quarta-feira, 13 de agosto de 2003

SAIBA MAIS COM QI. EDUCAÇÃO # 4

Olá Galera, vamos conferir as atualizações do Qi Educação!?
Para quem ainda não conhece, o QI Educação é o projeto da Quanta Academia que visa proporcionar gratuitamente textos didáticos e paradidáticos acerca das mais variadas disciplinas escolares nas áreas de ciências humanas, exatas e biológicas. As ilustrações são do amigo Tainan Rocha.

Abaixo você confere os últimos textos postados. Para ler o texto na integra e conhecer melhor o Q.I. Educação basta clicar em algum título abaixo.

Arcadismo
O Arcadismo, ou Neoclassicismo, marca a retomada do equilíbrio clássico, rompido durante o Barroco. O momento de grandes transformações, vivido pela Europa na segunda metade do século XVIII, levou o homem a superar seus conflitos espirituais, substituindo a fé e a religião pela razão e pela ciência.



A emblemática Revolução Francesa (1789) marcou o início de um novo tempo na história da humanidade. As ideias iluministas disseminaram-se pelo mundo, divulgando a filosofia do culto das ciências, da Razão e do progresso. O ensino religioso, jesuítico e medieval, perdeu espaço e as escolas tornaram-se laicas.

Macedo e Manuel Antônio de Almeida
Autor do primeiro romance urbano da literatura brasileira (“A Moreninha”), Macedo deixou uma obra extensa, atuando como romancista, dramaturgo e cronista, além de escritos sobre política. Tão longa obra exlica-se pelo vasto período em que foi produzida: Macedo foi o escritor cuja obra atravessou todo o Romantismo, visto que escreveu dos anos 40 aos anos 70. Contudo, não há em sua produção nem um progresso na técnica literária, sendo sua mais importante obra justamente o seu romance inaugural. Todos ou seus posteriores dezessete romances repetem, de certa forma, a receita descoberta em “A moreninha”. Nessa “receita”, a narrativa normalmente gira em torno de um namoro difícil ou impossível, de um mistério sobre a identidade de uma personagem importante para a intriga e seu reconhecimento final, de mal-entendidos, orgulho, situações bufas, etc.

Suas personagens são superficiais e não convincentes, não havendo grandes penetrações psicológicas, já que o autor prioriza o exterior delas, seus atos, gestos, palavras, roupas, etc.

Nomenclatura dos Hidrocarbonetos com cadeia ramificada
Quando um hidrocarboneto apresenta cadeia ramificada, temos que descobrir qual a cadeia principal e indicar a posição e o nome de cada ramificação. • Nomenclatura dos alcanos com cadeia ramificada: Quando a ramificação de uma cadeia carbônica é pequena, facilmente identificamos qual é a cadeia principal. Mas quando a ramificação é grande, com muitos átomos de carbono, podemos ficar em dúvida. Neste caso, basta contar o número de átomos de carbono seguidos, a sequencia que contiver maior número de carbonos será a cadeia principal. Descoberta a cadeia principal, devemos, então, colocar o seu nome, seguindo as regras dadas nos tópicos anteriores. Vejamos um exemplo:

Hidrocarbonetos
Você viu no tópico sobre funções orgânicas que hidrocarboneto é todo composto orgânico formado unicamente por átomos de carbono e hidrogênio. Você também deve ter percebido que os hidrocarbonetos são a base de todas as outras funções orgânicas, ou seja, é a partir deles que todas as demais funções, teoricamente, se formam. Daí a grande importância dos hidrocarbonetos para a química orgânica. Além disso, a partir deles é possível produzir uma grande quatidade de produtos que utilizamos no nosso dia-a-dia, tais como: plásticos, borracha, velas (parafina), combustíveis (gasolina, diesel, gás natural, etc) e muitos outros. A utilização dos hidrocarbonetos como combustível está ligada ao fato de estes compostos oxidarem com bastante facilidade, liberando muita energia e calor.

Hidrólise salina
Hidrólise é o processo químico em que ocorre a quebra de uma molécula por água. Tal processo pode ser observado tanto em compostos orgânicos como em compostos inorgânicos. A hidrólise salina é a reação entre um sal e a água, podendo provocar alterações de pH na solução final. O cátion ou ânion, ou mesmo os dois, de um sal, dissociados na solução aquosa, reagem com a água dando origem a soluções ácidas, básicas ou neutras, dependendo da força do ácido e da base dos quais o sal envolvido é proveniente. Em termos gerais, podemos dizer que na hidrólise salina ocorre o inverso do processo da reação de neutralização.

Regras básicas de nomenclatura
A I.U.P.A.C. (União Internacional de Química Pura e Aplicada) nomeia os compostos orgânicos seguindo basicamente estas três regras básicas: 1) O prefixo indica o número de carbonos; 2) No infixo temos a indicação do tipo de ligação e 3) O sufixo indica a função. • Na tabela abaixo, temos uma lista dos principais prefixos usados de acordo com a quantidade de carbono:

Relação antígeno-anticorpo
Antígeno é qualquer substância, normalmente proteínas, reconhecidas como estranhas pelo organismo, o qual arma uma resposta imune contra este antígeno. Os antígenos podem ser, por exemplo, uma proteína do envoltório viral ou da membrana de uma bactéria. Anticorpos são proteínas, da classe das imunoglobulinas, produzidas pelas células B do sistema imune do organismo para combater antígenos. Os anticorpos são específicos para um determinado antígeno e se ligam a ele de modo a sinalizar para a destruição por células do sistema imune, como macrófagos, para a liberação de substâncias que irão atacar o organismo-alvo, como as do sistema complemento, ou então neutralizam o antígeno impedindo sua ação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário