espaço para se criar mais nada.

O que tentamos trabalhar no curso HQA é aprofundar o estudo de conceitos de NARRATIVA, tentamos conscientizar os alunos de que, adquirir um conhecimento mais aprofundado e abrir mais sua perspectiva sobre o que é fazer QUADRINHOS (ou pelo menos o que pode ser), é o mais importante.

Pensando nisso estruturei o curso em basicamente três tópicos de estudo:

NARRATIVA

Aqui tratamos de conceitos como: VISÃO PERIFÉRICA, ESTILO DE NARRATIVA, DESIGN DE CENA, PLANOS DE ENQUADRAMENTO, FOCO E CONTROLE NARRATIVO, FORMA & FUNDO, GÊNERO, SUBGÊNERO, ESTILO, TEATRALIDADE E NATURALIDADE, SEQÜÊNCIALIDADE, FRAGMENTAÇÃO, ELASTICIDADE, COMPRESSÃO, MOVIMENTOS DE CÂMERA, ENQUADRAMENTO, DESIGN DE COMPOSIÇÃO, ALCANCE NARRATIVO, CÓDIGO GRÁFICO, ELEMENTOS DE EMPATIA EM NARRATIVA, SIMBOLISMO GRÁFICO, PLANO SEQÜÊNCIAL, CONCEITO GRÁFICO DE TIMING.

CONCEITUALIZAÇÃO

Este também é um bloco teórico com discussões, análises e estudos sobre: FUSÃO DE DESIGN, DIREÇÃO DE ARTE, COSMOLOGIA, COSMOGONIA, SUBTEXTUALIDADE, CONSTRUÇÃO DE PERSONAGEM, MÉTODOS, SIMULTANEIDADE DE INFORMAÇÃO, MOTIVOS CÍCLICOS, DESING DE CENA, MOTIVAÇÕES, ANÁLISES DE SEQÜÊNCIAS, COMPRESSÃO, SINTAXE, SUBCENAS, SALTOS NARRATIVOS, CONTRAPONTOS, OFFSCREEM.

DESIGN

Este é um bloco mais prático em que trabalharemos o estilo gráfico do artista. Dentro do nosso conceito não existe um jeito certo de desenhar. Neste bloco trabalhamos: CARTOGRAFIA, CRIAÇÃO DE UNIVERSO GRÁFICO (DIREÇÃO DE ARTE E STYLE GUIDE), GÊNERO, INTENÇÃO, ESTRUTURA E ACABAMENTO, ELEMENTOS DE EMPATIA, NÍVEIS DE INSERÇÃO.

Então, os interessados neste curso, por favor, entrem em contato conosco pelo telefone 3214-0553 ou pelo e-mail quanta@quantaacademia.com
Este curso NÃO É CONSIDERADO UM CURSO DE 2º ANO da QUANTA ACADEMIA, por ser conceitual e teórico, e você não precisa ter freqüentado nosso CURSO DE DESENHO, ILUSTRAÇÃO E PINTURA ou mesmo HISTÓRIAS EM QUADRINHOS.



MARCELO CAMPOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário