segunda-feira, 19 de março de 2007

TROFÉUS PARA FANZINES!

Você tem idéia de quantos fanzines se produz no Brasil anualmente? Eu tenho. Nós aqui da QUANTA ACADEMIA DE ARTES recebemos centenas deles, e muitos são enviados pra nós com o intuito de serem vendidos aqui... Não somos banca nem nada, mas nosso espaço está sempre aberto pra esse bando de gente que produz um tipo de quadrinhos que ainda cheira a coisa criativa. Na minha opinião, é nos fanzines que a gente ainda pode encontrar alguma coisa expressiva... como uma banda de rock (em suas inumeráveis segmentações) alternativa. Infelizmente, por conta do próprio meio em que ele se prolifera, muito poucas pessoas não têm acesso à grande maioria deste material... Por isso, tem gente que tenta aglutinar estas informações e levar todo este pacote ao conhecimento de gente interessada.

Fomos procurados pelo pessoal da ALFAIATARIA, para realizarem na Quanta a entrega do 1o TROFÉU ALFAIATARIA DE FANZINES. E é claro, aceitamos o convite.

Dá uma olha aí e veja como tudo funciona!

MARCELO CAMPOS
DIRETOR


P
ress Release
1° Troféu Alfaiataria de Fanzines

Todo fanzineiro sabe que fanzine não dá lucro, mas dá resultado. O fanzine é a melhor escola que pode existir para o quadrinhista. Ali ele treina, produz e dá a cara para bater e aprender com as diversas críticas que vai receber.

Para incentivar cada vez mais a produção desse tipo de material, a Alfaiataria está lançando a primeira edição do seu Troféu de Fanzines.

A proposta é, além de ser um incentivo para os vencedores em si, ajudar a divulgar os fanzines que estão sendo produzidos e, acima de tudo, tratá-los com o respeito que merecem. Ao contrário dos outros prêmios que recebem votações, o Troféu Alfaiataria formará uma banca de especialistas que irão analisar os fanzines e avaliá-los como um material profissional.

Além do Troféu e do certificado para os vencedores, todos os fanzines terão seus nomes e sites (quando houver) divulgados no site Pop Balões e receberão via e-mail breves críticas feitas pela banca, com o intuito de ajudá-los a se aprimorar. Os melhores fanzines, mesmo que não premiados, serão resenhados pelos membros da Alfaitaria e a resenha passará a integrar o banco de resenhas do Universo HQ.

As categorias serão: Desenhista; Roteirista; Editor (análise das atribuições pertinentes ao editor); História (análise de história indivualmente); Fanzine de Quadrinhos (análise da revista como um todo); Fanzine sobre Quadrinhos; Revista Independente.

A categoria Revista Independente existe por considerarmos essa publicação como uma evolução do Fanzine. Ainda teremos uma premiação paralela, feita por votação de leitores para quadrinhos publicados na internet.

Poderão se inscrever Fanzines e Revistas independentes publicadas de 01 de Janeiro de 2005 a 31 de Dezembro de 2006, a inscrição é gratuita, bastando que se envie a Ficha de inscrição e 3 vias do Fanzine para Caixa Postal 12986 CEP 04010-970.

As inscrições se encerram no dia 30 de Março de 2007 e a entrega do Troféu será no dia 22 de Junho na Quanta Academia de Artes.

A 1° Troféu Alfaiataria de Fanzines é dedicado à memória de Joacy Jamys, o eterno fanzineiro e amigo que faleceu no final de 2006.

Maiores informações, ficha de inscrição e regulamento completo no site Pop Balões e na página do troféu, dúvidas pelo e-mail alfaiataria@gmail.com e popabaloes@popbaloes.com

Sobre a Alfaiataria:

A Alfaiataria é uma iniciativa de Diego Figueira e Zé Oliboni criada em 2004 para realizar atividades diversas relacionadas a quadrinhos, como pesquisas na universidade, resenhas e projetos de valorização da área em geral.

Desde 2006, o site Pop Balões serve como base para esses projetos. A página resume as intenções dos Alfaiates ao mostrar um jeito diferente de pensar quadrinhos, trazendo matérias, pesquisas, entrevistas e, é claro, quadrinhos.
.


REGULAMENTO 1° TROFÉU ALFAIATARIA DE FANZINES

Dos Objetivos

O Troféu Alfaiataria de Fanzines, que terá sua primeira edição em 2007, foi criado e organizado pela Alfaiataria de Diego Figueira e Zé Oliboni, responsáveis pelo site Pop Balões. Tendo em vista a importância do fanzine para a formação, aprendizado e crescimento do quadrinhista brasileiro, o Troféu pretende ser um incentivo para a produção desse tipo de material.

O Troféu não tem fins lucrativos e seus prêmios não são em dinheiro. Ele será anual e existirá enquanto os organizadores julgarem relevante.

Por considerarmos as Revistas Independentes uma evolução natural do fanzine, existirá uma categoria específica para essas publicações, contudo, seus criadores não concorrerão nas outras categorias como desenhista, roteirista, editor, entre outras reservadas exclusivamente para fanzines.

Homenagem
O 1° TROFÉU ALFAIATARIA DE FANZINES é dedicado a memória de Joacy Jamys que não só era um fanzineiro mas um ativista e um grande incentivador desse tipo de publicação.

Selo
Todos os vencedores receberão o selo do troféu para utilizar nas reimpressões e em publicações futuras.

Definição de Fanzine e Revista Independente para esse Prêmio

Fanzine
Revista publicada de forma independente (sem uma editora formalmente constituída) e distribuída pessoalmente, via correio, internet ou outros meios que não envolvam distribuidoras de revistas. Para este Troféu só poderão se inscrever Fanzines relacionados diretamente a Histórias em Quadrinhos.

Revista Independente
Revista publicada de forma independente (sem uma editora formalmente constituída) e distribuída por distribuidoras e lojas de revistas. Para este Troféu só poderão se inscrever Fanzines relacionados diretamente a Histórias em Quadrinhos.

Da premiação

1- São conferidos troféus em diversas categorias para as publicações inscritas conforme o especificado no item Inscrição.

2- A Banca de Avaliação do Troféu é constituída por profissionais e especialistas reconhecidos na área dos Quadrinhos, podendo ser artistas, pesquisadores ou críticos. Eles serão convidados e instruídos pela Alfaiataria.

3- Os nomes dos membros da Banca só serão divulgados na data da entrega dos Trófeus, contudo, as notas individuais e o nome das publicações avaliadas por cada membro permanecerão em sigilo.

4- Cada vencedor em sua categoria levará um certificado e receberá o selo do Prêmio para usar em suas reimpressões e outras publicações.

Da competição e votação

1- As publicações ou obras podem participar da concorrência ao troféu obedecendo as seguintes características:

a) Excepcionalmente para essa edição a data de seu lançamento deverá estar entre o dia 01 de janeiro de 2005 a 31 de dezembro 2006.

b) Deverá ser publicado em língua portuguesa, não importando o país de origem.

c) A Banca avaliará as publicações inscritas atribuindo-lhes notas inteiras de 0 a 10. Todos as publicações serão avaliadas por 3 membros da banca e receberão uma nota final, média das notas das avaliações, para categoria.

d) Havendo empate, um outro membro avaliará os empatados e atribuirá uma quarta nota para compor uma nova média.

f) Qualquer mudança no regulamento será divulgada no site Pop Balões.

g) Esse regulamento estará disponível para acesso no site Pop Balões.

Das categorias
As categorias que serão votadas são:

1-Desenhista

2-Roteirista

3-Editor (análise das atribuições pertinentes ao editor)

4-História (análise de história individualmente)

5-Fanzine de Quadrinhos (análise da revista como um todo)

6-Fanzine sobre Quadrinhos

7-Revista Independente

Das Inscrições

1-As inscrições estão abertas de 26 de fevereiro a 30 de Março de 2007, valendo a data de postagem.

2-Para se inscrever basta enviar três cópias da publicação e a ficha de inscrição disponível no site devidamente preenchida.

3-Publicações periódicas devem inscrever apenas uma edição.

4-Desenhistas, roteiristas e editores podem aparecer em mais de uma publicação inscrita.

5-O endereço para inscrição é Caixa Postal 12986 CEP 04010-970 São Paulo Capital

6-As publicações inscritas não serão devolvidas. Após a premiação, uma via ficará em posse dos Organizadores e as outras duas vias serão sorteadas para os leitores do Pop Balões.

7-Os autores preservam todos os seu direitos autorais e nada será utilizado sem expressa autorização do usuário.


Prêmio especial para Publicações Virtuais
Quadrinhos publicados virtualmente concorrerão em uma categoria específica com votação via internet. Uma lista de quadrinhos participantes estará disponível no site Pop Balões e os listados receberão votos pelo e-mail. Para ser incluído na lista basta mandar um e-mail com o link para a história.

Entrega do Prêmio
A entrega do Prêmio será no dia 22 de Junho de 2007, as 20:00 na Quanta Academia de Artes.

Um comentário:

  1. Que bacana..! Fico feliz em ver gente séria reunida pra fazer algo nessa linha..! Estarei lá..!

    ResponderExcluir