quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Bem vindo ao Dilema # 06 por RONALDO BARATA - 19/10/2011

Portfolio pra quê? 

Eu já citei aqui, no meu primeiro texto, a importância de um bom portfolio para um ilustrador profissional.

O portfolio não é só um aglomerado de trabalhos. Ele é a “cara” do ilustrador, é tudo o que ele sabe fazer.

E nos dias de hoje, nada melhor do que você ter um portfolio online, em um site ou um blog – ou até mesmo uma galeria no Deviant ou no Facebook. Assim é mais fácil de divulga-lo, as pessoas podem acessar em qualquer lugar conectado à internet... uma ótima pedida mesmo!

Sendo assim, era de se esperar que um ilustrador incluísse em seu portfolio online apenas os seus trabalhos, correto? Quase... não é bem assim que pensa muita gente por aí...

Vira-e-mexe eu recebo via e-mail (ou acabo encontrando por aí) portfolios de ilustradores de todos os cantos, normalmente com o mesmo texto: “Sou ilustrador e gostaria que você olhasse meu portfolio. Estou à disposição para quaisquer trabalhos...” E lá vou eu, todo feliz e contente, clicar no link recebido. Aí, meu amigo, eu já vi de tudo:

Narciso
O portfolio deveria ser de um ilustrador, não? Só que quando você acessa o link enviado pelo camarada há um blog cheio de fotos (e não foi um fotógrafo mandando e-mail pra pessoa errada!).

Fotos dele, dele passeando, dele no parque, dele com o animal de estimação, com a namorada, com o vizinho, andando de skate... e lá no meio de tudo isso tem uma foto dele desenhando. Note: Uma foto DELE desenhando e não uma imagem do DESENHO dele.

Muito a dizer... nada a mostrar
Da mesma maneira que o ilustrador que só publica fotografias caseiras, este posta somente textos. Poemas, contos, demonstrações de revolta com a sociedade e a política, descrição de cenários de RPG, de personagens... mas ilustração que é bom, nada...

Auxiliar de escritório
Outro erro comum é achar que o ilustrador tem que colocar online uma versão digital de seu curriculum vitae... não!

Currículos padronizados, apresentações de Power Point, cartas de recomendação... isso é coisa pra quem procura um trabalho de secretária ou auxiliar de almoxarifado.

Se você é ilustrador tem que mostrar ilustrações, oras!

Tudo bem, uma página ou um rápido descritivo sobre quem é você e o que já fez na vida é bem-vindo, mas a coisa mais importante são seus desenhos: Eles já dizem tudo por si só.

Show de Variedades
Nesta categoria, o indivíduo recheia o blog ou site com tudo que você pode imaginar: Vídeos, fotos tiradas da internet, games, links para download de músicas e filmes, notícias sobre o mundo, o último ensaio sensual daquela ex-BBB... Ele faz de seu blog um enorme balaio lotado com tudo que há de fútil na net, mas não posta ilustração alguma.

Estudante Dedicado
Os exercícios de desenho são muito importantes, disso não há dúvidas. Estudos de anatomia, observação, esboços, tudo isso é muito legal e cabe bem num portfolio online. O que não pode é ser SÓ isso. Pensem comigo: Se eu sou um editor ou outro profissional que precisa de um ilustrador, mas não entendo nada de desenho, ver uma porção de esboços, mesmo que muito bons, não vai me dizer se aquele artista faz ou não o que quero ou preciso. É necessário ter obras finalizadas e, se houver, material já publicado, o resultado da ilustração em si.

Cara-de-Pau
Definitivamente o pior de todos é este: o cara que só posta cópias de desenhos dos outros.

Bom, se quisesse ver o portfolio do Jim Lee, do Alex Ross ou do Frank Frazetta eu procuraria diretamente por eles e não por alguém que os copia – e, na maioria das vezes, os copia mal.

Tem alguns caras que, pelo menos, dão crédito aos artistas que copiam.. mais isso não muda muita coisa, só os torna “caras mais legais”... e também não vale copiar e chamar de “releitura”.

E ainda, em mais uma subdivisão, perde completamente a moral aquele que copia, posta a cópia, não credita o artista e ainda afirma se tratar de um trabalho original, criado por ele... Aí não dá...

 Enfim, use seu portfolio para mostrar aquilo o que você faz: Ilustração. Aí sim você pode mandar o link dele pra todo mundo ver.

3 comentários:

  1. Muito bom Barata!
    Espero que este "Dilema" alcance muitos ilustradores.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo6:59 AM

    Com sempre ownando na irreverência!
    Gostei de ler, ainda não fiz algo nesse nipe, mas planejo... e essas puxadas antecipadas de orelha valem muito!
    Mas quando cliquei e li no título portifólio (os olhinhos brilharam lol ) pensei que encontraria dicas de como fazê-lo, como direcioná-lo, dicas de site que auxiliam, esse tipo de coisa...
    Enfim fica como idéia para um post futuro.

    Abração baratão.

    ResponderExcluir
  3. Fantástico post Barata. E ótima orientação a estas pessoas. :D

    ResponderExcluir